A Boots é uma grande empresa britânica com 170 anos de história, atuando em diversas áreas: desenvolvimento e fornecimento atacadista de medicamentos, farmácias, lojas de cosméticos e produtos de higiene e utilidades domésticas. Tem 2.500 pontos de venda em todo o Reino Unido. As filiais estão abertas na Europa, Tailândia e Indonésia. Além de produzir seus próprios medicamentos, a Boots fabrica produtos de outras empresas sob contrato. Desde 2014, faz parte da corporação americana Walgreens Boots Alliance.
Significado e história
O que é Boots?
Empresa britânica de venda de medicamentos, produtos de higiene pessoal e cosméticos, além de serviços médicos, fundada em 1849. Pertence à corporação americana Walgreens Boots Alliance. Volume de vendas de 6,3 bilhões de dólares.
Inicialmente, parece que o nome da empresa não corresponde em nada ao seu perfil. O fato é que o nome não está associado a sapatos, mas ao fundador das farmácias, o farmacêutico Bota, que abriu a primeira banca em 1849. A empresa foi registrada e nomeada por seus herdeiros em 1883. Após a morte do neto de Booth, a empresa mudou de dono, ampliando gradativamente o escopo de atuação de medicamentos a calçados, brinquedos, peças de reposição. Em 2006 fundiu-se com a Alliance UniChem. Em 2014, foi adquirida pela Walgreens, tornando-se sua subsidiária. As principais divisões da Boots hoje são: Boots The Chemists (farmácias), Halfords (autopeças), Do It All (produtos domésticos), Boots Opticians (ótica), Boots Contract Manufacturing (fabricação por contrato), Boots Healthcare International (OTC), Boots Propriedades (centros comerciais).
Apesar de várias revisões, a marca visual geral da empresa é muito consistente. A inscrição principal, seu estilo e inclinação permanecem inalterados há 150 anos. Os principais ajustes diziam respeito ao fundo e ao esquema de cores da composição.
1883 – 1960
A hora exata do aparecimento do logotipo é desconhecida. Quando a empresa foi registrada em 1983, ela já existia. Para exibição visual, foi escolhida uma fonte antiga e ornamentada, com um estilo incomum de três das 5 letras:
- A barra transversal na letra T se alargou e se alongou para trás, lembrando o nome de uma poção saindo de uma rolha. Nela, em uma moldura especial que lembra os rótulos dos reagentes químicos, estava inscrito uma parte do nome da empresa: o prefixo the.
- A ponta do S também tinha a aparência de uma fita alongada, enrolando para trás e enfatizando a palavra Botas. A palavra Químicos foi colocada nele. Assim, o logotipo transmitia todo o nome da empresa: Boots the Chemists.
- Uma das letras O é escrita em forma de laço.
As tiras alongadas e expandidas de T e S tinham formas diferentes. O superior lembrava remotamente um tubo para ouvir os pacientes, e o inferior era uma espátula ou um bisturi. A empresa oferecia poções e pós para cura. As farmácias estavam localizadas em áreas pobres e para muitos locais eram o único “médico”. Daí o uso de apetrechos médicos.
Devido ao entrelaçamento de letras, o nome lembrava uma planta trepadeira, que correspondia aos produtos fitoterápicos vendidos na farmácia.
Sombras especiais sobrepostas às letras as tornavam pontiagudas e volumosas, como se forjadas de metal. Os monogramas faziam parte do grafismo da época, além de uma característica da marca. A exibição do nome em um estilo tão aristocrático foi bastante consistente com os 2 títulos baroniais do filho de But.
Duas listras delimitavam o nome por cima e por baixo, criando uma “estrada”, e a grafia da palavra indicava obliquamente a aspiração às alturas.
Em geral, a composição mostrou um caminho suave para cima, para o futuro, crescimento e desenvolvimento.
1960 – 1980
Em 1956, faleceu o neto do fundador da empresa e chefe do negócio, Barão John Booth. Após sua morte, Boots voltou a se concentrar e se envolveu no desenvolvimento de medicamentos. Em particular, foi graças a Boots que o mundialmente famoso analgésico e antipirético ibuprofeno foi lançado. Foi desenvolvido pelos farmacêuticos da empresa em 1961 e foi premiado com o Queen’s Awards for Enterprise.
Em conexão com a nova direção e novos proprietários (o assistente de Booth, J.P. Savage estava no comando), algumas mudanças foram feitas no logotipo. O nome foi colocado em um fundo preto oval. Agora o emblema parecia mais uma placa pregada na entrada do empreendimento. A cor branca da inscrição foi associada a pós e reagentes químicos brancos. O contraste do branco e preto é uma indicação de doença e recuperação, que ocorre graças aos medicamentos Boots. A forma oval do logotipo, como símbolo de um tablet, refletia plenamente a nova direção da atividade.
O contorno desapareceu. As palavras “the Chemists” foram removidas das fitas T e S quando a empresa mudou seu nome para Boots Company Limited. A fita superior se estendia quase até a letra maiúscula e agora parecia que a borda do T estava escondida sob o B. Isso aumentou ainda mais a associação com a estrada ao longo da qual o nome avança.
1980 – 2019
A Boots expandiu-se ativamente, adquirindo empresas de diversas áreas, bem como redes de farmácias em outros países. 4 divisões foram abertas para gerenciar diferentes filiais e subsidiárias. Em 1985, a empresa-mãe foi renomeada para The Boots Company PLC.
Um dos negócios “não médicos” em que se investiu foi a venda de produtos para recém-nascidos e crianças pequenas em grandes centros comerciais. Tais mudanças no negócio exigiram a modernização do logotipo.
Para se aproximar dos novos pequenos clientes, o fundo preto foi alterado para um belo tom azul. Isso deixou o logotipo mais brilhante e alegre, mais alinhado com o tema infantil. O novo sinal visual também se adequava a outras direções.
2019 – presente
Em 2019, a Boots atuava no fornecimento atacadista de medicamentos, venda de calçados, medicamentos, produtos de higiene e prestação de serviços médicos. Havia sete divisões operacionais. Sebastian James assumiu como presidente e governador em 2018. O surgimento de um novo capítulo e uma política atualizada levaram a uma mudança no signo visual.
O fundo do emblema foi removido e toda a atenção se concentrou na inscrição, que adquiriu uma elegante cor azul escura, correspondendo a uma corporação sólida e confiável. A barra transversal da letra T foi cortada, deixando apenas a fita inferior. Isso tornou o logotipo menos massivo. A inscrição manteve a ascensão para cima. O sublinhado tornou-se um símbolo de confiança no passado e a ascensão – demonstra a aspiração ao futuro.
Fonte e cores do logotipo
As principais cores utilizadas para a marca visual são preto, azul, azul escuro e branco.
- O preto é um sinal de estabilidade da empresa, um símbolo dos poderosos desenvolvimentos que viram a luz do dia graças aos cientistas de Boots, bem como uma dica das doenças que os medicamentos da empresa ajudam.
- Azul é a cor da infância, o céu. Ele personificava a distribuição e desenvolvimento da empresa, a venda de artigos infantis.
- Branco é a cor da saúde, produtos químicos e medicamentos oferecidos pela empresa. E também um indicador de renovação, novos começos.
- O azul escuro é sinal de grande experiência, estabilidade e grande escala. Projetado para inspirar confiança e calma.
- O logotipo da empresa foi originalmente escrito à mão. Portanto, ele não possui uma fonte moderna correspondente. Mais próximo de Neville Regular e Almibar Swash 1.