A fidelidade à tradição é característica dos sistemas de catering comercial da América. Isso pode ser visto claramente na cadeia de restaurantes e bares esportivos Buffalo Wild Wings. Distinguem-se por um menu original, cujo sucesso são as asas de frango frito, que se tornaram um dos elementos importantes da marca, e 19 molhos diferentes para eles, preparados segundo uma receita única dos proprietários da empresa.
Desde sua criação em 1982, a empresa se tornou uma das maiores marcas de bares esportivos nos EUA, com 1.250 locais em mais de 10 países. Começando pela habitual entrega de petiscos e cerveja aos adeptos em vários campeonatos e jogos, hoje já é uma marca conhecida e uma franquia popular. Ao longo de sua existência, a empresa dedicou muito esforço e atenção à sua imagem, durante a formação da qual foi desenvolvido um logotipo corporativo, que mudou de aparência três vezes. No entanto, o sucesso e o reconhecimento da marca fizeram com que apenas pequenas alterações fossem feitas a cada nova imagem.
Significados e história
Começando por servir petiscos e cervejas aos fãs em diversos campeonatos e jogos, os fundadores James Disbrow e Scott Lowry, que se conheceram por acaso em uma competição amadora de patinação artística em Kent, Ohio, em 1980, pensaram na possibilidade de criar um ambiente mais confortável para assistindo esportes, programas e ingestão de alimentos naquele momento. Após 2 anos, seu primeiro restaurante apareceu em Columbus, e um ano depois, os fãs de esportes puderam saborear o prato de assinatura dos organizadores no restaurante Westerville, bebendo asas com cerveja enquanto assistiam a transmissões esportivas, comunicando-se com amigos e colegas de interesse esportivo, compartilhando memórias e opiniões sobre certas partidas.
A rede recebeu seu primeiro nome – Buffalo Wild Wings & Weck por causa do amor e respeito especial dos donos pelo principal time esportivo da cidade de mesmo nome no interior de Nova York e o prato principal oferecido aos visitantes. A empresa alugou seu escritório principal em Cincinnati. Os dois restaurantes não proporcionaram grandes lucros, mas permitiram um aumento significativo na popularidade entre os fãs de esportes. Isso levou os criadores à ideia de decidir sobre o início dos trabalhos no sistema de franchising. O resultado superou todas as expectativas, o que levou à necessidade de reconsiderar o nome da empresa. Em 1998 torna-se Buffalo Wild Wings Grill & Bar. O novo nome exigiu a criação de uma nova imagem. Este ano, foi criada uma logomarca, que foi avaliada positivamente por quase todos os visitantes da instituição.
Já em 2015, a empresa contava com 485 bares esportivos próprios e 585 franquias, que cobriam todos os estados americanos.
O desenvolvimento da empresa permitiu em 210 a abertura de vários de seus restaurantes no Canadá. Hoje já é uma marca conhecida e uma franquia popular com uma rede de restaurantes localizados em 10 países.
1982 – 1998
O primeiro logotipo da empresa não se destacou de forma alguma. Era de forma redonda e aplicado a porta-copos. Apresentava o contorno de um búfalo em um pequeno círculo em preto, com “bw-3” vermelho vivo escrito em letras minúsculas, onde as letras eram a abreviação da empresa e o número 3 falava dos três “W”s que compunham o nome da marca. Ao longo do contorno de um pequeno círculo, do seu lado externo na parte superior, foi aplicado o nome completo, com letras maiúsculas destacadas em vermelho, abaixo estava a inscrição ¬– A Asa Real.
1998 – 2012
A mudança de nome em 1998 exigiu mudanças no nome da marca. A partir desse momento, adquire uma forma mais reconhecível, cuja base se conserva até hoje. Agora o espaço do círculo destacado com uma borda preta é preenchido com uma cor amarela clara. Ele contém uma silhueta preta de um búfalo, na parte de trás da qual está representada uma asa de frango, feita em branco com borda preta. É um pouco fora do círculo. O búfalo fica confiante sobre uma placa preta que cobre a parte inferior do círculo e, em tamanho, ultrapassa o diâmetro do círculo em ambos os lados. No interior da placa, o nome principal é desenhado em letras maiúsculas brancas, e abaixo dele, a inscrição “Grill & Bar” é feita em letras maiúsculas finas, à esquerda e à direita dos quais são desenhados dois cometas amarelos, aproximando-os do texto.
No mesmo período, a empresa iniciou uma pesquisa mercadológica do mercado, estudando as opiniões e a demanda de seus visitantes. Devido ao orçamento limitado, optou-se por utilizar as redes sociais para estes fins, incluindo o Facebook. A tarefa era aumentar o interesse pela empresa e, portanto, aumentar as vendas durante a entressafra – de maio a julho, quando as batalhas esportivas param e a atividade dos visitantes diminui. Essa abordagem valeu a pena, demonstrando que os fãs de esportes têm uma atitude aproximadamente igual em relação às ofertas de esportes e BWW. Além disso, em alguns casos, asas com 19 molhos estavam à frente do interesse em eventos esportivos. Por sua vez, esses dados desempenharão um papel importante na recusa dos proprietários de alterações especiais em seu logotipo.
Como resultado dessa pesquisa, a empresa aplicou uma jogada de marketing ao introduzir uma série de ofertas lucrativas de descontos e bônus, aumentou significativamente sua presença nas redes sociais, criando temas originais para disputas e comunicações sobre o cardápio, além de uma série de soluções originais que realmente obrigaram as pessoas a visitar o bar durante a entressafra dos esportes de verão.
Já em 2011, de maio a julho, as asas foram vendidas 2 vezes, o que ao mesmo tempo demonstrou um aumento na frequência de todos os restaurantes e franquias por um fator de dois.
2012 – 2018
O sucesso da campanha de marketing e o aumento do crescimento econômico levaram os proprietários a quererem fazer algo com sua própria identidade visual para demonstrar o sucesso e os novos rumos do empreendimento. Algumas alterações foram feitas no logotipo da empresa, o que mostrará no futuro que os fundadores são inerentemente conservadores, principalmente em relação à sua imagem. Não haverá mudanças cardeais no emblema até hoje. O novo logotipo manteve o mesmo design dos elementos principais – um círculo e um bisão com asa. Apenas o bisão já está totalmente colocado neste círculo. A placa preta foi removida. Apenas o nome completo da empresa, colocado à esquerda do círculo, foi mantido no texto. O texto está escrito em letras maiúsculas pretas, cada palavra impressa uma abaixo da outra. O primeiro é em tipo menor do que os outros. O do meio – Wild – é o maior, e Wings é um pouco menor que o anterior.
2018 – presente
A versão mais recente da marca tem várias diferenças em relação à anterior. Foi o resultado de consultas realizadas com web designers profissionais. O desenvolvimento do logotipo foi causado mais pela necessidade de garantir sua percepção visual de alta qualidade na Internet. Novos requisitos para a autopromoção foram possibilitados pelos avanços da tecnologia moderna, cujo resultado pode ser visto hoje no emblema Buffalo Wild Wings.
Fonte e cores do logotipo
O novo logotipo mantém-se fiel à tradição iniciada em 1998. Em sua composição, repete completamente a versão de 2012-2018. No entanto, algumas mudanças são imediatamente perceptíveis. A cor preta em todos os elementos é substituída por marrom. Bison “mudou” um pouco sua posição. Agora parece que está se preparando para decolar. As asas brancas perderam seu contorno, tornando-se pouco visíveis contra o fundo amarelo claro do campo circular. A nova fonte do texto usada neste emblema está localizada na mesma sequência e no mesmo lado do logotipo anterior. Seu uso melhorou a legibilidade e a clareza, o que é especialmente importante ao colocar uma imagem na Internet.