A indomabilidade do espírito, o mistério místico, a força e o desejo pelo triunfo da justiça refletem a representação gráfica do super-herói dos quadrinhos – Batman. O logotipo do Batman – uma silhueta preta de um morcego, tornou-se a personificação da eterna resistência ao mal.
Batman é um personagem popular dos quadrinhos americanos. Ele apareceu pela primeira vez na revista Detective Comics publicada em 1939. Ele é atualmente um dos super-heróis mais lendários.
Significado e história
O que é o Batman?
Batman é um super-herói, um dos personagens mais populares dos quadrinhos. É conhecido desde 1939, quando apareceu pela primeira vez na revista da editora americana DC Comics.
Na maioria das versões, o logotipo do Batman é a silhueta de um morcego preto com as asas bem abertas. Esta imagem se repete em mais de 30 modificações, nas quais os designers utilizaram os mais diversos tipos de asas, combinando-as com uma capa larga. Além disso, em paralelo, existem duas direções do logotipo: para quadrinhos e para cinema. A primeira lista inclui 21 variedades, a segunda – 12.
No geral, o emblema tem um passado incrivelmente turbulento. A versão atual foi criada por Cathryn Laver (Acalme o Presunto) e é inspirada em quadrinhos temáticos. Além disso, sua evolução estava mudando continuamente de formas simples para formas multicomponentes.
1939
Quando Batman apareceu em Detective Comics # 27, o emblema em seu peito parecia um par de asas abertas com cinco pontas. Não havia cabeça ou orelhas. Essa opção tem o histórico mais curto, porque existia apenas um problema.
1939 – 1941
A 28ª edição da revista traz um super-herói com logotipo atualizado. Orelhas e uma pequena cabeça apareceram nele, e as pontas laterais das asas tornaram-se mais longas. Além disso, os designers fizeram uma “capa” improvisada não com cinco, mas com sete saliências.
1941 – 1944
O símbolo do Batman passou por uma série de mudanças: nos primeiros anos, os artistas da DC o mudaram constantemente, adicionando formatos de design interessantes. Em 1941, eles estilizaram as asas de um morcego, tornando-as angulares, e a cabeça foi removida um pouco, de forma que apenas o topo da cabeça fica visível. Os pontos inferiores das asas foram reduzidos a cinco e significativamente afiados devido ao alongamento.
1944 – 1946
Durante esse período, a figura do morcego gradualmente aumentou de tamanho e o número de pontas nas asas variou de cinco a nove.
1946 – 1950
Desde 1946, as asas perderam sua angularidade. Uma cabeça distinta com orelhas estendidas apareceu no logotipo. O número de “raios” foi reduzido para cinco, pelo que esta opção é o mais próximo possível da versão moderna.
1950 – 1956
O morcego com o emblema do Batman é ampliado e tem uma seção de asa superior arredondada.
1956 – 1958
Este período é caracterizado por um logotipo que reverteu para uma das primeiras modificações – o símbolo compacto e triangular.
1958 – 1960
Dois anos depois, o super-herói recebeu um logotipo radicalmente alterado. Ele retrata um morcego esguio com projeções longas e pontudas em suas asas e uma grande cabeça.
1960 – 1964
Desta vez caracterizou-se por um desenho volumétrico, refletido na versão 1960, à qual o emblema retornou.
1964 – 1966
Na 327ª edição da Detective Comics, o artista Carmine Infantino mal mudou a imagem existente. Ela apenas acrescentou largura e angularidade às asas e também encurtou as orelhas. Seu principal mérito está no oval amarelo pungente, onde a imagem improvisada é colocada. Então essa opção se tornou um culto. O motivo do uso da elipse é muito prático: era necessário encontrar um fundo que tornasse o logotipo mais fácil de ser percebido como marca.
1966 – 2000
Em 1966, o emblema personalizado do Batman foi redesenhado para tornar as asas maiores e preencher o oval. Este logotipo ainda é usado, mas não em quadrinhos, mas em outras áreas.
2000 – 2011
Com o advento do novo milênio, os designers apresentaram uma versão redesenhada. Adquiriu clareza, proporção e harmonia. A elipse amarela foi removida.
2011 – 2016
Batman estreou com este emblema na primeira edição da Detective Comics Vol. 2 após DC Universe. É distinguido por um elemento central alongado e pela ausência de pontos superiores.
2016 – 2018
Quando Rebirth apareceu, o super-herói não devolveu o antigo logotipo, mas redesenhou uma das primeiras modificações. Portanto, não há cabeça na imagem, mas apenas orelhas triangulares afiadas e asas estreitas delineadas com uma linha laranja.
2018 – presente
Nesta versão, as asas do Batman estão bem abertas, o que no máximo se assemelha a um manto balançando ao vento. A imagem do morcego é claramente visível nos contornos graças às cinco pontas afiadas na parte inferior: uma no centro (longa) e duas de cada lado (curta). O topo com garras das asas improvisadas quase fecha sobre a cabeça com a máscara. As orelhas proeminentes são visíveis nele. A cor escura adiciona mistério e mistério ao personagem, escondendo-o de olhos curiosos.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo simboliza Bruce Wayne. Quando criança, ele viveu uma tragédia: seus pais foram mortos diante de seus olhos, então o menino jurou dedicar sua vida à luta contra os criminosos. Daí sua força indomável: quando o herói se depara com a adversidade, ele renasce, se fortalece. Assim, o morcego se tornou a personificação da eterna resistência ao mal e do desejo do triunfo da justiça. O emblema também denota a habilidade de uma pessoa comum de encontrar força e esperança em si mesma, mesmo nos momentos mais difíceis. O logotipo nunca mudou drasticamente, permanecendo dentro da estrutura da simbiose harmoniosa do homem e do morcego.
O logotipo do Batman não é marcado porque é gráfico, não textual. Portanto, o foco principal está na imagem. É ela quem carrega as principais informações. É harmoniosamente enfatizado pela paleta de cores na forma de uma combinação monocromática de preto (morcego, capa de super-herói) e branco (fundo).
Qual é o logotipo original do Batman?
O logotipo original do Batman apresenta a silhueta de um morcego preto com as asas abertas. Esta imagem está presente em todas as variantes, começando pela primeira - a mais minimalista, que ocupou muito pouco espaço no traje do super-herói.
Por que o símbolo do Batman é amarelo?
O amarelo destaca a silhueta do morcego preto no traje cinza do Batman. O oval brilhante apareceu pela primeira vez em 1964. Nos quadrinhos, o personagem diz que o amarelo atrai a atenção dos adversários, que imediatamente o atiram no letreiro, sob o qual está um colete à prova de balas.
Quantos símbolos do Batman existem?
Existem pelo menos quinze versões principais do símbolo do Batman e um grande número de versões adicionais.
Quando o logotipo do Batman foi criado?
A versão de estreia do logotipo do Batman foi criada em 1939. A versão com oval amarelo surgiu em 1964, em 1966 recebeu uma atualização, que ainda hoje é usada. A versão mais recente foi lançada em 2018.