Outrora o filme de maior bilheteria de 1985, Back To The Future é agora uma franquia de mídia global que inclui videogames, quadrinhos, brinquedos, brinquedos, séries animadas e musicais teatrais. A trilogia de mesmo nome tornou-se um verdadeiro fenômeno cultural – principalmente por causa de sua abordagem inovadora. Os personagens principais estão presos no passado, efeitos especiais marcantes e uma trama inusitada foram muito apreciados pela crítica.
Significado e história
De Volta Para o Futuro foi criado por Bob Gale e Robert Zemeckis. Eles persistentemente lançaram a ideia de um novo filme para vários estúdios de cinema, mas foi rejeitado mais de 40 vezes. No final, eles conseguiram insistir por conta própria e, em 1985, a comédia de ficção científica ainda saiu nas telas. Fez tanto sucesso que precisava de uma continuação. Portanto, houve duas sequências que não trouxeram a receita esperada. No entanto, também influenciaram a cultura pop, pois a trilogia lançou uma franquia global conhecida em todo o mundo.
A linha de produtos de mídia Back To The Future compartilha um logotipo comum. Parece com o do pôster do primeiro filme: letras laranja e azul em relevo com uma seta. Os decalques das sequências têm uma estrutura semelhante, mas o número da peça é indicado neles.
1985
Em 1985, estreia o lendário filme sobre as aventuras de um estudante do ensino médio e um cientista excêntrico, que entrou no passado em uma máquina do tempo. Ao mesmo tempo, foi apresentado um logotipo em várias partes contendo o nome do filme. A primeira linha continha a palavra “BACK”, a segunda – “TO THE” (dividida em duas linhas) e “FUTURE”.
Para o design, foi usado um gradiente linear: a parte superior e inferior da inscrição eram vermelho-laranja e o meio suavemente se transformava em amarelo. Todos os elementos tinham um contorno azul. As letras “C” e “K”, bem como “R” e “E” se fundiram nas bordas. No lado direito da palavra “BACK” havia uma seta apontando para a esquerda e combinando com a forma do entalhe dentro do “K”. Ela parecia incomum por causa da linha quebrada.
1989
Para a segunda parte da trilogia, foi criado um logotipo semelhante, mas com alguns acréscimos. A maior inovação foi o numeral romano “II”, localizado no canto inferior direito. Uma seta adicional apontava para ela, dentro da qual estava escrita a palavra azul “PARTE”. Os contornos azuis ficaram azuis, o laranja escuro ficou vermelho e o amarelo assumiu um tom frio de limão.
1990
A marca registrada do terceiro filme praticamente não foi diferente do segundo logotipo. Os desenvolvedores apenas removeram a inscrição “PART” e levantaram levemente o lado direito do texto para obter um arranjo diagonal de linhas.
O design do emblema Back To The Future é muito simbólico. As letras da palavra “BACK” são colocadas para trás, à esquerda. A seta ao lado aponta na mesma direção. A frase “PARA O FUTURO”, ao contrário, está inclinada para a direita, como se estivesse sendo puxada para frente, seguindo a segunda seta. As linhas tracejadas representam o movimento. Com a ajuda de técnicas gráficas simples, os criadores do logotipo mostraram a dinâmica e expressaram o significado da trilogia.
Fonte e cores do logotipo
Cyril Bourreau projetou o tipo de letra Back To The Future com base nas letras, um negrito sans serif com letras “caindo”. Foi introduzido em 2002. O esquema de cores dos três emblemas da trilogia é ligeiramente diferente. Se a paleta do primeiro filme é baseada em uma combinação de vermelho-laranja e azul, em outros casos é apresentada uma combinação de vermelho escuro (quase bordô), amarelo pálido e azul.