O BuzzFeed é uma publicação online de sucesso que publica notícias online desde 2006. É fruto de um longo e árduo trabalho da Contagious Media, empresa que estuda marketing viral. Agora não é apenas um site, mas um portal de mídia internacional onde você pode encontrar artigos sobre qualquer assunto – desde master classes até política. A publicidade natural está inserida no conteúdo, indistinguível dos próprios materiais.
Significado e história
O primeiro post no BuzzFeed foi escrito por Peggy Wang em 2006. Desde então, o projeto cresceu significativamente: surgiram investidores, o conceito mudou e surgiu um novo logotipo, quase indistinguível do antigo. A empresa tornou-se lucrativa e, apesar de um escândalo de plágio de alto perfil envolvendo Benny Johnson, provou ser um meio de comunicação online de sucesso. Seu portal na web possui muitas seções que incluem não apenas notícias, mas também conteúdo de entretenimento, como materiais relacionados ao cotidiano, testes e vídeos.
O redesenho do BuzzFeed em 2019 é um sinal de desenvolvimento, pois mostrou que a empresa está pronta para mudar e melhorar – embora mantendo seu estilo habitual. A edição online usa um sistema de fontes específico para títulos e não se desvia de seu esquema de cores tradicional. A atualização do site teve como principal objetivo sua máxima adaptação aos dispositivos móveis, para que fotos, textos e materiais ilustrativos sejam bem exibidos em pequenos displays. Para o mesmo fim, a marca de palavra BuzzFeed ficou mais fácil de ler.
2008 – 2019
O logotipo adotado no início do trabalho da empresa de mídia continha seu nome – a inscrição vermelha “BUZZFEED”. A julgar pela forma característica de “U” e “D”, as letras eram maiúsculas (todas menos dois “e”). Apesar disso, “B” e “F” se destacaram por seu tamanho – eles se elevavam acima da linha, o que fazia o texto parecer desleixado. O tipo de letra era, à primeira vista, muito simples: negrito sem serifa com larguras de linha uniformes. Mas havia cortes incomuns nas extremidades de ambos os “e’s”, e o traço “F” horizontal superior era mais longo que o inferior.
2019 – presente
A marca da palavra foi alterada como parte de uma atualização global da marca quando o site de notícias decidiu parecer uma revista brilhante. Os membros da equipe do BuzzFeed responsáveis pela identificação visual do portal participaram desse processo.
A estrutura do logotipo redesenhado foi preservada. Os designers corrigiram apenas algumas letras: em particular, eles traduziram “U” e “D” em minúsculas para que parecessem harmoniosos. Ambos os traços horizontais “F” agora têm o mesmo comprimento. Todas as alterações realizadas possibilitaram a ampliação do espaçamento entre letras, o que era necessário para melhorar a legibilidade da inscrição.
Desde o redesenho, a marca de palavra BuzzFeed tornou-se mais padrão. A empresa abandonou o jogo com letras maiúsculas e leve assimetria, apostando na harmonia visual. Assim, ela procurou expressar a seriedade das notícias que são publicadas no site.
Fonte e cores do logotipo
O autor da fonte original usada para os logotipos do portal de mídia é Mark Simonson. O tipo de letra sans-serif em negrito foi criado para ser um cruzamento entre Akzidenz Grotesk e Futura. Agora é conhecido como Proxima Nova SemiBold (desde 2005), e no passado era conhecido como Proxima Sans (desde 1994). Desde meados de 2010, a Proxima Nova é a fonte paga mais usada na Internet, vista em centenas de sites, incluindo o BuzzFeed.
A cor principal do logotipo não muda apesar das atualizações de design. Era e ainda é vermelho (#EE3322), o que deve refletir a abordagem criativa da identidade e diferenciar o BuzzFeed de outros meios de comunicação.