O fundador da Bell Canada é um dos fundadores da telefonia – Alexander Graham Bell. Esta empresa apareceu em 1880 como uma divisão regional da National Bell Telephone Company. Ela tinha o monopólio das comunicações telefônicas de longa distância no Canadá. Em 1983 ele foi transferido para a Bell Canada Enterprises, agora conhecida como BCE.
Significado e história
Bell é historicamente associada à gigante americana das telecomunicações AT&T. Eles até tinham os mesmos logotipos que refletiam a proximidade de ambas as organizações. Mas tudo mudou em 1973, quando a divisão canadense adquiriu seu próprio laboratório de pesquisa Bell-Northern. Dois anos depois, deixou a AT&T e continuou atendendo os clientes por conta própria. A reestruturação afetou a identidade da marca: ela abandonou o tradicional símbolo do sino e passou a usar uma simples marca nominativa.
1880 – 1891
Em 1880, a Bell Canada fazia parte do recém-formado Bell System e foi nomeada Bell Telephone Company of Canada. Os criadores do logotipo colocaram o nome completo em uma moldura ao redor do escudo elíptico. No meio havia uma imagem do primeiro receptor de telefone – uma estrutura verticalmente alongada com fios conectados a ela. A parte inferior era decorada com uma fita com a inscrição “1880”, e havia padrões minimalistas nas bordas.
1891 – 1895
Em 1891, os artistas mudaram a geometria do desenho. Eles transformaram uma elipse com bordas pontiagudas em um círculo e, conseqüentemente, transferiram a inscrição “BELL TELEPHONE CO. DO CANADÁ “no ringue. O principal elemento decorativo era a hera: suas folhas pareciam uma moldura volumétrica. Além disso, a haste era um longo fio do receptor de telefone, que ficava próximo ao corpo do antigo aparelho. No centro havia uma paisagem industrial: cabos de aço ao longo da estrada.
1895 – 1902
Em 1895, a divisão canadense usou pela primeira vez o emblema do sino. Ele estava localizado no meio do círculo cinza. O nome da empresa foi escrito dentro de uma moldura de anel e separado por asteriscos. Havia outra inscrição na campainha: “TELEFONE LOCAL E LONGA DISTÂNCIA”.
1902 – 1922
A operadora de telecomunicações entrou no século 20 com um novo logotipo. Os designers mudaram o formato do sino, modificaram a fonte e adicionaram anéis à moldura. Além disso, eles removeram as duas estrelas de cinco pontas para reagrupar a inscrição e adicionar a abreviatura “LTD” com um ponto final.
1922 – 1939
Em 1922, o desenho de 1895 voltou, apenas o lugar das estrelas foi ocupado pelas folhas de bordo – um símbolo tradicional do Canadá.
1939 – 1964
Em meados do século 20, o pingente de sino foi alterado. O texto também ganhou um novo visual: ao centro apareceu a palavra “SERVIÇO”, e o nome da empresa foi escrito em fonte maior.
1964 – 1972
Quando a divisão regional foi rebatizada de Bell Canada, o nome previsivelmente acabou dentro do sino. Todas as outras frases desapareceram. O anel ficou preto.
1972 – 1976
Em 1968, Saul Bass & Associates foi contratado para projetar a identidade corporativa do Bell System. O próprio Saul Bass, que também era diretor, fotógrafo e tipógrafo, assumiu o negócio. Foi ele quem criou as lendárias introduções dos filmes de Alfred Joseph Hitchcock.
O designer percebeu que o logotipo da Bell ficava cada vez mais simples a cada ano, então ele decidiu torná-lo minimalista e removeu as inscrições restantes. O sino adquiriu um aspecto moderno, que se expressou em uma forma geométrica nítida e na ausência de linhas divisórias.
1977 – 1994
Depois que a divisão Bell Canada se separou da Bell System e da AT&T para se tornar parte do BCE, seus novos executivos se afastaram de uma imagem corporativa padronizada. Assim, o sino tradicional desapareceu – o seu lugar foi ocupado pela inscrição azul “SINO”. Don Black foi o autor da marca nominativa.
1994 – 2009
Em 1994, a fonte passou a itálico. Uma composição gráfica de várias linhas amarelas apareceu no topo. Uma faixa curva parecia o contorno de um rosto humano, enquanto as outras duas formavam um anel aberto. O desenho simboliza as perspectivas do setor de telecomunicações.
2008 – presente
Em 2008, o design original de Don Black voltou, apenas com nova tipografia. Nesta versão, as três primeiras letras estão conectadas. O “e” minúsculo é circular, com sua extremidade livre cortada em um ângulo de cerca de 45 graus. A parte superior e inferior da maiúscula “B” diferem em tamanho, embora os dois lados fossem anteriormente simétricos.
Fonte e cores do logotipo
Embora a identidade corporativa inicial da Bell Canada tenha sido padronizada e baseada na imagem tradicional de um sino, as coisas são diferentes agora. O antigo símbolo desapareceu, e a empresa passou a usar apenas uma marca nominativa que enfatizava sua individualidade.
O nome do provedor de serviços de telecomunicações está escrito em Century Gothic Bold. Esta é uma sem serifa geométrica criada por tipógrafos do Monotype Type Drawing Office. A cor dos três últimos logotipos apenas parece ser a mesma. Na verdade, mudou de True Blue (# 0065CE) para um azul cobalto mais escuro (# 004EA4) e, em seguida, a inscrição assumiu um azul persa médio (# 0067A5).