Chase é uma marca da organização monetária americana JPMorgan Chase Bank. Seu nome está associado ao sobrenome do político e advogado Salmon Portland Chase, embora essa pessoa nada tenha a ver com a instituição financeira.
Significado e história
As origens do Chase remontam aos dias anteriores ao seu aparecimento formal. Então, havia apenas seus predecessores, e cada uma dessas organizações tinha seu próprio logotipo. A mais famosa delas é a marca octogonal, desenvolvida em 1961.
1799 – 1877
Em 1799, foi criado o banco da Manhattan Company – o ancestral distante do Chase. Sua forma existe até hoje, na qual foram indicadas as informações jurídicas básicas: situação da instituição financeira, nome, ano de fundação, etc. Diferentes fontes foram usadas para as inscrições, incluindo impressas e manuscritas.
1877 – 1955
Em 1877, outro fundador do moderno JPMorgan Chase Bank apareceu – o Chase National Bank. Seu papel timbrado tinha três linhas: “The Chase National Bank”, “OF THE CITY OF NEW YORK” e “57 BROADWAY”.
1955 – 1961
As duas instituições se fundiram em 1955 para formar o Chase Manhattan Bank. Ao mesmo tempo, surgiu o logotipo de uma nova organização financeira: a imagem do globo tendo como pano de fundo o contorno dos Estados Unidos. As características geográficas eram circundadas por uma moldura quadrada com cantos arredondados. Dentro estavam as palavras “WORLD-WIDE BANKING” e “CHASE MANHATTAN”.
1961 – 1976
No início dos anos 1960. A Chermayeff & Geismar, com sede em Nova York, participou da reformulação. Os especialistas ofereceram oito emblemas, incluindo uma versão com a inscrição “THE CHASE MANHATTAN BANK” (à esquerda) e um octógono estilizado (à direita). Consistia em quatro partes multicoloridas que simbolizavam o movimento. O espaço em branco no centro significa que o desenvolvimento começa de dentro. Quatro figuras – azul, verde, marrom e preta – eram uma, como o próprio banco, que tem muitas divisões.
Mas nem todos os funcionários do Chase Manhattan estavam prontos para tais experimentos: mais da metade dos gerentes de topo eram contra os símbolos abstratos. Por outro lado, havia rumores de que o octógono era uma seção transversal de canos de água que já foram instalados pela Manhattan Company. Mas a suposição ridícula foi refutada pelo próprio Ivan Chermayeff.
1976 – 2005
Após a modernização, a base do logotipo foi um retângulo dividido em duas partes: uma parte superior azul e uma parte inferior vermelha. À esquerda estava a já conhecida figura octogonal, e à direita a inscrição “CHASE”. Ambos os elementos eram brancos.
2005 – presente
Em 2004, o JPMorgan Chase adquiriu o Bank One Corporation. Os profissionais de marketing têm um novo objetivo – captar a atenção dos clientes nos estados onde o Bank One tinha agências. Este foi o objetivo de um redesenho realizado em 2005.
Os desenvolvedores simplificaram o logotipo removendo o retângulo de duas cores. Para contrastar a imagem, eles fizeram o octógono azul e a legenda preta.
Fonte e cores do logotipo
O principal símbolo do Chase é um octógono abstrato. O desenho geométrico foi inspirado na moeda chinesa. O quadrado branco no centro representa o cofre seguro.
A fonte modificada Zekton Bold foi usada para a inscrição. O esquema de cores inclui Azul Marinho Brilhante (# 117ACA) e Preto Eerie (# 211E1E).