Blackboard é um projeto educacional online voltado para o público em geral. Em particular, ele fornece software para ajudar escolas, faculdades e universidades a organizar a qualidade do processo educacional. O serviço também é direcionado a agências governamentais, corporações governamentais e todos os provedores de serviços educacionais. Além disso, o site oferece diversos tipos de software: comercial, de comunicação, móvel, educacional individual. Foi criado por um grupo de indivíduos, incluindo Stephen Gilfus, Daniel Cane, Michael Chasen e Matthew Pittinsky. A matriz está localizada em Washington DC.
Significado e história
O desenvolvimento do serviço começou com o projeto CourseInfo, apresentado em 1996 por dois alunos da Cornell University – Daniel Cane e Stephen Gilfus. Inicialmente, o programa era distribuído às escolas na forma de licenciamento anual em regime de FTE.
Então, em 1997, a empresa de consultoria Blackboard LLC apareceu. Ela assinou um acordo com o IMS Global Learning Consortium para criar um protótipo para um serviço de padronização de aprendizagem online. Este trabalho foi conduzido por Michael Chasen e Matthew Pittinsky.
O formato de empresa moderno surgiu em 1998, quando os fundadores dos dois primeiros serviços decidiram se fundir. A corporação formada foi denominada Blackboard Inc., e a CourseInfo foi abolida (em 2000). Em 2004, a empresa privada abriu o capital. Em 2011, foi adquirida pela empresa de investimento internacional Providence Equity Partners.
Agora os serviços dessa plataforma de Internet são usados por 17 mil instituições e organizações de ensino em cem países do mundo. Além disso, esses são os dados de 2014, portanto, o número de consumidores na verdade é bem maior. O programa também não pára: foi ampliado para sete cursos, interligados. Apenas o logotipo permanece o mesmo, pois ao longo dos anos de sua existência, os usuários se acostumaram a ele e o reconhecem por seu design rigoroso.
Na verdade, existem dois deles – texto e gráfico. Eles podem ser usados juntos ou separadamente. O estilo das letras é comercial, oficial. Todas as letras são simples, sem serifa e minúsculas (exceto o “B” maiúsculo). A maioria dos símbolos é arredondada: as únicas exceções são aqueles que não possuem nenhuma linha inclinada. Isso inclui as letras minúsculas “l” e “k”. A cor do texto é neutra – preto em um fundo branco.
Mas o ícone, ao contrário, tem uma cor adicional na moldura, cobrindo todo o perímetro de um pequeno retângulo. É lapidado em ouro ao longo do contorno. No entanto, a fonte do ícone é diferente, porque a forma geométrica na qual as letras estão localizadas lembra um quadro-negro. Mas, na verdade, ele apenas representa o glifo “B” em duas versões (minúsculas e maiúsculas). Ele é colocado contra o fundo da linha pontilhada. Mais duas listras finas correm na parte superior e inferior. Esta letra foi escolhida propositalmente porque começa com o nome do serviço Blackboard.
Fonte e cores do logotipo
A fonte usada no logotipo é de dois tipos. Um – no nome completo da empresa, o segundo – na abreviatura. A segunda versão é muito semelhante à fonte Times New Roman clássica, que é usada em quase todos os lugares por padrão. E a primeira fonte é uma adaptação exata da fonte gratuita Trueno Rg (de Cannot Into Space Fonts).
A cor do emblema é discreta. A parte verbal é monocromática e consiste em uma combinação de preto e branco. O ícone é dourado, branco, cinza e preto. Há também um leve gradiente preto no canto superior esquerdo devido aos realces.