O nome British Gas é enganoso porque não é apenas uma empresa de gás. Na verdade, fornece serviços domésticos e eletricidade aos residentes do Reino Unido. Sua história remonta a 1812, quando foi criada a primeira empresa de utilidade pública do mundo, a Gas Light and Coke Company. Em 1972, ele foi substituído pela British Gas Corporation, que foi privatizada em 1986. Ela acabou sendo dividida em cinco partes, e a marca British Gas continuou a existir como propriedade da multinacional Centrica.
Significado e história
Após a privatização, a empresa mudou seu estilo corporativo várias vezes com muito cuidado. Seus líderes não queriam que a nova identidade distorcesse a essência da própria organização, portanto, a experiência com logotipos se limitou a modernizar o tipo e o design. Os elementos principais – a inscrição “British Gas” e a chama – de vez em quando assumiam formas e cores diferentes.
Agora é uma empresa de utilidade pública que fornece serviços domésticos, fornece gás e eletricidade para residências. No entanto, continua a se chamar British Gas e usa o emblema do fogo. O compromisso com a tradição reflete os 200 anos de história da empresa, que começou com a indústria do gás. Uma vez que os donos da marca tentaram adicionar um globo ao logotipo, para que fosse a personificação do status internacional e das aspirações globais. Mas essa tentativa não teve sucesso: o novo símbolo, rejeitado pela sociedade, nem mesmo foi usado.
1986 – 1995
Após a adoção do Gas Act 1986, que permitiu a privatização do fornecimento de gás, a British Gas Corporation foi substituída pela British Gas plc. A nova organização adotou um logotipo em preto e branco que mencionava seu nome. As palavras foram escritas juntas, mas as maiúsculas “B” e “G” as separavam visualmente. Acima do gás estava uma chama abstrata de cinco linhas sinuosas.
1995 – 2011
Em 1995, dois anos antes do colapso da British Gas plc, havia uma pequena prontidão. O fogo assumiu a forma de lágrima. Além disso, nesta versão, era composto por três partes: vermelho, azul escuro e azul. À esquerda, como antes, estava o nome da empresa. Mas agora há uma lacuna entre as palavras e a fonte é azul e itálico. O logotipo está em uso há 16 anos e não mudou mesmo depois que a empresa foi dividida em várias partes e a marca British Gas foi adquirida pela Centrica.
2012 – presente
A empresa redesenhou sua identidade corporativa no outono de 2011. A mudança de visual foi implementada até janeiro de 2012. O logotipo foi desenvolvido pela agência de marketing CHI & Partners, que anteriormente anunciava a British Gas. Após a atualização, a chama assumiu uma forma mais abstrata: agora parece uma fita azul esverdeada com um espaço vazio dentro. As letras também são incomuns porque os designers criaram uma fonte estilizada com traços arredondados e cortados.
Fonte e cores do logotipo
Embora a British Gas tenha expandido seus negócios há muito tempo, seu emblema ainda apresenta o fogo. É verdade que tem o formato de uma folha, refletindo as amplas ofertas da empresa no setor de energia e sua consciência ambiental. O espaço negativo forma outra chama – uma menor.
Logotipos mais antigos usavam a fonte Helvetica clássica – primeiro em linha reta, depois em itálico. A nova tipografia foi redesenhada para substituir o estilo britânico por designs personalizados. O estreitamento do “G” dá a impressão de que “a” e “s” estão se movendo. Os pontos acima do “i” não são redondos nem quadrados. Correspondem na forma aos topos recortados e arredondados “r”, “t” e “h”.
O esquema de cores do logotipo parece novo. Inclui vários tons de azul (# 0490D7 a # 0462B4) e verde (# AFCC43 a # 299940), que são apresentados como um gradiente. A inscrição, por sua vez, é azul escura (# 012973).