Bass Pro Shops é uma loja privada de pesca e caça ao ar livre, de propriedade de Johnny Morris. É representado por 200 pavilhões comerciais nos EUA e Canadá, que são visitados por até 200 milhões de compradores por ano. As lojas apresentam designs diferenciados em cinco estilos, desde natureza aberta com árvores e cachoeiras (Outdoor World), postos avançados (Outpost), motivos de pântanos e rios (Stick Marsh e White River Outpost) até opções esportivas (Sportsman’s Center). Todas as lojas têm aquários gigantes, o mais famoso deles, Wonders of the Wild, está localizado na cidade natal de Morris. Os pontos de venda apresentam produtos de produção própria: White River Marine Group (barcos), Offshore Angler (artigos de pesca), RedHead (roupas e equipamentos). O império gera uma renda de cerca de 6,5 bilhões de dólares.
Significado e história
O que é Bass Pro Shops?
Varejistas americanos de propriedade privada BPS Direct, L.L.C., oferecem uma grande variedade de produtos ao ar livre, caça e pesca vendidos em pavilhões estilizados. Hoje, existem cerca de 200 pontos de venda, que empregam 40.000 pessoas. A receita da empresa é de US$ 6,5 bilhões.
A história do gigante começou com uma pequena prateleira com mercadorias no porão da loja de bebidas de seu pai. Aos 21 anos, para Johnny Morris, apaixonado pela pesca esportiva, essa era uma boa opção. A cada ida à competição, ele trazia bugigangas, iscas e as vendia para os pescadores locais. O jovem empresário direcionou seu lucro para a abertura de empresas produtoras de barcos e equipamentos, bem como para instalações turísticas e conservação da natureza. Portanto, a primeira loja independente Bass Pro apareceu apenas 9 anos depois (1981). Dela cresceu gradualmente um grande negócio, composto por indústrias, lojas, cafés e museus, que ensina os americanos a admirar, amar e proteger a vida selvagem.
Apesar do logotipo da empresa ter mudado 4 vezes, essas mudanças não foram significativas. A forma do emblema e os sinais visuais permaneceram constantes. Apenas a tela colorida foi melhorada.
1971 – 1972
O primeiro logotipo foi projetado para a “empresa” comercial de Morris no porão da loja de seu pai, onde recebeu várias prateleiras. O emblema retrata um poleiro – um peixe que um empresário caça profissionalmente há 5 anos. Na América, o poleiro é chamado de baixo. E eram mercadorias para a pesca de perca que Morris originalmente vendia. O prefixo Pro indica produtos para a pesca esportiva profissional.
Apesar do fato de que na lista subsequente de mercadorias a imagem do poleiro foi bastante expandida e o nome das lojas permaneceu o mesmo.
O logotipo era simples e conciso. No círculo amarelo do emblema na cabeça, em palavras, o nome do proprietário. Abaixo, no centro, está a imagem de um peixe curvo e de boca aberta. Ela estava usando um chapéu-coco marrom Brown Derby (o nome dado às lojas de bebidas do pai de Morris). O nome Brown Derby está escrito nas laterais do chapéu-coco. E na parte inferior em um círculo em grandes letras vermelhas está o nome Bass Pro Shops. Abaixo em letras pequenas: Sede em Springfield.
O logotipo dava uma visão completa de que tipo de mercadorias a empresa oferece, onde está localizada e quem é o proprietário. Acentos bem pensados foram feitos no poleiro e no nome da saída. Em geral, o emblema lembrava uma medalha de pescador. Esta associação foi reforçada pela orla castanha e pela imagem de um peixe, que correspondia à utilizada pela Bass Anglers Sport Society para a pesca da perca.
1972 – 1977
Itens para pesca e caça tornaram-se mais populares do que a bebida do pai. Eles ainda eram vendidos no quintal, mas não precisavam mais do nome da loja do pai no emblema. Por isso, o logotipo foi redesenhado. A alusão a Brown Derby foi removida dele.
Em geral, o sinal se estendia e tomava uma forma oval. A imagem de um poleiro foi movida para bombordo e o peixe substituiu a borda do logotipo por sua curva. Dentro do medalhão está o nome da loja Bass Pro Shops, como marca já registrada com um crachá especial. Abaixo, em letras pequenas, havia uma menção a um local em Springfield.
O emblema foi feito em preto e branco, o que mais se aproximava do nome do poleiro retratado no logotipo, pois pertencia à família do poleiro preto (Micropterus salmoides). Além disso, a loja ainda estava na sombra da loja de seu pai, o que é refletido com bastante precisão na escala em preto e branco.
1977 – 1984
O empresário não tinha pressa em expandir a rede comercial. Seus esforços foram direcionados não apenas para vender bens de outras pessoas, mas para organizar seus próprios empreendimentos. Em 1978, o primeiro estaleiro para construir Tracker Boats foi aberto. Além disso, Morris se preparava para abrir a primeira loja independente. Essas ideias de promoção e desenvolvimento ativo estão refletidas na atualização do logotipo. Ela mudou sua cor para vermelho com um fundo cinza claro. A menção da localização da sede do emblema foi retirada, uma vez que a empresa fabricante de barcos estava localizada em outra cidade.
Cinza claro e vermelho criaram um belo contraste e transmitiram a ideia de energia e confiança.
1984 – 1998
Em 1981, a primeira loja completa abriu em Springfield. Assim que o outlet e os negócios começaram a gerar renda, Morris direcionou recursos para sua principal missão – a conservação da natureza. Ele comprou o terreno e organizou o complexo resort Big Cedar Lodge com cavernas, uma reserva de museu e um parque natural. A ideia de proximidade com a natureza se reflete no logotipo atualizado, que adquiriu cores mais naturais.
O poleiro lembra um dos bichos de pelúcia expostos nas lojas do empresário. Foi feito em verde, vermelho, preto e branco (na natureza, o peixe tem um tom verde de escamas e um padrão mais escuro nas laterais). O fundo do logotipo voltou a ficar amarelo e o nome da empresa ficou vermelho.
O amarelo é o emblema do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA. E vermelho é a cor do sangue e da atenção aos problemas da vida selvagem.
1998 – presente
O empresário continua a destinar muito dinheiro para a proteção da natureza e transforma suas lojas em oásis inteiros. Apresenta aos visitantes a diversidade animal e a beleza do mundo selvagem. Através de seus esforços, o maior monumento da vida selvagem foi aberto, ele faz contribuições para organizações ambientais. As lojas não apenas vendem equipamentos, mas também realizam aulas sobre como permanecer na natureza.
Como resultado de suas atividades, Morris recebeu o Prêmio de Conservação Roosevelt em 1990. Este reconhecimento é refletido no logotipo. Ficou ainda mais natural. Em sua última encarnação, o emblema ganhou tridimensionalidade, e a cor do peixe lembra muito um vivo. As letras do nome também têm uma sombra e parecem volumosas. Eles e a orla preta são estilizados como escamas. Parece que a inscrição e o poleiro se elevam acima do fundo amarelo. Isso demonstra a grandeza e as conquistas da empresa.
Em 2017, a Morris assumiu seu maior concorrente, o Cabela’s. E hoje é a loja mais original e autêntica para pesca e caça. Ele continua cumprindo sua missão e em 2019 foi premiado com a medalha Audubon.
Fonte e cores do logotipo
As cores principais do emblema por um longo tempo: amarelo, vermelho, verde.
- Amarelo – associado a um dia ensolarado, bom humor, natureza florescente. Prevê riqueza e lucro.
- Vermelho – a cor da liderança (Barco Tracker nº 1 em vendas na América), sangue, um alerta sobre uma atitude cuidadosa e cuidadosa.
- Verde – a cor da natureza, lagoas, peixes, roupas de camuflagem.
A fonte de inscrição é elegante com serifas Accia Moderato Bold Italic.