Bauhaus é uma rede europeia de produtos para construção e design de interiores. Tem 250 pontos de venda em 18 países europeus. São grandes lojas de autoatendimento, cada uma com 15 departamentos especializados, que vendem até 160.000 produtos diferentes para reforma e reforma de casas e jardins. O faturamento das lojas é de 6 bilhões de euros.
Significado e história
O que é Bauhaus?
Uma grande cadeia de lojas com mercadorias para construção e reparação, comuns na Europa. Surgiu em 1960 e hoje tem 250 lojas com um volume de negócios de 6 mil euros.
O fundador da empresa é um bilionário alemão com o sobrenome Baus. Por isso, ele associou o nome do negócio ao famoso estilo de design alemão e seu sobrenome. A palavra Bauhus é traduzida como construir uma casa (Bau e haus). Portanto, reflete com precisão a essência da empresa.
Hanz Baus nasceu no ano seguinte ao fechamento da famosa escola Bauhaus e aos 26 anos (1960) abriu sua primeira loja em Mannheim, que oferecia cerca de 25.000 itens. Tornou-se o ponto de partida para a expansão ativa (durante 10 anos, foi aberta cerca de 1 loja por ano e depois 2 ou mais). Em 1990, a Baus já tinha 100 lojas em diferentes países. O bilionário entregou seu negócio para seu único filho Bernadre.
O logotipo da empresa foi projetado apenas 18 anos após a fundação da empresa. E não mudou desde a sua criação. E como a tendência do estilo Bauhaus retorna ao mundo ciclicamente, o logotipo permanece “para sempre” jovem.
O design do logotipo foi baseado no nome da empresa. Por isso, o emblema é feito no estilo Bauhaus, com suas formas geométricas características, linhas suaves e minimalismo. O logotipo reflete os princípios básicos do estilo.
- A função dita a forma. Cada letra do nome está inscrita em seu próprio retângulo vermelho individual. Parecem cubos dos quais a palavra é composta. Assim, o design de interiores é montado a partir de vários componentes, “cubos”. Como a empresa trabalha para a reforma da casa, o sinal visual da casa é usado no projeto – no lado esquerdo há três representações esquemáticas de casas na forma de pentágonos brancos. A divisão da palavra em seções reflete a divisão do espaço de varejo das lojas em departamentos especializados. Ao mesmo tempo, a empresa constrói todas as plataformas de negociação por conta própria, comprando ou alugando terrenos.
- Minimalismo. O emblema consiste apenas em letras e silhuetas de casas, sem detalhes de desenho.
- Compilação de composições a partir de formas geométricas e letras, simplicidade. Todas as partes do logotipo são formas geométricas. O nome é escrito em sans-serif e em maiúsculas, sem destacar a primeira letra do nome.
- Uso de cores primárias brilhantes. Todo o logotipo é uma combinação de vermelho e branco.
As casas são de tamanhos diferentes e criam uma perspectiva de movimento do fundo para a frente. Apoiando a ideia de desenvolvimento e aperfeiçoamento, bem como a preservação do estilo ao longo dos anos. Contornos espessos vermelhos – evocam uma sensação de proteção e conforto. Ao entrar na loja, você pode escolher tudo o que precisa de A a Z. E o fundo branco no interior está associado à falta de mobiliário, à criação de um interior de raiz.
Formas geométricas esguias, a mesma distância entre os cubos e as casas, as mesmas letras brancas em largura e altura. Tudo cria uma sensação de harmonia.
Cada um dos detalhes projeta uma sombra escura e curta, que eleva o logotipo acima da superfície, tornando-o volumoso. Enfatiza a abordagem multifacetada e o vôo de fantasia que as compras da Bauhaus oferecem.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo usa uma combinação elegante de branco e vermelho. Este é um conjunto brilhante e suculento que imediatamente o anima e o prepara para a ação.
- O vermelho é ideal para quem está transformando seu espaço e visitando as lojas Bauhaus. Esta é a cor do reparo, da ação, do movimento. No Reich, fechando a escola Bauhaus, chamaram suas ideias de comunistas, o que também pode ter desempenhado um papel na escolha da cor vermelha.
- A cor branca é símbolo de renovação. A oportunidade de começar do zero e criar a casa dos seus sonhos. O branco está associado a branqueamento, massa de vidraceiro, melhoria, novidade, força e confiabilidade de coisas novas. Reflete perfeitamente a ideia de renovar o interior. Além disso, a empresa opta por vender produtos que sejam produzidos sem agredir o meio ambiente. Portanto, o branco é um símbolo de pureza ambiental.
A fonte é semelhante à Incompleeta Regular Reveal.