Como a maioria dos clubes de hóquei canadenses, o logotipo do Calgary Flames é brilhante, conciso e memorável. O emblema do clube simboliza a velocidade e o ardor ardente de cada integrante da equipe na luta pela vitória, proporcionando o reconhecimento da marca.
Calgary Flames é um clube de hóquei que se mudou para Calgary, Canadá, em 1980. Ele jogou pela primeira vez na temporada de 1972-1973. chamado Atlanta Flames. Este pseudônimo exalta o passado histórico de sua cidade natal e reflete os eventos da guerra civil, quando Atlanta foi engolfada pelas chamas.
O surgimento da equipe está associado à expansão da NHL, que de todas as formas possíveis tentou contornar a Associação Mundial de Hóquei. O clube jogou na Geórgia por um total de oito temporadas. Então Tom Cousins a vendeu para um novo grupo de proprietários liderados por Nelson Skalbania. Ele explicou esta decisão por perdas financeiras irreparáveis.
Significado e história
O que é Calgary Flames?
Este é o nome do clube de hóquei da NHL, anteriormente conhecido como Atlanta Flames. Ele se mudou para Calgary em 1980 e, desde então, ganhou dois troféus dos presidentes, uma Copa Stanley e três campeonatos de conferências. Desde 1983, sua arena principal é o Scotiabank Saddledome.
Mudando os logotipos, a equipe Calgary Flames nunca se desviou do conceito original. Ela continua a linha que começou em Atlanta, então o design de suas placas antigas e novas não é muito diferente, exceto para experimentos radicais com preto.
1972 – 1980
Por oito temporadas, o clube de hóquei foi chamado Atlanta Flames e ostentava um emblema incomum na forma de um flamejante “A”. O interior da carta era branco e o corpo principal era vermelho escuro. As chamas estavam no centro e se estendiam para cima. Nesse caso, o traço diagonal esquerdo “A” parecia uma seta apontando para baixo.
1980 – 1994
Depois de se mudar para Calgary, a equipe manteve o apelido de Flames, mas agora ele passou a ser associado ao petróleo, que era extraído da província canadense de Alberta. O estilo da insígnia também foi preservado: foi adaptado para a nova cidade, substituindo “A” por “C”.
A paleta de cores era bastante vibrante: o centro laranja da letra era combinado com uma borda amarela, que parecia mais interessante do que a versão monocromática. A chama à esquerda deu dinâmica à imagem. Comumente conhecido como Flaming “C”, este logotipo foi projetado pela designer gráfica Patricia Redditt.
1994 – 2020
O emblema Calgary Flames tem uma linha preta fina em torno das bordas. Foi adotada em meados da década de 1990, quando a moda dos uniformes escuros e logotipos pretos surgiu no mundo dos esportes. Acreditava-se que eles intimidavam os adversários, então a equipe não hesitou em criar uma imagem intimidadora para si mesma.
Ao mesmo tempo, outra versão da letra “C” estilizada foi introduzida – desta vez completamente preta, com um amplo contorno branco e um traço amarelo quase imperceptível ao longo da borda externa. Ela adornou as camisas vermelhas dos jogadores de hóquei e se tornou uma das mudanças mais globais na história dos Flames.
2020 – presente
Em conexão com a transição dos jogadores na temporada 2020-2021 para Full Retro, a gestão da equipe revisou o emblema, devolvendo a versão original – 1980. Como resultado do redesenho, o logotipo recebeu pequenas alterações que não afetaram seu conceito e estrutura. Na verdade, ele permaneceu o mesmo: graças à cor vermelha e às línguas de fogo, uma dinâmica poderosa e o tema da produção de óleo também podem ser traçados nele. Os ajustes foram feitos principalmente para cor e borda. Os desenvolvedores removeram a linha preta fina ao redor do Flaming “C” e deixaram o laranja, e mudaram o tom vermelho escuro para um escarlate pálido. Eles não usaram cores ricas, exatamente como no logotipo de estreia, escolhendo uma alternativa ao antigo e ao novo.
Fonte e cores do logotipo
O Calgary Flames tem um C vermelho-laranja simples, mas cativante, com bordas amarelas e um contorno preto fino. Embora a letra sem borda escura seja considerada tradicional: muitos fãs estão acostumados a ela. No entanto, a versão preta se afastou ainda mais dos clássicos, de modo que o “C” multicolorido único, delineado com uma linha preta, parece ser o mais próximo possível da versão original.
Independentemente da modificação, o logotipo da equipe reflete sua história. Tem um pouco de Atlanta Flames: os proprietários tentaram manter o conceito antigo no novo design. E isso é óbvio, porque o logotipo, como antes, representa a primeira letra do nome da cidade, que está envolta em chamas. A única diferença é que “A” tinha o fogo para dentro e esticado para cima, enquanto “C” o tinha do lado e direcionado para a esquerda.
Se falamos da fonte, então ela realmente não existe, porque a letra não está escrita, mas desenhada. Os artistas trabalharam exaustivamente no “C”, tornando-o único e reconhecível. A base é o itálico sans serif padrão.
Quanto ao esquema de cores, as coisas são muito mais complicadas aqui. Oficialmente, existem duas versões do emblema Calgary Flames: regular e escuro. O primeiro é usado contra um fundo claro e é o mais próximo possível dos clássicos. O segundo adorna as camisas vermelhas dos jogadores de hóquei, então o vermelho usual nele é completamente substituído pelo preto.
A única coisa que permanece inalterada é a borda amarela ao redor da carta. Pode ser considerada uma das principais diferenças entre o Calgary Flames, já que as equipes do mundo dos esportes profissionais não estão muito ansiosas para usar amarelo em seus logotipos.
Qual é o logotipo do Calgary Flames?
O logotipo do Calgary Flames é um C torturado que se parece com a extensão de um incêndio. Este símbolo é denominado: Flaming C. A forma de C vermelha está ligeiramente inclinada para a direita. As chamas estão representadas no lado esquerdo. O contorno é delineado com uma faixa laranja grossa.
De onde veio o Calgary Flames?
A cidade original de Calgary Flames era Georgia State Atlanta. A equipe apareceu lá em 1972, e após 8 anos mudou-se para o Canadá - para Calgary. Agora é uma das duas franquias da National Hockey League na província de Alberta.
Quem era o dono do Calgary Flames?
O clube de hóquei é propriedade da Calgary Sports and Entertainment Corporation. É uma organização privada com sede em Alberta que opera quatro franquias esportivas em Calgary. Seu presidente é o financista e bilionário canadense Norman Murray Edwards.
Quando as Chamas de Calgary foram fundadas?
A equipe Calgary Flames foi fundada em 1972 com o nome Atlanta Flames. E ela recebeu seu nome atual em 1980.