A Baylor University é uma instituição privada de ensino superior dos Estados Unidos com o status de instituição educacional e de pesquisa. Esta é a maior universidade batista do mundo, graduando bacharéis e mestres. A universidade também concede graus de doutorado e profissional, pois possui uma categoria R2. Além disso, possui muitas fraternidades estudantis que começaram como locais e se juntaram a movimentos internacionais na década de 70 do século passado. Ele também tem seu próprio departamento de esportes, chamado Bears. As equipes fazem parte da Big 12 Conference e competem na Divisão I da NCAA. A localização da universidade é a cidade de Waco, Texas, o ano de ocorrência é 1845.
Significado e história
A universidade recebeu o nome de seu fundador, R.E.B. Baylor, juiz distrital e ex-membro do Congresso dos EUA. Em 1841, ele e o pastor William Milton Tryon propuseram a abertura de uma escola secundária local no Texas. 35 delegados da Union Baptist Association votaram a favor dessa ideia. Três anos depois, a liderança enviou uma petição a uma organização superior e, no inverno de 1845, o presidente da República do Texas, Anson Jones, assinou o decreto correspondente.
O missionário James Huckins esteve envolvido na angariação de fundos para a construção do campus, por isso é considerado o terceiro fundador da Baylor University. As terras da independência foram alocadas para a universidade. Além disso, essa instituição foi a primeira do Texas, onde começaram a ministrar o curso de direito jurídico, medicina e matemática. Em 1851, a administração o fez do sexo masculino, mas novamente retornou a educação conjunta. A primeira mulher graduada deixou suas paredes em 1855.
Curiosamente, um dos líderes da universidade era o bisavô do futuro presidente dos EUA – George Washington Baines. Ao longo da obra, a instituição de ensino superior manteve símbolos autênticos, pelo que possui um selo e um emblema académico.
O emblema de toda a universidade é muito mais simples na composição do que na impressão. É combinado a partir de duas partes: texto e gráfico. À esquerda está um monograma formado a partir da abreviatura da universidade. É uma trama “B” (superior) e “U” (inferior) com entalhes triangulares abaixo das serifas. As letras amarelas são separadas por uma linha vertical do nome completo da instituição de ensino superior, que está em uma fonte diferente. Acima de ambos os “i” não há pontos, mas losangos em miniatura. O “y” tem a cauda encurtada e o “t” tem uma serifa na barra, o que não é típico do estilo clássico.
Foca
O selo é um círculo concêntrico de diferentes tamanhos, montado em um único todo. Estes incluem listras finas e largas que contêm informações importantes. No centro está uma estrela de cinco pontas. Graças às sombras unilaterais, parece tridimensional. Está rodeado pelo lema em latim “Pro Ecclesia, Pro Texana”. A inscrição é digitada em uma fonte serifada clássica e é separada por quatro pontos em negrito – dois de cada lado.
Isto é seguido por um fino anel delimitador de cor verde escura. Atrás dela há um amplo campo indicando a data e o local de fundação da universidade. Esta frase é grotesca. Mais longe há uma linha dupla, seguida pelo nome “Baylor University”. Por tipo de fonte, ecoa a inscrição no meio do selo. O quadro parece uma corda bem torcida. Documentação, pedidos, diplomas e tudo relacionado ao processo educacional e administrativo são marcados com esse selo.
Baylor Bears Logo
Baylor Bears é o nome das 17 equipes que unem a Baylor University, que existe desde 1845 em Waco, Texas. O departamento é liderado por Mack Rhoades. Os atletas estão na Conferência Big 12 e competem na Divisão I da NCAA. Entre os times universitários de maior sucesso estão futebol, beisebol, atletismo, tênis, além de dois times de basquete – masculino e feminino.
O primeiro logotipo dos Baylor Bears foi desenhado pelo artista da Disney Arthur Evans. Isso explica o estilo cartoon do urso, que, segundo o conceito, representa o mascote chamado Sailor Bear. Mas depois, o departamento de esportes foi forçado a mudar o logotipo devido ao fato de Evans ter pintado os mesmos ursos para vários outros times. Mais tarde, outra versão foi proposta por Elmer Fisher e Joey Taylor. Então surgiu a ideia com o Fuzzy Green Bear, que foi desenvolvido por designers da agência SME Branding.
1969 – 1996
O logotipo retrata um urso, ou melhor, sua cabeça. É feito em estilo cartoon: um sorriso é impresso em uma cara engraçada, como se o animal estivesse desafiando seus rivais. Isso também é indicado por um olhar severo e sobrancelhas franzidas. Os olhos do personagem são grandes, semicirculares, expressivos. As orelhas estão ligeiramente para trás, como se a fera estivesse ouvindo algo sensivelmente. Na cabeça do urso está um chapéu de jovem (boné sem pico), e nele está escrito uma letra maiúscula “B” com serifas. Significa ambas as palavras do nome das equipes universitárias – “Baylor Bears”. Lã, nariz e sombras são renderizados em pequenos traços monocromáticos.
1997 – 2004
Gradualmente, a direção decidiu se afastar do estilo cartoon do emblema e aprovou uma nova versão. Mostra um grande urso bravo, que estendeu uma pata pesada, tentando assustar os oponentes. O formidável animal tem dentes poderosos e enormes garras destacadas em amarelo, e um olhar furioso confirma suas más intenções. Na frente da fera, colocada no chão de cara cheia, está o nome do departamento da universidade.
2005 – 2018
Em 2005, após uma reformulação, as equipes adotaram um logotipo radicalmente diferente, composto apenas por texto. Foi tomado como base o nome da instituição de ensino que detém o departamento de esportes. Portanto, apenas duas letras estão presentes no emblema – “BU” da “Baylor University”. Eles estão localizados na diagonal e são feitos na forma de um monograma. Seus elementos estão parcialmente entrelaçados: a serifa esquerda “U” está no intervalo inferior “B”.
2019 – presente
A versão moderna é baseada na anterior e a repete completamente na forma. Mas de resto são diferentes. No logotipo aprovado em 2019, a cor verde é mais clara em vários tons. Letras finas não têm borda, e as linhas que as compõem são complementadas por entalhes triangulares na parte superior. O fragmento “U”, localizado no intervalo inferior “B”, é separado do restante.
O time de futebol universitário existe desde 1898. Compete na Divisão I da FBS como membro da Big 12 Conference. Desde 2014, joga em casa no McLane Stadium. O treinador principal é Matt Rhule.
A seleção feminina de basquete é treinada por Kim Mulkey. Em 2005, as jogadoras de basquete venceram a primeira divisão do Campeonato de Basquete Feminino da NCAA. A equipe masculina sobreviveu ao escândalo em 2003, mas ainda conseguiu vencer três partidas seguidas (2008, 2009 e 2010).
Fonte e cores do logotipo
Todas as três marcas de identidade da Baylor University (selo, emblema acadêmico e logotipo esportivo) são combinadas em cores: elas usam verde. Além disso, o logotipo do departamento de esportes e o símbolo de toda a universidade incluem a mesma abreviação colocada na diagonal.
A palavra logo contém uma inscrição feita em uma fonte baseada em Goudy Oldstyle, uma fonte tradicional americana. As cores corporativas da universidade são verde e dourado.