O Baltimore Ravens é um time profissional de futebol americano que joga na National Football League desde 1996. Foi fundado por Arthur Bertram (Art) Modell, dono do Cleveland Browns há 35 anos. Então ele encontrou dificuldades financeiras: as autoridades de Cleveland se recusaram a pagar pela reconstrução do estádio.
Art Modell anunciou em 6 de novembro de 1995, sua intenção de realocar a equipe para Baltimore, onde lhe prometeram um subsídio operacional anual de US $ 25 milhões. Apesar da controvérsia, o assunto foi resolvido: o clube Cleveland Browns permaneceu em casa junto com o uniforme e os prêmios. Mas Art Modell manteve os contratos atuais com os jogadores e conseguiu uma nova franquia. Foi assim que Baltimore conseguiu um time de futebol americano na NFL – pela primeira vez em 13 anos desde que o Baltimore Colts se mudou para Indianápolis.
Arthur Bertram perdeu o direito à Browns e não conseguiu comprar o apelido Colts. O apelido Ravens foi escolhido por concurso e anunciado em 29 de março de 1996. A lista inicial consistia em mais de 100 apelidos. Os organizadores reduziram para 17 e os representantes de um grupo de foco – para 6. As pessoas que participaram de uma pesquisa por telefone preferiram três opções: Ravens, Americanos e Marotos. Após o anúncio de uma lista restrita, o jornal Baltimore Sun lançou um concurso de fãs: mais de 21.000 das 33.000 pessoas votaram nos Ravens. Esse apelido se refere ao poema de Edgar Allan Poe, de nome semelhante, que está enterrado em Baltimore.
Devido a dificuldades financeiras contínuas para a organização, a NFL instruiu Art Modell a iniciar a venda de sua franquia. Em 27 de março de 2000, os proprietários da NFL aprovaram a venda de 49% dos Ravens a Steve Bisciotti, que já possuía uma pequena parcela. Em 9 de abril de 2004, a NFL aprovou a compra de um empresário pela participação majoritária no clube. O dono do clube anterior manteve 1% das ações e continuou trabalhando na sede como consultor.
Significado e História
O que é Baltimore Ravens?
O Baltimore Ravens é o time que se juntou à Liga Nacional de Futebol em 1996. Eles jogaram na Divisão Norte desde 2002 e anteriormente jogaram na AFC Central. Sua sede está localizada no subúrbio de Baltimore – Owings Mills.
Baltimore Ravens tem dois logotipos desde 1996. Eles tiveram que mudar o primeiro sob decisão do tribunal por causa de violação de direitos autorais. O demandante era Frederick Bouchat, um artista amador em Maryland. Frederick Bouchat tinha certeza: ele já tinha visto esse desenho com um escudo alado e a letra “R” em algum lugar, e nem mesmo “em algum lugar”, mas entre suas obras. Ele enviou seu projeto do escudo alado para a Autoridade do Estádio de Maryland por fax antes da abertura do clube de futebol. Ele pediu um capacete com autógrafo em troca do design. Em 5 de junho de 1996, o clube apresentou um logotipo semelhante; no entanto, a solicitação do designer não foi executada. Os processos judiciais duraram mais de dez anos. O tribunal decidiu que o Baltimore Ravens deve pagar ao detentor dos direitos US $ 100 por cada uso desta imagem durante seus futuros jogos na NFL. Como resultado, ela mudou sua marca, mantendo o link para o tema corvo.
1996 – 1998
O primeiro logotipo do Baltimore Ravens é um infame Flying B. De acordo com a administração do Baltimore Ravens, foi fabricado independentemente de Frederick Bouchat. O elemento central é um escudo que honra a heráldica de Baltimore. É triangular e pontiagudo, típico das tradições heráldicas francesas antigas dos séculos XIII-XIV. É pintado nas cores oficiais da equipe: roxo, preto e dourado metálico.
Há uma letra maiúscula “B” (significa “Baltimore”) com três rabiscos de comprimentos diferentes no meio do escudo. É emoldurada pela palavra “Ravens” no alto e uma cruz embaixo. Esta bottonia cruzada vem de marcações rúnicas e refere-se à arte heráldica da Europa Ocidental. Este emblema apresenta asas de corvo estendidas de um escudo.
1999 – presente
O símbolo atual do clube de futebol foi introduzido em 1999 e nunca mudou desde então. Isso prova sua total conformidade com o conceito de Baltimore Ravens: há um corvo no logotipo e uma referência ao nome da cidade. Por mais de 20 anos, ele conseguiu se tornar um culto e agora está firmemente associado à equipe, o que não permite abandoná-lo e desenvolver um design radicalmente novo. Por isso, por duas décadas, os uniformes dos jogadores de futebol foram decorados com a imagem de uma cabeça de pássaro com a letra “B” na lateral.
Fãs do Baltimore Ravens escolheram: o jornal Baltimore Sun fez uma pesquisa mostrando três designs para um novo logotipo. O time de futebol deixou o formato heráldico e preferiu o estilo Denver Broncos. O novo emblema do Baltimore Ravens apresenta o perfil da cabeça de um corvo. As cores de identidade são as mesmas, mas a cor preta é usada apenas para as bordas. A letra “B” com um rabisco, é sobreposta no lado esquerdo da cabeça do corvo. O dono do clube, Art Modell, insistiu na sua presença.
Fonte e cores do logotipo
O Raven é o eterno tema dos Baltimore Ravens e se reflete em ambos os emblemas. Mas se antes a ênfase estava nas asas, agora o centro é ocupado por uma cabeça azul com um grande bico branco. Além disso, os artistas destacaram deliberadamente o olho em vermelho para enfatizar a agressão oculta. A letra “B” merece atenção especial – a primeira na palavra “Baltimore”. Está no lado esquerdo do logotipo.
“B” foi desenhado à mão e os artistas não usaram fontes padrão para criá-lo. Eles foram guiados apenas por suas idéias e desejos dos líderes do clube de futebol. A letra é extraordinariamente estilizada: não tem serifas, mas uma linha horizontal alongada no topo. Nesse caso, o contorno branco ao redor de “B” complementa a cor dourada básica. A paleta de logotipo também inclui azul marinho, vermelho e preto. Os designers conseguiram combinar tons para que a composição geral parecesse holística e harmoniosa.
Por que os Ravens mudaram seu logotipo?
A equipe teve que abandonar seu primeiro logotipo por ordem judicial porque foram acusados de violação de direitos autorais. Um artista abriu um processo contra o Baltimore Ravens por supostamente roubar sua ideia quando ele lhes enviou um esboço de um emblema pedindo que eles o trocassem por um capacete autografado. Representantes do clube não só não deram o capacete ao artista, mas também se apropriaram de sua obra.
O que significa o logotipo do Baltimore Ravens?
A cabeça do corvo ilustra o nome e o mascote do time, e a letra B representa a cidade de Baltimore. O pássaro parece ameaçador para demonstrar um espírito competitivo e vontade de vencer. A paleta corresponde ao esquema de cores oficial do Baltimore Ravens.
Como o Baltimore Ravens conseguiu seu logotipo?
Quando um tribunal decidiu que os Baltimore Ravens deveriam pagar a Frederick Brouchat $ 100 para cada uso do logotipo do escudo alado, decidiu-se mudar o design. Foi assim que surgiu um novo emblema, que ainda hoje existe. Possui a cabeça de um corvo com um olho vermelho, penas azuis, um bico branco e um largo contorno dourado.
Os Titãs pisaram no logotipo do Ravens?
Sim, os Tennessee Titans pisaram no logotipo do Baltimore Ravens no campo de futebol para mostrar sua superioridade e desrespeito. Os corvos não ficaram endividados: venceram seus rivais e dançaram uma dança de vencedores em seu logotipo. Por causa disso, Marcus Peters, de Baltimore, foi multado em US $ 15.000.