Os fundadores da primeira loja Charlotte Russe foram os irmãos Lawrence, três empresários que criaram a Lawrence Merchandising Corp. para a produção e venda de vestuário com marca própria. Mas seu negócio deixou de ser um negócio familiar quando foi comprado pela empresa de investimentos Saunders Karp & Megrue. Após outra mudança de propriedade, a rede Charlotte Russe faliu e decidiu fechar absolutamente todas as suas lojas. A salvação veio até ela na pessoa da YM Inc., que comprou a marca em 2019.
Significado e história
O que é Charlotte Russe?
Charlotte Russe é uma marca de lojas de roupas, calçados e acessórios para mulheres. A primeira loja foi aberta em 1975 na cidade californiana de Carlsbad. Com o tempo, a rede se expandiu para quase 50 estados, mas depois que faliu, a cobertura caiu drasticamente. Ela foi retirada do buraco da dívida por um novo proprietário – YM Inc.
Charlotte Russe não é apenas uma sobremesa de biscoitos com creme bávaro, que pode ser admirado na vitrine da padaria. É também uma rede de lojas que vende roupas femininas, pensada para clientes de 15 a 30 anos. Duas coisas o conectam com a sobremesa acima mencionada. Em primeiro lugar, eles têm um nome comum: os criadores da marca queriam que ela fosse associada a algo desejável, doce, que não pode ser recusado. Em segundo lugar, as lojas de sobremesas e Charlotte Russe são a personificação do conceito de “luxo acessível”. Ou seja, eles parecem sofisticados, mas ao mesmo tempo todos podem comprá-los.
Uma ideia semelhante é refletida no logotipo da rede comercial. Por um lado, consiste em apenas uma inscrição, por outro lado, possui um design incomum, expresso em uma cor rosa brilhante e em letras rastejando umas sobre as outras. Essa combinação de simples e complexo foi projetada para atrair a atenção dos clientes mais jovens sem assustá-los com muita pompa.
Embora a própria empresa tenha sido criada em 1975, a versão atual do logotipo apareceu não muito tempo atrás. Sua criação foi precedida por toda uma cadeia de eventos. Tudo começou quando uma varejista de moda entrou com pedido de concordata em 2019, incapaz de resistir à concorrência digital. Naquela época, ele tinha uma rede de quinhentos pontos de venda em 49 estados. Infelizmente, a empresa não encontrou ninguém que pudesse comprá-lo, então decidiu se autodestruir em 31 de março.
Charlotte Russe vendeu o restante dos produtos, após o que fechou a maioria das lojas e demitiu todos os funcionários. Ninguém esperava que, na primeira quinzena de abril, ela voltasse inesperadamente com um logotipo rosa atualizado. Como se viu, ela ainda conseguiu encontrar um novo proprietário – YM Inc. “Ressuscitada das cinzas” a empresa mudou não só a sua identidade visual, mas também toda a abordagem ao negócio. Ela decidiu buscar novos clientes na Internet, porque seu público-alvo está lá.
até 2010
Antes de ingressar na Advent International, Charlotte Russe usava um logotipo com letras pretas. A marca de palavras continha o nome da marca, que parecia elegante e elegante graças à fonte manuscrita com letras finas. Os designers imitaram a caligrafia caligráfica, mas adicionaram alguns detalhes “imperfeitos” para tornar o texto único. Em particular, eles moveram o “C” e o “R” maiúsculos ligeiramente para baixo, quebrando a simetria, e conectaram os dois “t” minúsculos com uma linha horizontal. Havia um ponto quase imperceptível no final da frase, o que também criava um certo desequilíbrio visual.
2010 – presente
O principal símbolo da marca relançada é a frase rosa “charlotte russe”, que é dividida em duas linhas e tem um visual bastante glamoroso, lembrando assim o logotipo da Barbie. O nome da rede de lojas expressa energia: as letras são dispostas aleatoriamente e rastejam umas sobre as outras, como se estivessem em movimento. Apesar disso, há uma ordem estrita na inscrição porque ambas as palavras são alinhadas à direita e geometricamente equilibradas.
Fonte e cores do logotipo
A fonte sans-serif minúscula usada para o nome da varejista de moda é o mais próximo possível da Joya Sans Bold, publicada pela Wiescher-Design em 2014. Somente no logotipo, as letras se fundem parcialmente (como dois “tt” conectados por um traço horizontal comum) ou se sobrepõem. A marca da palavra é rosa porque é uma cor estereotipicamente feminina. Com ele, os designers queriam mostrar que a marca é voltada principalmente para meninas.