Entre as empresas de maior sucesso hoje, pode-se definitivamente citar a Associação Internacional do Better Business Bureau (BBB). O empreendimento foi criado como garantidor do índice de confiança para organizações não governamentais de indústrias auto-reguladoras que são membros da associação. No curso de sua atividade, foi desenvolvida uma fórmula única, posteriormente patenteada, com a qual a classificação real de confiança em uma determinada empresa, organização ou empresa é determinada com bastante precisão em vários parâmetros. Hoje, a associação é composta por 112 organizações independentes, unidas sob a égide da IABBB, localizadas em várias cidades dos Estados Unidos, Canadá e México. A Associação coordena suas atividades a partir de sua sede localizada em Arlington, Virgínia. Os principais princípios da organização são a objetividade absoluta nas avaliações, ao mesmo tempo em que se abstém de demonstrar sua própria atitude em relação a empresas ou negócios específicos, bem como a completa rejeição de recomendações.
Significado e história
A história de sucesso do Better Business Bureau (BBB), que ganhou fama hoje não só nos EUA e Canadá, começou há 109 anos. A razão para a criação deste tipo de organização foi o charlatanismo difundido na época no campo da medicina, uma ampla oferta de todos os tipos de pós, pomadas e líquidos sob o disfarce de medicamentos, o que absolutamente não eram. Na maioria das vezes, eram misturas inofensivas que não representavam uma ameaça à saúde humana. Mas os pacientes não receberam o tratamento adequado e necessário, que muitas vezes se tornou a causa da morte.
No processo de formação e desenvolvimento do Better Business Bureau, muito tempo e dinheiro foram dedicados à questão de informar os membros potenciais sobre suas metas e objetivos e as mudanças em andamento. Isso também se aplicava à formação de marcas de marca, identidade corporativa, às quais a empresa tratava com especial cautela. Ele só foi atualizado uma vez desde 1965. Além disso, não houve mudanças fundamentais. Quase todo o conceito básico do antigo emblema foi mantido. A abordagem conservadora de sua história por parte da administração que toma tais decisões levou a apenas pequenos ajustes no logotipo para aproximá-lo das exigências do design moderno.
Acredita-se que desde a sua formação – há 109 anos, a associação cresceu e conquistou um inegável prestígio internacional que dispensa o uso de modernas tecnologias de autopublicidade para promover e “ajustar” aos diversos anseios de uma enorme massa de consumidores de produtos publicitários. Um dos fatores que dão confiança no acerto de tais decisões é a peculiaridade da atividade da associação, que visa um círculo estreito e especializado de consumo de seu produto. Confiabilidade, ausência de reclamações e alto desempenho são os critérios que garantem a autossuficiência do marketing atual.
1965 – 2007
Em 1965, foi aplicado um logotipo, desenvolvido com base nas exigências da direção da associação, sua visão de seu próprio significado e objetivos atuais. Uma tocha acesa em design estilizado foi adotada como logotipo principal, como símbolo do “portador da luz”, que reforça a confiança no crepúsculo dos negócios modernos. Abaixo havia uma abreviação do nome de três letras grandes “B”, sob as quais a base da própria tocha estava localizada. No entanto, este desempenho não foi único. O símbolo da tocha é constantemente encontrado nos emblemas de várias instituições educacionais, organizações educacionais e esportivas. Isso não fez com que o logotipo da associação se destacasse e fosse atraente. Isso também se aplicava à execução da fonte – o usual, não focando nos recursos do proprietário.
2007 – presente
O próximo ano de 2007 foi um ano de mudança. O século 21 fez seus próprios ajustes em muitas áreas. Incluindo nas opiniões sobre a própria imagem do Better Business Bureau. A decisão de trabalhar na autopromoção levou à criação de um logotipo mais alinhado com os tempos, altas velocidades e falta catastrófica de tempo para todas as pessoas do planeta. Isso foi facilitado pelo dinamismo e minimalismo que os designers conseguiram transmitir em cada elemento do emblema, mantendo sua conformidade com as tradições.
Tal decisão minimalista na formação do logotipo da empresa também foi ditada por considerações práticas. Ao permitir que os membros da associação usassem seu logotipo em emblemas, tive que pensar nos problemas de lugar nos logotipos. A minimização garantiu a conveniência da colocação conjunta no emblema dos membros credenciados do próprio sinal BBB e do sinal da associação, mantendo a legibilidade de toda a composição.
Fonte e cores do logotipo
Os símbolos são feitos em azul em um campo branco, que começou a parecer mais nobre. A chama da tocha foi dividida em 2 elementos, que, pela sua forma, transmitem de forma muito eficaz o movimento ascendente. Além disso, seus finais formam a direção da visão da esquerda para a direita, que corresponde à designação convencional de tudo que é positivo. É esta atitude que deve ser formada entre todos aqueles que se candidatam à associação, a fim de fortalecer a confiança empresarial em si e nos outros em várias direções. Ao remover a alça do queimador, os designers reduziram a carga gráfica. Ao mover as letras da abreviatura abaixo da tocha e fazê-las sobressair além de suas bordas, criou-se a impressão de uma base sólida, uma base inabalável que garante confiabilidade e estabilidade. Uma fonte moderna e uma imagem mais nítida garantiram uma melhor legibilidade do texto.