A marca Castorama surgiu em 1969, quando Christian Dubois abriu sua primeira loja. Agora é uma rede de comércio de grande escala, que é conhecida principalmente na França, Polônia e Rússia, embora neste último país esteja sofrendo perdas devido a uma queda na demanda no mercado de varejo de bricolage. Assim, em 2020, a divisão russa foi vendida para a Maksidom LLC. A empresa permaneceu apenas onde ocupa uma posição de liderança – em primeiro lugar, em casa, porque na França possui mais de uma centena de hipermercados. Além de produtos para construção e reforma, vende uma gama de produtos relacionados: ventiladores, aquecedores, iluminação e outros equipamentos necessários para uma reforma confortável da casa.
Significado e história
O que é Castorama?
A Castorama é uma cadeia de lojas que vende artigos para o lar, incluindo artigos de jardinagem, materiais de construção e ferramentas. Atua no segmento DIY e concorre com gigantes do mercado como Ikea e Leroy Merlin. O escritório principal do varejista está localizado na França. Ao mesmo tempo, a empresa é propriedade do grupo britânico Kingfisher plc.
As lojas Castorama atendem milhões de consumidores individuais. Eles estão localizados em diferentes cidades e até em diferentes países, mas compartilham um conceito comum chamado Do It Smart, adotado em 2012 junto com um novo estilo visual. Desde então, reina um ambiente amigável nos hipermercados, projetado para iniciantes que não entendem nada de reparos. Seu objetivo é melhorar a experiência do cliente. Para isso, os pontos de venda são combinados com áreas de demonstração onde os clientes podem se familiarizar com os produtos e métodos de uso: por exemplo, aprender a colocar azulejos sob a supervisão de um mestre. Supõe-se que a maioria dos profissionais não vai às redes de varejo e compra tudo o que precisa para construção e reforma apenas de atacadistas.
Antes do conceito moderno, as lojas Castorama operavam em um formato diferenciado. Eles tinham zonas de cores brilhantes separando toda a gama em áreas (faça você mesmo, decoração, casa, jardim), o que, claro, se refletia no logotipo. Agora não existem mais essas cores – a ideologia Do It Smart envolve o uso de tons quentes que são atraentes para os consumidores. Enquanto a empresa chegou a esta decisão, mudou vários emblemas, que geralmente são semelhantes entre si.
1969 – 2006
A história da marca remonta a 1969, pois foi nessa altura que o empresário Christian Dubois abriu a primeira loja de bricolage em França. Com o tempo, um ponto de venda se expandiu para uma rede de hipermercados, que na década de 1990. foi para o exterior. E em 2002, a Castorama tornou-se parte da Kingfisher plc do Reino Unido. Ao longo desse período, a empresa utilizou apenas um logotipo – um retângulo azul com a palavra amarela “castorama”. Todas as letras eram minúsculas, em negrito e sem serifas.
2006 – 2010
Em 2006, o espaço da loja foi dividido em blocos de cores em quatro áreas: bricolage, decoração, casa, jardim. O conceito original foi refletido no logotipo, onde surgiram retângulos multicoloridos com inscrições: um retângulo roxo com “DÉ CO”, cinza – com “BRI CO”, laranja – com “BÂ TI”, verde claro – com “JAR DIN “. Como as figuras foram esticadas verticalmente, cada combinação de letras foi dividida em duas linhas. Os novos elementos foram alinhados um após o outro e foram colocados à direita do nome da marca, cujo estilo não mudou.
2010 – 2014
Em 2010, o slogan “C’est castoche” foi adicionado ao logotipo. Os designers o colocaram na parte inferior e o alinharam ao lado direito. E para que não houvesse espaço vazio à esquerda, eles desenharam uma longa linha horizontal da borda esquerda até a primeira letra “C”. A inscrição estava em caligrafia descuidada e pintada no mesmo tom de azul do grande retângulo em que estava a palavra “castorama”.
2014 – presente
Alguns anos após uma pequena reformulação, a rede de hipermercados decidiu se aventurar e mudar completamente o conceito. A agência Carré Noir (grupo Publicis) a ajudou a aprimorar os interiores das lojas e a identidade visual, enquanto os funcionários da Royalties se tornaram os inspiradores ideológicos da estratégia Do It Smart. Para tornar o posicionamento da marca mais coeso, eles abandonaram os antigos códigos de cores que sugeriam a separação das quatro direções e optaram por delicados tons de azul e amarelo.
O fundo do logotipo agora é branco, o nome da empresa é azul e o amarelo é usado para uma forma retangular alongada com bordas arredondadas. O último elemento está localizado à direita da inscrição e seu comprimento não é maior que a largura de uma letra. A fonte tornou-se mais legível devido às curvas suaves e ao aumento do espaçamento. Essa marca foi adotada oficialmente em 2014, mas apareceu nas lojas ainda mais cedo – em 2012, quando a rede começou a testar um novo conceito nas comunas de Lormont e Villabe.
Segundo Jean-Philippe Chavatte, um dos líderes da agência Carré Noir, a misteriosa figura amarela simboliza a conexão entre a marca e o consumidor. Ele conecta o problema e sua solução, a ferramenta e a ação a que se destina. Ou seja, é um elemento bastante abstrato que ganha todo o seu significado quando utilizado nas prateleiras das lojas.
Fonte e cores do logotipo
O tipo de letra Castorama atual é visualmente semelhante ao Pontiac Black de La Goupil Paris, embora haja uma série de diferenças significativas entre os dois. Esta é uma sans serif geométrica de baixo contraste com um rosto em negrito. Todas as letras foram convertidas em minúsculas para tornar a inscrição mais amigável e inspirar a confiança dos clientes que procuram respostas simples para perguntas complexas.
A combinação de amarelo e azul lembra o logotipo da Ikea. Mas a rede de hipermercados francesa se orgulha de seu esquema de cores e acredita ter mais direitos sobre ela do que a marca sueca, porque o logotipo amarelo e azul da Ikea apareceu muito mais tarde – em 1983. Pelo menos a Castorama não vai mudar as cores corporativas só porque o fato de que alguém também começou a usá-los. O amarelo simboliza a vitalidade e o sol. E em combinação com o azul, identifica-se com preços baixos e bens de consumo, e essa associação surgiu justamente por causa das empresas citadas.