O Chicago Blackhawks, uma das equipes da NHL “Original Six”, está sediada em Chicago, Illinois. A equipe compete na Divisão Central da Conferência Oeste da Liga. Sua história remonta a 1926, quando a Western Canada Hockey League entrou em colapso devido aos problemas financeiros e ao aumento da concorrência na NHL. Os fundadores da WCHL, Frank e Lester Patrick, tiveram que vender jogadores e equipes inteiras a seus rivais mais ricos da NHL para se manter à tona. Eles telefonaram para o magnata do café de Chicago Frederic McLaughlin para organizar a compra dos Rosebuds de Portland. O próprio McLaughlin era um entusiasta do esporte, apesar de preferir esportes muito mais aristocráticos. Ele era um cavaleiro de primeira classe e um jogador de pólo muito famoso, então ele definitivamente gostou da idéia. Um grupo de acionistas liderado por McLaughlin conseguiu pagar a Patrick US $ 200.000 para transferir o Rosebuds para Chicago.
Aparentemente, a equipe sediada na Cidade dos Ventos não poderia ser chamada de brotos, nem rosas, nem qualquer combinação dessas palavras. O major Frederick McLaughlin era comandante da Divisão Blackhawk durante a Primeira Guerra Mundial, por isso não pensou muito no nome do seu novo clube. Além disso, McLaughlin amava sua terra natal e conhecia sua história. Ele sabia que o meio-oeste do século XIX (inclusive no estado de Illinois, onde fica Chicago) foi atormentado por guerras sangrentas entre os colonos e os nativos americanos. Uma das figuras lendárias das guerras indianas era o líder da tribo Black Hawk. É por isso que o logotipo do clube de Chicago não representa um falcão, mas a cabeça do indiano é icônica desde a fundação da franquia.
Até 1986, o nome da equipe estava escrito Black Hawks, mas agora está escrito Blackhawks.
Significado e História
O que é Chicago Blackhawks?
Este é um clube de hóquei profissional fundado em 1926. Ele é membro da NHL, onde representa a Conferência Oeste, e é membro da Divisão Central. Até 1986, a equipe levava o nome de Black Hawks, e depois recebeu o nome atual. Desde 1995, ela treina no estádio United Center.
Embora a equipe tenha um grande número de logotipos (são dez), isso não significa que eles sejam diferentes uns dos outros. Não, a história do emblema do Chicago Blackhawks é a evolução de uma versão em diferentes “faces” porque o elemento principal é a nação nativa americana da nação Black Hawk. Ele foi uma figura proeminente na história do estado de Illinois. Este conceito foi proposto por Irene Castle, esposa de um magnata do café e primeiro dono da franquia Frederic McLaughlin. Mais de uma dezena de anos se passaram desde o início da versão de estreia, e a mesma cara ainda olha para os fãs do clube de hóquei, como no início. As mudanças foram mínimas.
Em 2008, o logotipo do Chicago Blackhawks foi reconhecido como o melhor da NHL de acordo com um questionário para fãs da Liga. “É o emblema reconhecível, que transmite uma mensagem especial e inspira os rivais a inúmeras imitações. O logotipo dá um sentimento de orgulho e dever para com ele e fica bem em uma camiseta e um boné de beisebol ”, disseram os organizadores da votação.
A cor viva apareceu no logotipo em 1935. O rosto do líder foi pintado de vermelho. Mais tarde, porém, foi considerado incorreto sobre os índios e, em 1941, os designers tornaram a pele morena.
Mas alguns nativos americanos ainda não aprovam esse logotipo e a ideia de usar a cultura indiana para fins de entretenimento. Às vezes, causa um escândalo sério.
Em 1926, o clube apareceu, o logotipo do time Chicago Blackhawks foi criado por Irene Castle, esposa do fundador do time e magnata do café Major Frederick McLaughlin.
O herói do emblema é o líder militar da tribo indiana Sauk. Ele participou da Guerra de 1812 (1812-1815) entre os Estados Unidos, o Reino Unido do lado do Império Britânico. Em 1832, ele liderou as ações militares de Saukies e Foxes contra os Estados Unidos. O homem foi uma figura notável na história de Illinois, onde funciona o clube.
Na versão original, o emblema do Chicago Blackhawks era preto e branco e continha uma inscrição “black hawks”, que significa o apelido do time “Chicago Blackhawks”. O nome foi inventado por McLaughlin, comandante do 333º batalhão de metralhadoras da 86ª Divisão do Exército dos EUA durante a Primeira Guerra Mundial. Seus membros se autodenominam “Black Hawks”.
1926 – 1935
O logotipo original do Chicago Blackhawks foi desenhado por Irene Castle, esposa de Frederic McLaughlin, proprietário do clube. Representava uma vista lateral da cabeça de um nativo americano com três penas e uma trança. A imagem foi cercada pelas palavras “Chicago Black Hawks”. As únicas cores presentes no emblema eram preto e branco.
1935 – 1937
A paleta de logotipos de 1936 incluía mais duas cores, além de preto e branco. Agora a cabeça do índio estava vermelha, enquanto seu cabelo era castanho claro. Caso contrário, o círculo preto e o nome com script em branco da equipe permaneceriam os mesmos.
1937 – 1941
A versão lançada em 1937 parecia bastante semelhante, exceto pelo fundo: a cor preta foi substituída pela branca. O índio de pele vermelha e o nome da equipe em fundo preto não foram modificados.
1941 – 1955
Em 1941, o logotipo foi um pouco revisado, ainda representando a cabeça de um índio icônico. O retrato pensativo foi substituído por um tiro na cabeça mais detalhado. Os traços faciais ficaram mais macios, a pele vermelha ficou amarela quente e os cabelos ficaram pretos com a adição de finas linhas verdes. Havia três penas vermelhas e brancas em seu cabelo. O anel externo preto era aparado com um fino contorno vermelho.
1955 – 1957
Em 1955, os Blackhawks introduziram um novo logotipo do Chicago Blackhawks. Agora era a cabeça de um índio desenhado mais detalhadamente: o rosto estava decorado com listras vermelhas e brancas. Ele usava um brinco vermelho e quatro penas multicoloridas no cabelo (um verde, um amarelo e dois vermelhos). Uma linha branca percorreu os cabelos para tornar a imagem volumosa. Duas linhas vermelhas delimitavam o anel preto com o nome da equipe dentro.
1957 – 1965
Obviamente, o sexto emblema do Chicago Blackhawks mostrou pequenas alterações. O anel preto com a inscrição “Black Hawks Chicago” permaneceu inalterado. As linhas brancas no cabelo do índio ficaram amarelas. Uma das penas vermelhas foi alterada para laranja. Além disso, as características faciais dos nativos americanos foram modificadas novamente.
1965 – 1989
1965 trouxe mudanças na cabeça de Black Hawk, mas essas durariam duas décadas. O roundel preto foi removido do logotipo, deixando a cabeça do indiano para servir como brasão da equipe. Os traços faciais eram mais suaves e simples; a testa estava um pouco alongada. O retrato tinha uma expressão neutra. A faixa vermelha e branca na testa ficou preta. O logotipo fornecido passaria apenas por pequenas alterações até hoje.
1989 – 1996
No final da década de 1980, os gráficos e as cores foram praticamente melhorados. As penas vermelhas e alaranjadas nos cabelos eram decoradas com linhas brancas, enquanto as verdes e amarelas eram cortadas com linhas amarelas e azuis, respectivamente.
1996 – 1999
A equipe iniciou outro redesenho do logotipo. Incluía apenas uma ligeira mudança no esquema de cores: o rosto ficava mais escuro, enquanto o contorno era colorido em um tom mais brilhante de amarelo. As cores verde, amarelo e azul das penas tornaram-se mais brilhantes e mais nítidas.
1999 – presente
Uma placa com um sorridente representante indígena dos EUA agora está em circulação. É baseado na versão anterior do tom mais escuro. Agora, as cores, ao contrário, são brilhantes, cativantes, expressivas. O personagem tem uma pintura de guerra no rosto, indicando que o time está pronto para uma ação decisiva no campo esportivo. Existem quatro penas multicoloridas no cabelo. Eles são amarrados juntos e presos na parte de trás da cabeça.
A cabeça de um índio é mostrada de perfil e direcionada para a esquerda. Além disso, nesta versão, não é tão antigo quanto era antes de 1989. As características faciais foram ligeiramente corrigidas, perto do caucasóide, de modo que o logotipo se tornou muito mais universal.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo de estreia apresenta um contorno em preto e branco de um nativo americano, rodeado pelas palavras “Black Hawks” (parte superior) e “Chicago” (parte inferior). O logotipo em si parecia um rondel clássico com uma parte central e uma borda larga. A forma do selo foi substituída em 1965 pela imagem de um índio, anteriormente no meio do círculo.
Durante toda a existência do emblema, as principais mudanças foram o tom de pele, idade, expressão facial, penteado e o número de penas em um cacho. Como resultado, surgiu a imagem de um jovem personagem com pintura de guerra.
A parte do texto estava presente nos primeiros logotipos – até 1964 – fontes grotescas cortadas da categoria Sans Serif.
Mas a paleta do logotipo é muito diversa: consiste em cores brilhantes. Isso inclui verde (pena), preto (cabelo, características faciais e contornos), amarelo (rosto, penas e linhas no cabelo), vermelho (pena, pintura de guerra), carmesim (pena). Há também o branco, que, junto com o vermelho e o preto, faz parte das cores oficiais do Chicago Blackhawks.
Os Chicago Blackhawks mudarão seu logotipo?
O clube de hóquei Chicago Blackhawks não pretende mudar seu logotipo. A equipe já anunciou isso oficialmente. Ela também disse que não há mudança de nome em seus planos.
O que significa o logotipo do Chicago Blackhawks?
O logotipo representa um representante da população indígena da América do Norte - um ex-líder e guerreiro do povo Sauk. A cabeça, adornada com quatro penas multicoloridas, é posicionada de perfil. O look é direcionado diretamente, há um colorido nacional no rosto.
Blackhawk é uma tribo indígena?
Não, Blackhawk não é uma tribo indígena, mas o nome de um povo indígena Sauki que na verdade era chamado de Ma-ka-tai-me-she-kia-kiak. Ele era um líder e um guerreiro. O ano de sua morte é 1838. É também chamada de 86 Divisão de Infantaria, na qual atuou Frederic McLaughlin, o fundador do clube esportivo de mesmo nome. Foi depois desses soldados de infantaria que ele nomeou seu time de hóquei.
Qual é o nome do mascote Blackhawks?
O mascote Blackhawks se chama Tommy Hawk. É um falcão preto antropomórfico com o uniforme atlético de um time de hóquei e com quatro penas multicoloridas na cabeça. Este personagem apareceu pela primeira vez no início da temporada 2001-2002.