A CBS é uma rede de televisão e rádio em inglês que faz parte da mídia americana holding CBS Corporation. Foi criado em 1927 como United Independent Broadcasters. No início funcionou no formato de uma rede de rádio, mas em 1941 começou a transmitir.
Significado e história
A empresa recebeu o apelido não oficial de Eye Network por causa de seu logotipo retratando o olho humano. Surgiu em 1951, substituindo as antigas marcas por inscrições.
1941 – 1951
Um dos primeiros emblemas da rede de televisão e rádio contém as letras “CBS” – abreviação de Columbia Broadcasting System. Os designers usaram uma fonte sinuosa semicircular e uma paleta simples em preto e branco.
1947 – 1951
Em 1947, a empresa lançou outro logotipo com a abreviatura “CBS”. Do canto superior direito, a luz incide de um holofote, que ilumina a inscrição. Graças à combinação artística de luz e sombra, parece tridimensional.
1951 – presente
A versão atual do logotipo foi revelada em 20 de outubro de 1951 pelo Diretor de Criação da CBS William Golden. A ideia de chamar a atenção veio a ele quase por acaso, quando ele estava dirigindo pelo sudeste da Pensilvânia e viu os celeiros poligonais únicos da comunidade religiosa Shaker. Sinais hexagonais foram retratados nos edifícios, que tinham como objetivo proteger contra os maus espíritos.
O artista combinou desenhos ocultos com o símbolo hexadecimal da Pensilvânia para criar um novo logotipo da CBS. Em 1952, ele sugeriu mudar o olhar místico para outro “identificador”, mas o presidente da empresa foi fortemente contra o redesenho.
Emblema
O logotipo atual da CBS é conhecido como Eyemark. Ele descreve um objeto que se assemelha a um olho humano. A figura consiste em três elementos geométricos: um grande círculo preto, que faz o papel de fundo, uma elipse branca pontiaguda e um pequeno círculo preto com pupila. É um símbolo da transmissão televisiva, das tecnologias de mídia modernas, um sinal da transição do conteúdo áudio para o visual.
Fonte e cores
O logotipo gráfico é frequentemente complementado com a sigla “CBS” e o nome de uma unidade específica. Além disso, cada versão possui sua própria fonte. Por exemplo, “CBS News” tem serifas longas e finas, “CBS Sports” é grotesco e a palavra “Radio” é escrita em uma fonte de design incomum.
O esquema de cores também varia. Principalmente combinações monocromáticas de branco com preto ou com tons de azul prevalecem. Às vezes, há emblemas com um gradiente e uma combinação de várias cores brilhantes.