BLM Logo

BLM Logo

O objetivo do movimento social Black Lives Matter é proteger os negros da brutalidade policial. Seus apoiadores defendem a justiça social, guiados pelo slogan que se popularizou em 2013 após o assassinato de Trayvon Martin. O policial que atirou no adolescente afro-americano desarmado foi absolvido no tribunal. Em resposta, os ativistas lançaram a hashtag #BlackLivesMatter nas redes sociais.

Significado e história

BLM Simbolo

BLM é uma marca sem dono. Claro, tem três fundadores: Opal Tometi, Patrisse Cullors e Alicia Garza. Mas eles não registraram marcas, permitindo que o movimento se desenvolvesse naturalmente. A Campanha Contra o Racismo e a Violência inspira seus seguidores com um simbolismo poderoso, incluindo o famoso slogan, logotipo amarelo e preto e emblema de punho levantado.

Mas, uma vez que Black Lives Matter não tem controle sobre o uso desses sinais visuais, outros grupos de protesto os assumem. Na maioria das vezes, estamos falando sobre o Blue Lives Matter e All Lives Matter, que defendem os direitos civis dos policiais e dos brancos, desvalorizando assim as mensagens do BLM.

Do ponto de vista jurídico, o BLM não pode ser chamado de marca. Os criadores não registraram a organização porque não planejavam ganhar dinheiro com isso. Ao mesmo tempo, garantiram que o movimento tivesse uma identidade própria e reconhecível, refletindo a luta por justiça social. Para fazer isso, os ativistas pediram ajuda ao Design Action Collective. Um estúdio de Oakland projetou o logotipo Black Lives Matter para a página do Tumblr.

A equipe de criação criou o sinal de texto em três dias: um slogan preto escrito em letras maiúsculas contra um quadrado amarelo. Apenas a palavra “VIDAS” era amarela e dentro de um retângulo preto. Os designers não usaram elementos complexos para que o texto pudesse ser facilmente reproduzido à mão sem impressoras e copiadoras profissionais. Eles vieram do orçamento limitado dos manifestantes.

Poucas pessoas sabem, mas a inscrição é apenas metade do logotipo. No original, era complementado com a imagem de um homem segurando um dente-de-leão. A ilustração não pegou, então um simples sinal de palavra baseado em um slogan poderoso tornou-se um símbolo independente. É usado sem acréscimos, penetrando na consciência pública junto com ideias revolucionárias.

Uma vez que a hashtag e seu slogan associado não são proprietários, eles são usados ​​por pessoas cujas crenças são contrárias à missão do BLM. Isso é feito para desacreditar a Black Lives Matter, para apresentá-la como um movimento pela violência contra policiais.

Fonte e cores do logotipo

BLM Emblema

Outro elemento que cria coesão visual é o emblema do punho levantado. Este símbolo está intimamente ligado à filosofia BLM. Costumava ser usado por vários grupos marginalizados para protestar contra a injustiça e a opressão. Foi popularizado por membros de organizações antifascistas e, em seguida, adotado por membros do Partido dos Panteras Negras. Assim, o punho erguido tornou-se sinônimo de luta pelos direitos dos afrodescendentes.

O movimento Black Lives Matter adotou este rótulo rebelde em 2014 depois que um policial atirou em Michael Brown desarmado na cabeça. Inicialmente, o punho era uma chamada para não atirar, mas agora se tornou um símbolo de desafio. Em 2015, uma placa gráfica foi criada a partir desse gesto. Os manifestantes pintam em prédios e calçadas.

A Design Action Collective desenhou o logotipo BLM em três dias, escolhendo a versão gratuita do Impact para a inscrição – Anton picado em negrito. Existem apenas duas cores na paleta: amarelo brilhante e preto. O punho levantado é geralmente preto e branco.