Biden Harris é a marca da campanha de Joe Biden que se associou ao senador Kamala Harris. Ele foi o candidato democrata e venceu as eleições em 2020, tornando-se o 46º presidente dos Estados Unidos.
Significado e história
No início da campanha, era um mistério para todos quem Joe Biden iria nomear vice-presidente. Mais tarde, soube-se que Kamala Harris, que também participou das primárias e planejava assumir a presidência, se tornaria sua parceira. O Partido Democrata anunciou a notícia e imediatamente revelou um logotipo atualizado – um símbolo de unidade política. A identidade visual deveria mostrar que todas as divergências entre os candidatos estão no passado e agora eles atuam como uma equipe.
Desenhado pelo consultor criativo Robyn Kanner. Ela liderou um grupo inteiro que trabalhou na marca Biden Harris. Eles conseguiram vincular o novo logotipo da campanha ao gráfico original de Joe Biden criado pela agência de marketing Mekanism.
Os especialistas enfrentaram uma tarefa difícil: eles tiveram que inventar um emblema político em sigilo absoluto. Ninguém sabia como seria a versão final, então os designers saltaram com todas as ideias que puderam pensar. Eles usaram formas curtas e longas de nomes, combinaram-nas de maneiras diferentes e fizeram experiências com design visual.
Além disso, a equipe de criação fez com que todas as versões fossem interconectadas e baseadas nos símbolos originais da campanha. Como você sabe, em abril de 2020, Joe Biden anunciou oficialmente sua intenção de se tornar presidente e apresentou dois logotipos “solo”. A primeira opção continha o nome do candidato (parte superior) e a data “2020” (parte inferior), que foram colocadas dentro do anel azul. Os elementos do texto também eram azuis, com exceção da letra “E” – consistia em três listras horizontais vermelhas.
A estrutura do segundo logotipo era ainda mais simples: uma linha continha a palavra “BIDEN” (com uma listra vermelha “E”), e a outra continha “PRESIDENTE”. Foi essa opção que se tornou a base para a identidade visual da marca Biden Harris em agosto de 2020. Os designers substituíram “PRESIDENTE” por “HARRIS” para que os eleitores possam ver imediatamente que a senadora Kamala Harris se juntou à candidata do Partido Democrata e planeja se tornar vice-presidente. Assim, ela se tornou a quarta mulher nos Estados Unidos, cujo sobrenome aparecia no emblema de campanha de um grande partido.
A equipe de design liderada por Robyn Kanner teve apenas 43 minutos entre descobrir quem será o companheiro de Joe Biden na corrida pela presidência e a divulgação oficial das informações. Nesse curto período de tempo, eles tiveram que criar um novo logotipo para incluir os nomes de dois funcionários do governo.
Substituir a palavra “PRESIDENTE” por “HARRIS” acabou sendo a solução mais simples, mas ao mesmo tempo a mais bem-sucedida. A marca de texto resultante não informa apenas qual caixa verificar no dia da eleição. Simboliza unidade, coragem e força – qualidades que os patriotas atribuem à América. Além disso, os nomes dos parceiros políticos são apresentados aproximadamente na mesma escala: são alinhados em comprimento e altura, o que indica a coesão da equipe.
O elemento unificador dos logotipos solo de Joe Biden e do emblema da campanha conjunta é a letra estilizada “E”. É composto por três listras vermelhas, que são encurtadas no lado esquerdo para dobrar em torno do “O” (na palavra “JOE”) ou “D” (na palavra “BIDEN HARRIS”).
Há rumores de que as linhas vermelhas vêm da campanha de Obama. Se isso é verdade ou não, não se sabe. Só uma coisa pode ser dita com certeza: os elementos que substituem a letra maiúscula “E” tornam o logotipo universal. Este design está associado à bandeira dos EUA, que também apresenta listras horizontais vermelhas em negrito. Eles representam as 13 colônias unidas e, no caso do logotipo Biden Harris, mostram o desejo dos candidatos de unir o país.
O tamanho e a forma das linhas transmitem um dinamismo que ecoa o amor de Joe Biden por ferrovias. Sabe-se que o 46º presidente dos Estados Unidos, sendo senador e vice-presidente, viajava para trabalhar apenas de trem. Seu nome foi até dado à estação. Mas apesar de todo o simbolismo, o emblema da campanha eleitoral é muito simples. Talvez seja isso o que o tornou bem-sucedido, porque o povo da América buscava constância e estabilidade.
Fonte e cores do logotipo
A fonte usada para o rótulo é chamada Decimal. Esta é a segunda coisa que os designers mudaram ao redesenhar o logotipo da campanha para um jogador de Joe Biden (a primeira foi a introdução da palavra “HARRIS”). Uma fonte sans serif ousada e ligeiramente achatada da Hoefler & Co. Sua principal fonte de inspiração é a tipografia de relógios antigos.
Existem diferentes versões de cores do logotipo Biden Harris. A opção principal é uma letra azul (# 0A2458 ou # 113E88) com uma letra vermelha estilizada “E” (# FF343E) em um fundo branco. O azul foi tirado dos símbolos do Partido Democrata. Essa paleta também lembra as cores da bandeira nacional dos Estados Unidos.