CBC é um acrônimo para Canadian Broadcasting Corporation, uma emissora pública com sede no Canadá. Existe desde novembro de 1936 e tem funcionado ininterruptamente, ampliando constantemente o leque de serviços. Tendo começado como uma estação de rádio, hoje o serviço é transmitido em inúmeros canais: terrestre, terrestre e via satélite. O serviço também está disponível na Internet. CBC supervisiona várias estações importantes.
Significado e história
O que é CBC?
CBC é a sigla para Canadian Broadcasting Corporation, uma empresa de radiodifusão canadense com sede em Ottawa. Ele existe desde 1936.
É a organização de radiodifusão mais antiga que ainda mantém sua identidade e funcionalidade. Opera quatro estações terrestres e oferece programas em oito dialetos nacionais (serviço de rádio) e cinco línguas estrangeiras (webcasting internacional).
A história do seu desenvolvimento é uma evolução contínua em direção à expansão. Consequentemente, a CBC possui uma variedade de logotipos que marcam os marcos mais importantes em sua carreira. No total, são nove.
1940 – 1958
Tudo começou com um círculo e um mapa do Canadá. Esta variação do logotipo foi sugerida por Hortense Binette, uma estudante da École des Beaux Arts. Mais tarde, eles se juntaram ao Dominion of Newfoundland. Como resultado, o emblema de estreia parecia um globo dividido em duas partes. No topo estava o continente norte-americano com o fragmento vermelho do Canadá e a abreviatura CBC. No meio, havia dois raios diagonais – um símbolo de relevância e alta velocidade de transferência de informações. Abaixo havia um segmento azul com o nome da estação de rádio – Radio Canada.
1958 – 1974
O autor desta versão é o artista Jean-Paul Boileau. No processo de redesenho, ele propôs desenhar um mapa do Canadá contra o fundo de um hemisfério com uma grade de paralelos e meridianos, com o qual a direção da estação concordou. Em cima delas também apareciam inscrições, localizadas em dois momentos: “Radio-Canada” e “CBC”. Eles foram executados em amarelo, o que os tornou cativantes e acentuados.
1966 – 1974
O criador deste logotipo é Hubert Tison. Além disso, seu sinal foi usado simultaneamente com o anterior e foi associado à transição do formato de televisão para cores. Mas ele estava presente apenas nos canais que transmitem em cores. O logotipo foi nomeado Butterfly por seu estilo peculiar.
O designer foi encarregado de fazer uma aparência de cauda de pavão, com vários tons de arco-íris. Ele escolheu asas de borboleta, a partir do centro das quais ondas estilizadas irradiam em diferentes direções. A parte superior do emblema é do espectro quente e consiste em bordô, vermelho, amarelo; o inferior é frio e inclui verde, azul, azul. Ambos os lados são idênticos em tamanho e estrutura. Além disso, existe um pequeno ponto preto entre eles.
1974 – 1985
Em 1974, ocorreu uma transição em larga escala para um novo simbolismo, que, por sua forma e estrutura, recebeu os nomes tácitos de The Gem e Exploding Pizza. O logotipo original foi criado pelo artista gráfico Burton Kramer. Seu trabalho revelou-se tão extraordinário que é o mais memorável e significativo da história da corporação. Afinal, todos os outros emblemas oficiais foram criados com base nela.
O conceito básico do logotipo tornou-se caleidoscópico. Parecia muito impressionante na tela porque o círculo estava animado. Ele divergia do centro e, para a melodia característica, se desfez em vários pequenos pedaços. A escolha da música era específica do país e era uma parte obrigatória da marca. O círculo consistia em muitas formas geométricas com uma letra “C” vermelho-laranja-amarelo.
1986 – 1992
No final de 1985 – no início de 1986, a corporação aprovou outro logotipo, em forma de gema lapidada. Esta versão foi sugerida por Hubert Tison e Robert Innes. Era monocromático e consistia em azul em branco ou branco em azul, que era o mesmo.
1992 – presente
O emblema atual é uma continuação temática da versão anterior. Os desenvolvedores apenas mudaram a cor, sugerindo vermelho em vez de cobalto. Gottschalk + Ash também removeu a faixa cruzada, substituindo o largo “C” azul por um disco vermelho sólido. Além disso, reduziram o número de formas geométricas, passando a usar apenas 13 em vez de 25, como acontecia nas versões anteriores.
CBC Television
O logotipo do canal de TV basicamente coincidia com o de base. Mas, em alguns casos, ele teve interpretações individuais. De 1952 a 1966, um ícone redondo estava em uso, primeiro com um raio e um mapa e, em seguida, com um Canadá vermelho contra o fundo de uma grade geográfica do globo. Depois, o serviço de televisão passou a ter dois logotipos: o geralmente aceito – colorido com uma borboleta e um especial – monocromático, para publicidade, com letras brancas sobre fundo escuro.
Então, a CBC Television teve emblemas inovadores – redondos e segmentados, compostos de 25 pequenas peças. A versão original era muito colorida – vermelho, laranja, amarelo. O segundo consistia no mesmo número de quadrados e triângulos, mas era de um azul profundo, com um grande “C”, também dividido em várias partes. Desde 1992, o número de segmentos foi reduzido para 13, e variações monocromáticas vermelho-branco e preto-e-branco apareceram.
O emblema atual surgiu em 2017 e, além de um ícone redondo com uma bola esmagada, contém uma inscrição. Esta é a abreviatura para o canal “CBC” localizado à direita do símbolo gráfico.
CBC Radio One
O serviço de rádio existia antes, mas desde 1997 expandiu sua transmissão e saiu com um novo logotipo. Incluía duas partes: o emblema geral corporativo em forma de bola segmentar com o nome e o logotipo do próprio canal, que consistia na frase “Radio One”. Eles foram feitos em uma fonte serrilhada e elegante.
Em 2007, apareceu uma variante com elementos reagrupados que estavam presentes na versão anterior. À esquerda estava o ícone e a abreviatura CBC, e à direita, atrás da barra vertical, estava o nome do serviço de rádio.
Em 2018, a proporção das partes gráficas e textuais mudou, então as inscrições passaram a ser predominantes. Dos elementos desenhados, apenas o ícone com um círculo vermelho permanece. Os designers mudaram a cor azul para preto. Eles também mudaram a fonte.
Fonte e cores do logotipo
A evolução do logotipo corporativo do Canadian Broadcasting Service tem sido interessante, pois sua carreira tem sido dominada por designs criativos semelhantes a mandalas. São todos coloridos, elegantes e únicos. Cada um é baseado em um círculo. No início, foi suplementado por um raio, depois pelo hemisfério terrestre, depois por uma borboleta arco-íris e bolas caleidoscópicas. Eles eram tão criativos que certa vez receberam apelidos implícitos: Butterfly, The Gem, Exploding Pizza.
O texto estava presente apenas nos primeiros emblemas. A fonte base era Foundation Sans Bold Extended, que foi usada para escrever a abreviatura. Mas as inscrições ainda são usadas pelo serviço de rádio. As fontes predominantes são de dois tipos ao mesmo tempo: no logotipo inicial – FreeSet Book, no atual – Mirai Bold.
A paleta de todos os emblemas é caracterizada por uma abundância de cores. As cores oficiais incluem vermelho, cobalto, preto, azul. Ao mesmo tempo, havia também uma cor do arco-íris, consistindo em amarelo, laranja, escarlate, verde e azul.
Qual é o logotipo do CBC?
O logotipo representa um anel aberto em torno do qual arcos, semiarcos e seus fragmentos em miniatura estão localizados em diferentes planos. Mas, na realidade, o ícone representa uma abreviatura estilizada da empresa CBC.
Quem inventou o logotipo do CBC?
O icônico logotipo da CBC foi desenhado e desenhado por Burton Kramer, um dos primeiros designers canadenses. Agora sua criação, criada em 1974, é popularmente chamada de pizza explodindo.
O que significa CBC?
CBC é um acrônimo para Canadian Broadcasting Corporation, uma grande empresa de radiodifusão com sede no Canadá.
Quando o CBC foi criado?
A organização CBC (Canadian Broadcasting Corporation) foi fundada em 1936 e desde então tem trabalhado ininterruptamente.