CarMax foi originalmente um projeto dos executivos no comando da Circuit City. E seu conceito, conhecido como “Honest Rick’s Used Cars”, foi proposto por um dos consultores da mesma empresa, que estava avaliando possíveis formas de desenvolver o negócio fora do mercado usual. Levou quase todo o ano de 1991 para refinar a ideia e, finalmente, em 1993, o mundo viu a primeira loja CarMax, onde qualquer pessoa podia comprar um carro usado. A cadeia de lojas de varejo desmembrou-se oficialmente da Circuit City em 2002.
Significado e história
O que é CarMax?
A CarMax é uma rede de lojas de varejo que vende carros usados de vários modelos. No total, possui mais de duzentas concessionárias, localizadas em 41 estados dos EUA. A primeira delas foi inaugurada em Richmond em 1993, onde hoje está a sede da empresa.
A imagem inicial da marca ficou a cargo da agência de marketing DeVito/Verdi, que trabalhou nela antes mesmo da abertura da concessionária de estreia. No entanto, mesmo sem publicidade, o nome CarMax fala por si: “Max” como parte da marca indica o grau superlativo de todos os produtos e serviços que a empresa oferece. Indica que este é o mais moderno e o melhor lugar onde se vendem carros.
Ao mesmo tempo, o modelo de negócios da rede varejista se baseia no desejo de agradar os clientes. Cada carro tem um preço fixo, então ninguém precisa pechinchar e se preocupar que um vendedor experiente possa intencionalmente inflar o custo em seu favor. Além disso, os compradores recebem gratuitamente todas as informações sobre o histórico e o estado real do carro. Não surpreendentemente, a empresa, 20 anos após sua fundação, entrou na lista Fortune 500 e depois também na Fortune 100.
A rede de concessionárias provou ser um bandido contra as convenções, tornando-se o maior revendedor de carros usados dos Estados Unidos. Uma loja CarMax típica tem de 50 a 150 funcionários e 200 a 400 veículos em exposição. E há também um logotipo corporativo em todos os lugares: ele adorna as placas acima da entrada e as camisas azuis dos vendedores. Estruturalmente, esta é uma marca de palavra simples, complementada por uma linha tracejada. Este último contém cinco listras amarelas largas, quatro das quais estão localizadas sob o “max”, e a quinta vai além da inscrição.
Vale ressaltar também que o nome da marca é composto por letras maiúsculas e minúsculas do mesmo tamanho. A discrepância é perceptível no “m” e no “a” que o segue: eles diferem das letras maiúsculas por um grafema, mas ao mesmo tempo coincidem em tamanho com eles. Tanto o sublinhado amarelo quanto a mudança de caixa são usados para o mesmo propósito – para separar visualmente “Carro” de “Max” para que ambas as partes da palavra não se fundam e sejam fáceis de ler.
O elemento mais marcante do logotipo é a linha tracejada. Ele não apenas separa visualmente “Car” e “Max”, mas também simboliza as marcações na estrada – a própria faixa divisória que é aplicada no meio da faixa de rodagem. Como regra, longas linhas amarelas quebradas na rodovia indicam locais onde o estacionamento de veículos é proibido. Ou seja, o emblema diz literalmente: compre um carro e saia sem parar na loja. Além disso, a inscrição “CARmax”, localizada acima da linha tracejada, é a própria personificação de um carro, porque parece estar dirigindo por uma estrada com marcações. A mudança dos traços para a direita personifica a dinâmica, o desenvolvimento, o avanço.
Fonte e cores do logotipo
O fato de o nome da marca estar escrito em letras maiúsculas e minúsculas não afetou em nada seu tamanho: todas elas, independentemente de maiúsculas e minúsculas, têm a mesma altura e largura. Ao mesmo tempo, o intervalo entre eles é tão estreito que “a” e “x” adjacentes se tocam no ponto inferior. A inscrição usa um tipo de letra sans-serif em negrito padrão, muito semelhante ao Acumin Pro Semi Condensed Ultra Black da Adobe.
O design poderia ser chamado de simples se não fosse pela paleta colorida. A palavra “CARmax” é pintada em azul escuro, próximo ao tom #013567. A linha tracejada, por sua vez, é completamente amarela (#FFD701). Essa combinação faz com que o logotipo se destaque pelo contraste, principalmente em um fundo branco.