Significado e história
Tim Burling nasceu em 8 de setembro de 1989 em Estocolmo, em uma família pobre com muitos filhos. Apesar dos recursos limitados, desde a infância o cara se interessou por música e ajudava seus músicos e DJs familiares de graça porque eles o ensinavam e o deixavam tocar instrumentos diferentes. Todos em sua família adoravam música – seu pai adorava as canções de Ray Charles, suas irmãs ouviam glam rock, irmãos hard rock, um vizinho que apoiava muito o menino mostrou a ele toda a beleza da música clássica.
Ainda adolescente, Tim começou a escrever suas próprias canções. Uma vez, ele disse aos repórteres que quando criança, como todos os meninos, gostava de videogames e decidiu escrever um remix da trilha sonora do popular videogame Lazy Jones. Os desenvolvedores do jogo gostaram muito do single e forneceram a Tim um estúdio profissional para gravar a música, que rapidamente se tornou popular com o nome de “Lazy Lace”. Um grande centro de produção se interessou por um cara talentoso e fechou contrato com ele.
Aos 21 anos, Tim já se tornou um cantor famoso. Seus singles “Seek Bromance”, “My Feelings for You”, “Levels” e “Blessed” alcançaram as primeiras linhas das paradas suecas e depois europeias. Em seguida, o cara se apresentou sob os pseudônimos Tim Berg e Tom Hangs.
Ele assumiu o nome artístico de Avicii em 2011, quando se tornou o DJ principal em Estocolmo. Tim disse que esta palavra na filosofia budista significa inferno, para onde os pecadores vão após a morte. Então ele mesmo criou um logotipo original, que passou a fazer parte de sua imagem.
Muitas estrelas mundiais se apresentaram com prazer com um cara jovem e bonito que escreveu canções que empolgaram o público. Em 2011, aconteceu sua primeira turnê pela Europa. Em 2012, houve um grande escândalo com a cantora Leona Lewis, que roubou a melodia de Avici para sua música “Penguin”. O caso de plágio foi a tribunal e a cantora foi forçada a reconhecer a autoria de Avicii. Este escândalo de alto perfil aumentou sua popularidade.
Em 2012, Avicii colaborou com David Guetta para escrever “Sunshine”, que foi indicado ao Grammy Music Awards.
Ao mesmo tempo, o sonho de infância de Tim se tornou realidade – ele subiu no palco e cantou com Madonna seu remix da música “Girl Gone Wild”. A cantora gostou muito do dueto e convidou Avici para fazer um show separado com ele. Mas a preparação para isso parou por razões desconhecidas.
Em 2013, a revista Forbes o incluiu no TOP-10 dos DJs mais bem pagos do mundo – a receita de Avici era de mais de US $ 20 milhões por ano. Em 2016, o cara cancelou todas as turnês e se aposentou.
Em 20 de abril de 1918, durante as férias em Muscat (Omã), Avicii cometeu suicídio em um quarto de hotel cortando as veias. Ele deixou um bilhete de suicídio no qual explicava os motivos de sua saída voluntária aos 28 anos, no auge de sua fama e um homem muito rico. Descobriu-se que por vários anos o jovem, que escrevia música alegre e descolada, estava na mais profunda depressão, com a qual não conseguia lidar.
No final de 2018, Avicii foi postumamente classificado em 15º lugar entre os DJs de todos os tempos pela DJ Magazine.
2008 – 2013
O logotipo de estreia é a base para todas as variações subsequentes, incluindo o ícone. Ele é reconhecível em cada golpe e inclinação, já que o desenvolvedor tocou o pseudônimo de DJ de maneira interessante. Os dois primeiros personagens parecem idênticos, como se fossem figuras espelhadas, invertidas uma em relação à outra. “A” é usado sem barra central e “V” é inclinado. O restante dos caracteres também corresponde ao estilo escolhido: “C” parece um círculo ligeiramente entalhado e todos os três “I” têm a forma de barras verticais sem pontos.
2011 – 2018
O emblema foi criado em 2011 e joga com o pseudônimo do músico. Consiste em dois triângulos pretos frente a frente com lados diagonais (hipotenos). Sob o apelido de Avicii, o cara já se cadastrou na rede social e, quando o sucesso veio, decidiu tomá-lo por um nome artístico.
Os dois triângulos são as duas primeiras letras estilizadas de seu nome: uma significa “A”, a segunda, invertida, significa “V”.
2013 – 2018
Nesta versão, os designers corrigiram as pernas das letras e usaram cortes retos em vez de bordas arredondadas. Como resultado, a palavra “AVICII” parece mais brutal, porque cada lado dos personagens é exatamente um plano cortado. Além disso, o corte certo em “V” é feito verticalmente, e não horizontalmente, como o resto dos personagens. Os desenvolvedores também engrossaram um pouco as letras, tornando-as em negrito.
Fonte e cores do logotipo
Avicii usa o Avant Garde Gothic da ITC como referência visual, embora alguns vejam muitas semelhanças com Vermin Vibes 2 Soft e Vermin Vibes 2 White.
O primeiro logo tinha uma imagem agressiva, com cantos bem definidos. Mas em 2013, nos álbuns “Wake Me Up” e “True”, o autor colocou uma versão mais suave e atraente, e também passou a usar não só as cores branco e preto, mas também o cinza. Mais tarde, ele usou três versões de seu emblema:
- letras brancas em um fundo cinza;
- letras cinza em um fundo branco;
- letras brancas em um fundo preto.
O logotipo da Avici é reconhecível e faz parte da sua imagem como músico e DJ. Ele permanecerá para sempre na cultura mundial, como a música criada por essa pessoa talentosa.