O Channel 4 é uma emissora pública de propriedade pública do Reino Unido. Além do interior, transmite gratuitamente para vários países vizinhos: Irlanda e Suíça. O serviço de TV está sediado em Londres, os centros criativos em Bristol e Glasgow e a sede nacional em Leeds. O canal de televisão começou a operar em novembro de 1982 e era associado a uma subsidiária do IBA. Em 2010, expandiu significativamente sua cobertura, tornando-se um serviço de televisão em todo o Reino Unido.
Significado e história
A ideia da necessidade de criar outro canal de TV acessível existe na Grã-Bretanha há muito tempo. Na verdade, seu surgimento foi adiado por vários anos, até que o governo concordou com todas as medidas para permitir o surgimento de uma estação de televisão voltada para novos pontos de vista e sotaques. Depois de resolver o problema com suporte técnico, atribuição de frequências separadas e lançamento de aparelhos de televisão com uma rede de recepção específica, o Canal 4 finalmente começou a transmitir.
Aos poucos, escolheu programas de TV e talk shows que ainda não eram familiares à comunidade europeia, mas não se desviaram do caminho escolhido. Depois de 1993, quando o controle do canal mudou do Channel Four para o Channel Four Television Corporation, ocorreu uma reviravolta dramática no estilo de transmissão. O serviço passou a ser direccionado para a massividade do mercado televisivo e apostou na inovação, educação, personalidade, desporto, criatividade.
Como resultado, seu logotipo ganhou popularidade incrível e amplo reconhecimento no país. E durante toda a existência da emissora de TV, ela teve cinco emblemas – quase que exatamente se repetindo e focando apenas no número “4”.
1982 – 1996
Logo após o lançamento do Canal 4, ele tinha um logotipo muito marcante. Consistia em uma infinidade de formas geométricas multicoloridas que formavam o número “quatro” na tela. O movimento dos blocos animados foi acompanhado por música especialmente escrita pelo compositor David Dundas.
O autor do logotipo é Robinson Lambie Nairn. Mas como não havia computador adequado no Reino Unido naquela época, a animação teve que ser feita separadamente. Foi apresentada por Bo Gehring em Los Angeles. Trapézios, quadrados e retângulos formam uma perna dupla, enquanto a parte saliente do número “4” consiste em listras largas simples. As cores principais foram escolhidas vermelho, roxo, azul, verde e amarelo.
1996 – 1999
Em 1996, o serviço de TV britânico mudou para uma identidade atualizada, que ela própria desenvolveu. Eram os mesmos quatro, apenas ligeiramente corrigidos. O novo estilo foi denominado Conexões e continha vários círculos. No anel central havia o número “4”, denotando o nome do canal. A estrutura da figura era a mesma: diferentes tipos de formas geométricas empilhadas. Apenas a cor mudou – o emblema tornou-se preto e branco.
1999 – 2004
Esse período foi dominado pelo logotipo quadrado desenhado pela Spin. A necessidade de uma nova versão surgiu pelo fato de o serviço de televisão passar a exibir seu ícone na tela para que o telespectador identificasse imediatamente o canal. Ela estava do lado direito da tela. Para fazer com que o número “4” ficasse claro em qualquer cor, a gerência decidiu torná-lo um fundo escuro e pintá-lo novamente de branco.
2004 – 2015
No final de 2004, o Canal 4 mais uma vez mudou para um novo estilo. Foi desenvolvido pela agência 4Creative. A peculiaridade deste emblema é que ele é formado devido ao espaço negativo: não há contornos nele – apenas sombras. Eles desempenham um papel muito importante, pois formam o número “4” e ao mesmo tempo o tornam tridimensional, com efeito 3D. Como resultado, o branco sobre branco parece nítido e claro.
2015 – presente
No segundo semestre de 2015, a emissora de televisão realizou uma reformulação, devolvendo a versão de estreia do logotipo. A única diferença entre eles é a falta de cores brilhantes, pois agora o quatro é azul escuro.
Fonte e cores do logotipo
Todas as modificações do logotipo do Canal 4 giraram em torno de “4” porque ele faz parte do nome do serviço de TV. As mudanças foram mínimas, pois a estrutura da figura e o conceito de sua apresentação na tela foram mantidos. E as mudanças estiveram principalmente associadas a melhorias técnicas ocorridas no mercado de radiodifusão televisiva. Claro, o conceito também foi refletido, mas neste caso foi secundário. O principal era a aparência do ícone corporativo nas telas das TVs modernas.
A inscrição habitual no emblema está ausente: o texto aparece apenas em suportes publicitários, protetores de ecrã e documentos oficiais. Em cada um dos casos observados, uma fonte individual é usada, que é chamada de Canal 4.
A paleta de cores varia e pode ser qualquer, dependendo do plano de fundo na tela. Mas o preto ou o azul escuro em combinação com o branco são reconhecidos como oficiais. No início, o logotipo também era verde, azul, amarelo, roxo claro e vermelho.