O desenvolvimento da transmissão mundial de rádio e televisão está intimamente ligado à criação e desenvolvimento da mundialmente famosa British Broadcasting Corporation – a BBC. Foi o produto de uma decisão conjunta de 18 de outubro de 1922, estabelecendo a British Broadcasting Company de várias corporações britânicas privadas líderes na área de radiodifusão e eletricidade. Em 1927 foi nacionalizado. Hoje, a corporação transmite tanto no país quanto no mundo, o que é conduzido por uma divisão especial – o Serviço Mundial da empresa. Não sendo estatal, mas pública, a corporação está sob o controle do Conselho de Controle e 12 curadores reais.
A BBC passou por muitas mudanças ao longo de sua longa história. Começando como uma empresa de radiodifusão, em constante evolução, reagiu rapidamente ao surgimento de uma nova forma de apresentação da informação – a televisão, tornando-se imediatamente uma das principais vertentes da sua atividade, lançando a radiodifusão televisiva experimental em 1932. Cada etapa de seu desenvolvimento se refletiu na formação da imagem da empresa, seu estilo, logotipo, nome da marca. Ao mesmo tempo, o primeiro logotipo, criado em 1958, sofreu apenas pequenas alterações, demonstrando o clássico compromisso britânico com a tradição.
Significados e história
Durante os dois primeiros anos de sua existência, a BBC cobriu Londres, West Midlands, Noroeste, Sudoeste e Leste, Nordeste da Inglaterra, País de Gales, Escócia, Yorkshire e Humber, Irlanda do Norte.
Em janeiro de 1927, devido à importância nacional desse método de informar a população e controlar as informações prestadas, decidiu-se nacionalizar a empresa e renomeá-la. Mantendo sua abreviatura, a empresa foi nomeada British Broadcasting Corporation.
1932 foi um ano de mudanças dramáticas. Este ano, o BBC Empire Service, um canal internacional de transmissão de informações, começou a operar. No verão do mesmo ano, a empresa de Baird iniciou a produção de televisores, o que se tornou o motivo da implementação da ideia de transmissão de televisão em massa. Este ano, a transmissão de TV foi realizada pela empresa de forma experimental. E depois de 2 anos tornou-se permanente, mas teve restrições quanto ao tempo de transmissão.
Desde 1936, o Serviço de Televisão da BBC iniciou seu trabalho, que, antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial, já cobria até 40.000 residências.
Um ano após a guerra, em 26 de março de 1946, foi organizado um serviço russo, cujas tarefas incluíam a transmissão para o território da URSS. E a primeira transmissão em russo foi a transmissão da conversa de Stalin com correspondentes dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, a transmissão de televisão foi retomada.
Até 1955, a BBC era a única rede de televisão da Grã-Bretanha. Como empresa de radiodifusão, operou em monopólio até os anos setenta do século passado.
No dia 58, foi criado o primeiro logotipo da empresa, que se tornou seu rosto em todos os canais de televisão. A partir desse momento, a corporação passou a se atentar ao estudo da demanda no mercado de serviços de televisão, sua própria imagem e design.
No período de 1965 a 1991, a empresa ampliou sua capacidade, ampliou as oportunidades, lançando novos canais de rádio, fechando os obsoletos, ampliando constantemente o alcance de sua audiência. O desenvolvimento da ciência permitiu à BBC, que introduziu imediatamente todas as novidades e conquistas das tecnologias modernas, lutar com sucesso pela liderança no mercado global da informação, onde a concorrência em seu campo cresceu e se fortaleceu ao longo dos anos. Assim, em 11 de março de 1991, o primeiro canal por satélite BBC World Service Television foi lançado no ar.
O final do século passado foi marcado pela transição da corporação para a transmissão digital em todas as direções.
O novo século 21, com todas as suas peculiaridades, trouxe mudanças fundamentais na estrutura da corporação. Alguns canais internacionais de rádio e televisão foram fechados. A corporação começou a redirecionar seus esforços para a Internet.
Todos esses eventos influenciaram na formação da imagem da empresa. No entanto, seu logotipo sofreu apenas pequenas alterações, demonstrando conservadorismo, mas confirmando o reconhecimento da empresa mesmo de ouvido. Hoje ela é conhecida em todo o mundo.
1958 – 1963
A criação do primeiro logótipo ocorreu num contexto de expansão da influência da empresa no mercado internacional de informação e difusão. A marca da marca foi desenvolvida pelo estúdio Abram Games. O sinal consistia em 3 quadrados pretos, em cada um dos quais uma letra da abreviatura do nome foi digitada em fonte Univers oblíqua branca. O logotipo foi concebido como uma imagem no ar.
1963 – 1971
As mudanças do logotipo de 1963 afetaram principalmente apenas os quadrados pretos. Eles receberam uma inclinação simétrica à inclinação das letras. Esta marca já será aplicada em câmeras de filmagem, equipamentos de televisão da empresa, como emblema ao final das transmissões.
1971 – 1992
Por mais de 20 anos, a empresa não prestará muita atenção ao rebranding. E somente em 1971 o logotipo será um pouco modificado. Os blocos pretos nos quais a abreviação é colocada adquirirão bordas arredondadas. A distância entre eles aumentará um pouco. O final dos anos oitenta – início dos anos noventa – o momento em que a própria imagem de qualquer empresa começou a ter um enorme impacto na popularidade e, portanto, no crescimento do interesse do consumidor. Isso exigia a criação de programas sob sua marca, o que permitia aos espectadores ter certeza de que estavam assistindo a programas preparados pela BBC, e não falsos para eles. Apesar do aparecimento em 1988 de um novo logótipo, esta opção será utilizada até 1992.
1988 – 1998
Em 1998, a agência de design de Michael Peters esteve envolvida no desenvolvimento do design para o letreiro da marca. Como nova solução, foi realizado um retorno aos cantos vivos dos blocos pretos, mantendo a inclinação do canto vivo de 17˚. Os vãos entre os blocos permaneceram na mesma distância. Para criar uma unidade gráfica para a escrita do texto, foi utilizada a fonte Helvetica Neue, cujas bordas também são afiadas, como as dos blocos. Assim, a simetria visual e a harmonia de toda a composição foram alcançadas. Uma novidade são as linhas sob cada bloco, iguais em comprimento à sua base. Cada uma dessas linhas tinha sua própria cor – azul, vermelho e verde. Eles tinham um duplo sentido. Isso prestou homenagem às cores das bandeiras da Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, e refletiu a correspondência com os três fósforos característicos da televisão em cores. Em 1997, este emblema foi usado em conjunto com o logotipo da BBC Radio Clwyd até ser fechado.
1997
Em 1997, Martin Lambi-Nairn introduziu um novo logotipo corporativo. Já carecia de linhas coloridas e os blocos pretos voltaram a ser quadrados. A posição das letras voltou à vertical sem qualquer inclinação, o que se assemelhava à primeira versão, criada em 1958. A inscrição foi feita em 1926 – Gill Sans, que foi criada por Eric Gill. Esta opção existe há mais tempo.
2021 – presente
Este ano viu a introdução de um novo nome de marca que usa um tipo de letra desenhado por Dalton Maag em 2017. Sua apresentação ao público causou muitas críticas e indignação por parte dos telespectadores. Quase ninguém notou as mudanças dramáticas no novo logotipo, enquanto a empresa anunciou uma enorme quantia de dinheiro gasta em rebranding. A resposta da empresa não tranquilizou os oponentes. A explicação de que não foram necessárias mudanças fundamentais, pois é justamente nesse estilo e execução histórica da marca que a marca é reconhecível por seus telespectadores, que quem conhece e respeita o canal só precisa ouvir as três queridas cartas não deu uma explicação de para onde foi o dinheiro dos contribuintes, então como a empresa é pública.
Fonte e cores do logotipo
Tradicionalmente, todos os emblemas, como o mais recente atualizado, são feitos em estrito estilo britânico – uma combinação de duas cores contrastantes – preto e branco. O novo logotipo, de fato, tornou-se a mais recente demonstração do conservadorismo britânico na abordagem até da própria imagem. Como em todas as versões anteriores, ele permaneceu fiel ao estilo geral – três quadrados pretos com letras maiúsculas brancas dentro de cada um. Alguma diferença das anteriores foi expressa pelo uso de um tipo de fonte corporativa – BBC Reith Sans Bold. As letras neste estilo parecem mais elegantes e elegantes. Os quadrados pretos adquiriram arredondamentos sutis e ficaram um pouco mais distantes uns dos outros.
Tais mudanças não foram percebidas pelo público como significativas. No entanto, o novo emblema, ao contrário do anterior, evoca uma experiência visual mais agradável. A distância das bordas dos quadrados a cada um dos lados das letras colocadas neles é estritamente a mesma. A composição é ajustada de forma tão precisa e harmoniosa que se pode falar de seu alto estilo. A própria fonte se destaca por sua elegância e suavidade de percepção visual.