O time de hóquei no gelo Buffalo Sabres apareceu em 1970 quando a NHL decidiu expandir a Liga para 14 franquias. O Buffalo Sabres foi fundado pelos irmãos Knox, Seymour e Northup, em 1970. A equipe está sediada em Buffalo, Nova York, EUA.
Os irmãos Knox anunciaram o concurso nome-da-equipe para adquirir um nome mais original e único para a franquia. Muitas idéias foram enviadas com nomes como “Mugwumps”, “Zumbindo de abelhas”, “Buffalo Bisons”, “Flying Zeppelins”, “Buffalo Bulls”, etc. sendo sugeridos. No entanto, os irmãos pensaram que, para a equipe de Buffalo, esses nomes eram muito claros e pouco sofisticados. Além disso, búfalos, bisões e touros se referem a animais grandes e ungulados do gênero Bison. Finalmente, Sabres venceu. Os proprietários afirmaram que gostaram do Sabers, pois é uma arma eficaz tanto no ataque quanto na defesa, e esperavam que o time fosse. De qualquer forma, “Touros”, “Bisontes” e “Búfalos” são apelidos de equipe, pois o logotipo Buffalo Sabres apresenta um búfalo acima de dois sabres cruzados.
Na primavera de 1996, morreu o principal proprietário do Buffalo Sabres, Seymour Knox III. Na temporada 1996-97, a equipe mudou suas cores básicas de azul e ouro para preto e vermelho. No mesmo ano, o Buffalo Sabres mudou do Memorial Auditorium para a nova HSBC Arena.
Sabretooth, um tigre antropomórfico com dentes de sabre, é o mascote dos Buffalo Sabres.
Significado e História
O Buffalo Sabres é um time de hóquei no gelo cujo logotipo apresenta um bisão poderoso e agressivo, refletindo seu espírito. Na verdade, “Katanas”, “Sabes”, “Sabs”, “Espadas”, como os fãs os chamam (afinal, além do animal selvagem, o emblema Buffalo Sabres costumava ter dois sabres), sempre tentam demonstrar o espírito de luta e disposição para vencer.
Embora não haja texto no logotipo do Buffalo Sabres, ele ainda reflete o nome exato do time e a cidade em que o clube está localizado. O logotipo consiste em duas partes como se fossem duas palavras. O primeiro denota a imagem coletiva de “búfalo, touro, bisão” – representante de um grande artiodáctilo. O segundo transmite a nitidez dos patins com os quais os jogadores de hóquei jogam no gelo, então os sabres são propositais, momento marcante, capacidade de manobra. Embora todos os emblemas mostrem apenas dois objetos, eles ainda diferem um do outro. No total, a franquia mudou cinco opções.
1970 – 1996
Como se supõe que a cidade recebeu o nome do búfalo americano que já vagou pelo estado de Nova York em vastos rebanhos, exatamente esse animal foi escolhido para ser desenhado no primeiro logotipo do Buffalo Sabres. O logotipo original era um círculo azul com um contorno amarelo. Continha dois sabres cruzados com alças amarelas e um búfalo branco correndo entre eles.
1996 – 1999
No final dos anos 90, a equipe introduziu um novo logotipo e esquema de cores. O Buffalo Sabres se afastou de um olhar azul e amarelo em favor do preto, vermelho e prata. Os sabres no logotipo foram removidos e substituídos pela cabeça de um búfalo com olhos vermelhos. Este búfalo prateado e preto com um contorno vermelho foi o logotipo da Sabers até 2006.
1999 – 2006
O logotipo da Sabres novamente passou por um ligeiro redesign. O quarto logotipo tinha melhor qualidade de cor e gráficos aprimorados.
2006 – 2010
O retorno de 2007 ao esquema de cores azul e amarelo original foi uma boa escolha, mas o design foi reconhecido como um dos piores logotipos da história do esporte. O logotipo Buffaslug apresentava búfalo amarelo com chifres brancos e olhos vermelhos brilhantes. O animal foi retratado de perfil, o que ajudou a criar o efeito de um búfalo em execução realista.
2010 – presente
O logotipo atual da Sabres traz de volta a aparência original de 1970, embora venha com alguns ajustes, como gráficos aprimorados e alguns detalhes contemporâneos. A marca de identificação pessoal atual é uma versão aprimorada do logotipo de estreia. Após uma série de transformações realizadas, a liderança da equipe concluiu que o simbolismo de maior sucesso é o primeiro. Portanto, a equipe o devolveu em 2010 e nunca mais o alterou. Todos os elementos agora são aprimorados com linhas de contorno finas que tornam o desenho preciso e focado.
O touro parece incrivelmente formidável, embora os designers tenham removido a cor vermelha brilhante dos olhos, substituindo-a por uma sombra escura. O animal ainda é retratado atacando da esquerda. Dois golpes circundantes evidenciam que o animal de casco fendido está voando rapidamente para a frente: as listras estão na parte superior e inferior do corpo. Graças à orla, os sabres também se tornaram muito mais expressivos.
Fonte e cores do logotipo
Os maiores experimentos foram na imagem do búfalo. Na versão de estreia e atual, ele é retratado na íntegra; de 1996 a 2006, apenas sua cabeça esteve presente no emblema até 2010 – parte da cernelha. Mas a expressão ameaçadora permaneceu inalterada. A cabeça estava sempre inclinada para a frente, como se fosse um ataque poderoso do inimigo. O animal claramente expôs seus chifres afiados, mostrando sua prontidão para atacar.
Detalhes diferentes complementavam a imagem central dependendo da época. Geralmente era um círculo azul com uma borda amarela e dois sabres cruzados na parte inferior. Em outros casos, o foco é direcionado para a cernelha ou crina do artiodáctilo, enfatizando os poderosos chifres.
Embora não haja texto no emblema, às vezes é acompanhado por uma inscrição separada. O nome da equipe é feito em uma fonte individual e é colocado em duas linhas.
O logotipo passou por alguns pequenos experimentos com cores. Por algum tempo, continha tons de vermelho, cinza, branco e preto, e agora prevalece a paleta branco-azul-amarelo.