Boston College é uma instituição de ensino superior de propriedade da Sociedade Jesuíta. Legalmente, é um colégio, pois decidiu manter uma ligação histórica com as raízes. Mas, na verdade, esta é uma universidade com amplas atividades educacionais e de pesquisa profunda, por isso recebeu o nível de qualificação R1. Foi fundada por John McElroy em 1863 em Chestnut Hill, Massachusetts. Agora é a maior estrutura, que inclui 8 escolas e faculdades. A instituição possui bacharelado, mestrado e doutorado. Ele também tem suas próprias equipes esportivas chamadas Eagles, que competem na Divisão I da NCAA e representam a Conferência da Costa Atlântica. Os jogadores de hóquei do Boston College são especialmente famosos: eles ganharam campeonatos nacionais cinco vezes. O edifício principal da universidade é um importante objeto arquitetônico, um dos primeiros exemplos do gótico na América do Norte.
Significado e história
Em 1825, um jesuíta de Maryland chamado Benedict Joseph Fenwick foi nomeado segundo bispo de Boston. Ele imediatamente pensou em abrir um colégio que educasse uma nova geração de líderes para servir às necessidades espirituais e cívicas da diocese. Dois anos depois, o clérigo fundou a escola, colocando-a no porão da catedral local. No entanto, sua relação com a elite urbana piorou, e a tal ponto que ele teve que deixar a escola existente e abrir o Colégio da Santa Cruz a uma distância de 72 km – em Worcester, Massachusetts.
O conceito de criar uma faculdade em Boston foi continuado por John McElroy, que também viu uma grande necessidade disso. Após receber a aprovação da gestão, iniciou o processo arrecadando dinheiro para a compra de terrenos para construção. Em 1857, o padre comprou o South End perto de Boston. A primeira classe apareceu em 1859. Foi lançado sem muita comemoração em dois prédios universitários. Dois anos depois, foi fechado por vários motivos: por divergências em questões de gestão, financiamento e por causa da Guerra Civil. A abertura oficial do Boston College ocorreu muitos anos depois – na primavera de 1863, na verdade, após 30 anos de existência.
Curiosamente, na identidade da instituição de ensino não há separação entre o selo acadêmico e o logotipo da universidade. Para esses fins, ele usa o mesmo emblema baseado em raízes históricas. Seus elementos básicos são objetos feitos pelo homem e não feitos pelo homem. Entre os primeiros estão as coroas, um escudo e um livro, os segundos são o sol e as montanhas. Há também um começo divino e superior – a menção do nome de Jesus Cristo e sua crucificação.
A marca de identidade tem formato arredondado, ou seja, trata-se de uma rondelle clássica com centro acentuado e círculos concêntricos. No centro está um escudo dividido em duas zonas independentes. No topo do retângulo preto está o sol com a inscrição “IHS”, uma cruz e duas coroas – os principais atributos do poder monárquico. Na zona inferior, pintada de vermelho-rosado, há três altas montanhas e um livro aberto acima delas. Ele contém o lema da universidade em grego antigo.
À direita e à esquerda do escudo em forma de arco invertido estende-se uma fita com as palavras “Religioni et Bonis Artibus”. É colocado em um círculo, forrado com linhas horizontais finas. Segue-se uma larga faixa de remate com o nome da instituição de ensino em latim e a indicação do ano da sua fundação em algarismos romanos. As inscrições são separadas por pontos em miniatura. Um anel dourado corre ao longo da borda externa do selo.
Há também outro tipo de emblema – um mais moderno. Ele mostra o logotipo principal da universidade e ao lado dele (à direita) está seu nome em inglês – “Boston College”. Ocupa duas linhas e é feito em letras maiúsculas com serifas longas.
Boston College Eagles Logo
Boston College Eagles é o departamento de esportes da universidade privada de pesquisa do Jesuits Boston College, inaugurado em 1863 em Chestnut Hill, Massachusetts. É formado por 29 equipes, que incluem beisebol, hóquei, futebol, tênis, basquete (quase todas duplas – masculina e feminina). Membro de várias organizações de prestígio: Atlantic Coast Conference, Eastern Association of Women’s Rowing Colleges, Hockey East Conference. Participa da NCAA Division I (FBS). O departamento principal é Martin Jarmond.
Por muitos anos de existência, o logotipo da associação esportiva evoluiu de um sinal de desenho animado para um emblema estrito. A variante de 1946 retrata uma águia desproporcional, que fica na posição da letra “X” entre “B” e “C”. Nesta forma, o logotipo existiu até 1962, até receber um novo design. Naquela época, os artistas mudaram a disposição dos elementos, alinhando-os com uma escada – agora eles são lidos de cima para baixo. A águia tornou-se pequena e quase invisível contra o fundo de grandes letras amarelas com borda bordô.
Por muitos anos de existência, o logotipo da associação esportiva evoluiu de um sinal de desenho animado para um emblema estrito. A variante de 1946 retrata uma águia desproporcional, que fica na posição da letra “X” entre “B” e “C”. Nesta forma, o logotipo existiu até 1962, até receber um novo design. Naquela época, os artistas mudaram a disposição dos elementos, alinhando-os com uma escada – agora eles são lidos de cima para baixo. A águia tornou-se pequena e quase invisível contra o fundo de grandes letras amarelas com borda bordô.
O emblema atual apareceu em 2001. Tem algo em comum com a versão anterior, mas tem uma diferença no design estilístico. Por exemplo, “B” e “C”, denotando “Boston College”, tornaram-se mais amplos, mais claros, mais simplificados. Eles não têm cantos vivos, são levemente inclinados para a direita e não possuem serifas. A águia voadora é ampliada e colocada no centro.
1946 – 1961
O logotipo mostra um filhote de águia com asas abertas e pernas bem afastadas entre as letras “B” e “C”. A cabeça do pássaro está virada para a direita. O visual é formidável, o bico é poderoso, as patas são enormes e com garras. A abreviatura do nome da universidade é feita com símbolos de forma geométrica estrita. As cores principais pertencem à paleta bege: os sinais são claros, a orla é escura. A parte superior das asas, cabeça, pescoço e algumas penas da águia também são pintadas de bege claro, todo o resto é marrom escuro.
1962 – 2000
O estilo das letras foi preservado – ainda é rígido e sério, com formas geometricamente proporcionais e cantos recortados. Eles têm uma cor dourada brilhante, cercada por uma borda bordô ao redor de todo o perímetro dos caracteres do texto. Eles são dispostos na diagonal e lidos de cima para baixo. Em seu fundo está uma águia careca, que é retratada de forma mais realista do que antes. A ave é mostrada em voo, mas no momento do pouso, com as patas poderosas estendidas para frente, prontas para agarrar a presa.
2001 – presente
Os elementos do emblema, de fato, permaneceram os mesmos de antes – apenas o design mudou. As letras receberam uma leve inclinação para a direita, cantos expressivos e uma borda dupla com listras bege e pretas. A águia ficou ainda mais realista, com asas longas, olhar severo e bico afiado. Os designers mudaram a forma das patas do pássaro e encurtaram a cauda.
O time de futebol universitário foi formado em 1893. Agora ela participa não só da FBS, National Collegiate Athletic Association, mas também da divisão atlética da Atlantic Coast Conference. Os atletas são treinados por Steve Addazio.
Desde 2005, o time de basquete masculino participa da Atlantic Coast Conference. Sob Jim Christian, eles jogam seus jogos em casa no Conte Forum. A equipe feminina de basquete pertence à NCAA Division I e estreou no início de 1973.
Fonte e cores do logotipo
Os logotipos acadêmicos e esportivos do Boston College têm algumas semelhanças: eles têm uma cor idêntica. Tanto na primeira quanto na segunda, são utilizadas as principais cores universitárias – dourado e bordô em vários tons. Mas em termos de imagens, os emblemas, claro, diferem, pois têm diferentes áreas de aplicação e diferentes conceitos.
Para as inscrições nos logotipos, os designers escolheram a fonte Scala, que é a fonte oficial do Boston College desde a década de 1990. Baseia-se nos estilos tipográficos humanísticos do Renascimento e destaca as origens ocidentais da universidade, bem como suas raízes católicas romanas.
As principais cores desta instituição de ensino superior são o dourado e o bordô com um toque de roxo. Estão presentes em todos os atributos da identidade. Além disso, eles usam vários tipos de azul, bege, marrom, prata e preto.