Circle K Stores Inc. possui mais de 15.000 locais em todo o mundo, tornando-se uma das maiores empresas do mercado de lojas de conveniência. Seus pontos de venda estão localizados na América do Norte, Europa, Nova Zelândia, bem como em alguns países da África e Ásia. Além disso, a rede de varejo está em constante expansão devido a novas aquisições e programas de franquias operando nos EUA (desde 1999) e Canadá (desde 2018). Seu maior surto de crescimento ocorreu em 2015, quando a Couche-Tard, proprietária da Circle K, fundiu vários varejistas sob a marca global. A operadora da loja de conveniência agora planeja transformar todas as marcas que compra em Circle K.
Significado e história
O que é Círcle K?
Circle K é a marca global da Alimentation Couche-Tard, que em 2015 fundiu quatro marcas: Mac’s (Canadá), Kangaroo Express (EUA), Statoil (Noruega e Suécia), Circle K (EUA e Canadá). É uma cadeia internacional de lojas de conveniência que vende produtos do dia a dia.
A origem do logotipo da empresa está relacionada ao seu histórico. O “K” foi tirado dos nomes de três lojas Kay’s Drive-In Grocery localizadas na cidade de El Paso. Aconteceu que em 1951 Fred Hervey os comprou de Kay Misenheimer e depois adicionou várias lojas de estados vizinhos a eles, criando a base para uma futura rede internacional. Seis anos depois, ele renomeou seu negócio como Circle K Food Stores e começou a usar o “K” em um círculo vermelho ao mesmo tempo. Em 1979, quando a empresa entrou pela primeira vez no mercado externo, já tinha um logotipo diferente, mas o conceito geral de design permaneceu o mesmo.
A identidade visual da marca não mudou por muito tempo, mesmo quando a rede de lojas de conveniência declarou falência (em 1990) e começou a passar de um proprietário para outro – primeiro de um grupo de investimento para uma refinaria independente, depois de uma petroleira refinador para uma corporação de energia. Até que acabou nas mãos da operadora canadense de lojas de conveniência Alimentation Couche-Tard. Ele comprou a Circle K em 2003 e apenas 12 anos depois decidiu fazer um rebranding, o que, entre outras coisas, envolveu a atualização do nome da marca.
Como a Circle K deveria combinar várias marcas ao mesmo tempo (incluindo Mac’s, Kangaroo Express e Statoil), os designers tentaram conectar as características de seus emblemas em um logotipo. O blob laranja da Statoil tornou-se uma faixa horizontal, enquanto o vermelho do Mac e do Kangaroo Express foi usado para uma base retangular. O trabalho de distribuição da nova marca começou em janeiro de 2016: primeiro nos EUA, depois na Europa e, em meados de 2017, em todo o Canadá, exceto Quebec, onde a Couche-Tard está sediada.
1951 – 1975
Em 1951, Fred Hervey tornou-se proprietário de três lojas chamadas Kay’s Drive-In Grocery. Nesse mesmo ano, ele os renomeou como Kay’s Drive-In Food Service. A rede expandiu-se gradualmente e em 1957 deixou o Texas para o Arizona. Hervey considerou isso um excelente motivo para rebranding, especialmente porque ele queria que a nova identidade refletisse a herança histórica e cultural dos estados ocidentais. Como resultado, a empresa recebeu o nome Circle K Food Stores e o logotipo correspondente, onde o elemento principal era uma letra “K” vermelha em negrito em um anel da mesma cor. Ele foi colocado em um retângulo branco com um contorno verde, e na parte inferior havia outro quadrilátero, mas mais estreito e alongado horizontalmente. A figura geométrica inferior serviu de fundo para a inscrição vermelha “FOOD STORES”.
1975 – 1998
Em 1975, foi inaugurado o minimercado Circle K de 1.000 anos. Ao mesmo tempo, a rede de varejo recebeu um novo logotipo, que continha muito menos elementos do que o anterior. Os designers removeram tudo, exceto o “K” no anel vermelho, e adicionaram apenas um elemento adicional – um anel laranja usado como borda externa. Ao mesmo tempo, os cantos da letra foram arredondados e a diagonal inferior direita foi alongada tanto que se fundiu com a parte vermelha do quadro e, juntamente com o segundo traço diagonal, parecia uma marca de seleção girada 90 graus. Essa associação indubitavelmente positiva surgiu por acaso. De fato, os criadores do emblema queriam que a perna alongada do “K” parecesse uma seta para cima e simbolizasse crescimento, energia, progresso e, ao mesmo tempo, personificasse os serviços da empresa.
1998 – 2015
A próxima atualização do logotipo Circle K ocorreu em 1998, quando a marca era propriedade da corporação de refinaria de petróleo Tosco há dois anos. O “K” vermelho acabou em um círculo branco com uma borda azul escura, que também era a própria letra. Dois anéis multicoloridos desapareceram – em vez deles, um quadrado apareceu. Era vermelho, então o traço diagonal inferior do “K” se fundiu com ele.
2015 – presente
A Alimentation Couche-Tard, que é proprietária da Circle K desde 2003, anunciou uma mudança de marca em 22 de setembro de 2015. Ela planeja trazer várias cadeias de lojas sob uma marca. Mas antes disso, especialistas realizaram pesquisas de mercado no Canadá, Estados Unidos e vários países europeus para descobrir como os consumidores reagem às próximas mudanças. No final, decidiu-se deixar a Circle K, pois esta marca era a mais reconhecível, e seu novo logotipo recebeu as notas mais altas.
Agora, o sinal gráfico parece muito mais complicado do que apenas um “K” em um anel. Claro, os desenvolvedores mantiveram a letra vermelha no círculo branco e até devolveram os cantos, como no primeiro emblema. Mas agora, à esquerda do elemento icônico está a palavra branca “Círculo”, e um grande retângulo vermelho é usado como base. Abaixo está uma longa faixa horizontal de laranja. Este design foi criado pelo Studio Tobias Røder da Dinamarca.
O símbolo principal do Círculo K lembra um sinal para marcar o gado por um motivo. Não devemos esquecer que esta empresa está sediada no Texas, e seu fundador Fred Hervey inicialmente buscou associação com a American West. No entanto, a versão moderna do logotipo tem um significado mais profundo. Dois círculos – um deles serve de fundo para “K”, e o segundo sob a letra “C” – conectam a inscrição e o signo gráfico, simbolizando unidade, continuidade, comunidade, dinâmica. Ao mesmo tempo, a diagonal “K” alongada, como sempre, parece uma flecha e representa o crescimento da cadeia de minimercados, seu foco no cliente e seu progresso.
Fonte e cores do logotipo
Nas versões mais antigas do logotipo, o “K” usava um tipo de letra que lembrava o Frankfurter SH. Em 2015, os designers apararam as bordas do “K” e afinaram as teclas para torná-lo mais elegante. E então eles o modelaram nas letras CIRCLE, projetando um conjunto personalizado de glifos com base em negrito, sem serifas de baixo contraste. O análogo mais próximo em estilo é o Hurme Geometric Sans 4 Black da Hurme Design, mas difere em algumas nuances, o que é especialmente perceptível no “R” maiúsculo. A propósito, todos os caracteres do nome da marca são especialmente traduzidos para maiúsculas – é assim que os criadores da marca nominativa queriam mostrar sua estabilidade e solidez.
Os designers não prestaram menos atenção ao esquema de cores. O vermelho escuro, por exemplo, é uma referência aos antigos logotipos do Mac, Kangaroo Express e Couche-Tard (marcas agora agrupadas sob o mesmo nome). Além disso, está associado à venda de bens de consumo. A faixa laranja é uma referência à Statoil, a cor assinatura da nova marca Circle K. E a combinação de vermelho e laranja lembra um nascer do sol espiritual.