O Carolina Panthers é um time de futebol profissional localizado em Charlotte, Carolina do Norte. A franquia foi fundada por Jerry Richardson, que em 1987 anunciou uma oferta para estabelecer uma nova equipe da NFL na Carolina do Norte e pagou uma taxa de inscrição de US $ 206 milhões. Em 1993, o Carolina Panthers se tornou a 29ª franquia da liga; em 1995, eles se juntaram à Liga Nacional de Futebol.
Ao refletir sobre o nome da equipe, Jerry Richardson não organizou grupos focais nem realizou concursos de nomes da equipe. Na verdade, o nome foi escolhido por seu filho Mark, atual presidente do clube. Ele aprovou sozinho “Panteras” – uma palavra para simbolizar coragem, força e graça. Jerry Richardson deu boas-vindas a essa idéia e até mudou o número da placa para PNTHRS em 1989.
Quando os Carolina Panthers foram anunciados como a 29ª equipe da NFL, eles já tinham uma identidade de marca. No entanto, os representantes da NFL Properties criticaram muito o esquema de cores preto, azul e prata selecionado por Mark. Eles consideraram que um clube chamado Panteras com símbolos de equipes negras poderia atrair a atenção de gangues de rua, o que certamente arruinaria a reputação da franquia.
Desde os primeiros esforços para fundar o Carolina Panthers no final dos anos 80, Jerry Richardson tem sido o rosto do grupo de proprietários da equipe, mas ele não é o único parceiro. De fato, de 1993 a 2018, a franquia pertence a 48% da família Richardson, enquanto os 52% restantes foram distribuídos entre 14 investidores que também financiaram os direitos de iniciar a equipe. Em 2018, o empresário bilionário David Tepper se tornou o único proprietário da equipe. Em 22 de maio de 2018, ele comprou a franquia por US $ 2,3 bilhões, definitivamente um recorde.
Significado e História
O que é Carolina Panthers?
Os Carolina Panthers são um dos quatro times da NFC South, a 29ª franquia da National Football League. A organização agora está oficialmente registrada como Panther Football, LLC. e é propriedade do bilionário americano David Alan Tepper. A arena do clube é o Bank of America Stadium.
Os Carolina Panthers revelaram seu primeiro logotipo em 1995, após ingressar na NFL. Desde então, só foi alterado uma vez, já que o dono da equipe Jerry Richardson era um grande tradicionalista, enfrentando qualquer inovação. Segundo os designers, a pantera negra é o foco do logotipo. Mas, do ponto de vista zoológico, é uma onça-pintada ou leopardo-preta, porque não existem espécies de felinos como a pantera negra. O mascote oficial dos Carolina Panthers é Sir Purr, uma pantera negra antropomorfizada vestindo um uniforme de time, №00.
Devido à tradição de Jerry Richardson, dono dos Carolina Panthers, os logotipos do clube raramente mudavam. Após a aprovação da primeira versão em 1995, isso aconteceu apenas uma vez. E seja por insistência de Jerry ou por algum outro motivo, o design permaneceu intacto. Os artistas só podiam experimentar contornos para atualizar pequenos detalhes sem se desviar do antigo conceito. Tudo isso levou ao fato de que os dois emblemas são muito semelhantes: eles se distinguem apenas pela cor e forma de alguns elementos.
O emblema do Carolina Panthers retrata uma pantera negra – o principal mascote do time. A última mudança foi em 2012. Naquela época, os designers deixavam o bigode, as sobrancelhas, o nariz e a parte interna da orelha azuis, deixando apenas os olhos e os dentes cinzentos. Eles também adicionaram novos caminhos, removeram a faixa na parte inferior e removeram o contorno preto fino ao redor da borda externa.
1995 – 2011
O primeiro logotipo foi projetado em 1995 e continuou até 2011. Era uma imagem da cabeça de uma pantera negra na metade do rosto com contornos azuis e brancos. Os representantes da equipe disseram que o logotipo mostrava as fronteiras mescladas da Carolina do Norte e do Sul. A fera tinha orelhas chatas, sobrancelhas abaixadas e uma boca aberta com presas afiadas. O rosto da pantera usava uma expressão facial intimidadora para simbolizar a prontidão da equipe em vencer.
A cabeça esboçada em preto tinha feições prateadas no rosto. A silhueta interna era azul. Traços de prata em um fundo escuro tornaram a imagem mais dinâmica, lembrando muito os estilos visuais populares da década de 1990. O logotipo parecia bidimensional devido à espessura idêntica das linhas. Apenas os bigodes da direita foram além.
2012 – presente
Em 2012, a equipe de marketing do Panthers atualizou o antigo logotipo. Como os Panthers têm um dos logotipos mais reconhecidos da NFL, eles tendem a torná-lo o mais moderno possível, sem perder a essência dramática da marca. Os designers modificaram o logotipo para o espaço digital, otimizando-o para a web.
É o mesmo logotipo, exceto pela forma e cor ligeiramente diferentes dos olhos e da boca. Os designers removeram pequenos detalhes e bordas inferiores e suavizaram os contornos. O contorno preto externo também desapareceu. As linhas azuis aparecem intermitentes e curvas. As sobrancelhas são alteradas, à medida que a pantera adquire uma aparência mais ameaçadora. O logotipo reflete a determinação da equipe em caçar seus rivais mais fortes, como este predador felino selvagem faz na natureza. Isso significa que os jogadores do Carolina Panthers não jogam na defesa, mas no ataque.
Os bigodes, nariz e sobrancelhas mudam de cor de prata para azul. Os dentes e os olhos permanecem prateados. Agora, o logotipo inclui água-marinha em vez de azul royal. A paleta de cores atualizada e os esboços fazem com que a versão atual do logotipo pareça 3D e moderna, mas mantém o conceito antigo.
As formas e proporções também mudaram: a mandíbula quadrada tornou-se oval, as orelhas pontudas tornaram-se arredondadas, as presas retas foram curvas e as sobrancelhas pronunciadas tornaram-se pequenas. No geral, o desenho parece mais preciso e moderno.
Fonte e cores do logotipo
A cabeça de pantera negra é uma marca registrada do clube desde 1995. Ela existe em duas versões que têm muito em comum. Por exemplo, o animal parece agressivo ali e ali porque havia uma moda entre os times de futebol profissional – retratar seu mascote como assustador para levantar o moral. O estilo geral é minimalista: os artistas não prestaram atenção aos detalhes, fixando-se numa silhueta simples da cabeça e dando-lhe volume com contornos de diferentes espessuras.
Carolina Panthers dispensou inscrições porque seu logotipo fala por si. Tornou-se tão popular que qualquer referência ao nome do clube é inadequada. Basta ver a cabeça da pantera negra com listras azuis e detalhes em cinza claro para entender a quem pertence este símbolo.
A propósito, Mark, filho de Jerry Richardson e atual presidente do clube, escolheu o esquema de cores original. Mas os funcionários da NFL Properties inicialmente a criticaram: tal combinação de sombras parecia a eles “gangster”, atraindo a atenção desnecessária de grupos criminosos de rua.
Por que os Carolina Panthers mudaram seu logotipo?
A equipe redesenhou seu logotipo para ter uma aparência tridimensional e parecer mais agressivo. Na verdade, foi uma tentativa de modernizar o design.
Que estado os Carolina Panthers representam?
Como os New England Patriots, os Carolina Panthers representam não um estado, mas dois. A primeira é a Carolina do Norte, onde ficam a sede e o estádio do time. A segunda é a Carolina do Sul, onde ela organiza acampamento de treinamento todos os anos.
Quando Carolina Panthers começou?
O clube de futebol foi oficialmente registrado em 26 de outubro de 1993, mas estreou na NFL um pouco depois - em 1995.
Carolina tem Panthers?
As panteras não são vistas na natureza na Carolina do Norte há mais de um século. Apesar disso, o estado possui um time de futebol com o nome dessa espécie de animal.