A AutoZone é uma grande varejista de autopeças que atende os mercados americano, brasileiro e mexicano. A rede é composta por 6.549 lojas e está sediada em Memphis. As vendas passam pelo site, lojas, armazéns e correios. A receita total é de 11 bilhões de dólares.
Significado e história
O que é AutoZone?
Empresa pública de autopeças fundada em 1979 por Pitt Hyde. As lojas estão abertas em todos os estados dos EUA, México, Havaí e Brasil. O lucro líquido em 2020 foi de US$ 1,8 bilhão.
A empresa foi fundada por Joseph Reeves Hyde III em 1979 como uma divisão do negócio de mercearia de sua família. A primeira loja da empresa foi aberta no Arkansas. E depois de apenas três anos, já eram 74 lojas e um armazém de 9.000 metros quadrados. Em 1985, Hyde vendeu ações ao fundo de investimento Kohlberg Kravis Roberts para atrair investimentos adicionais e, em 1991, as ações começaram a ser negociadas na bolsa de valores. Isso levou à separação da empresa da matriz, expansão e modernização. Em 2020, 6,5 mil unidades operaram.
A empresa só atualizou sua marca visual uma vez, e apenas porque a primeira infringiu os direitos autorais da Radio Shack, uma loja de eletrônicos fundada muito antes, em 1921. Portanto, despedindo-se da empresa-mãe Malone & Hyde, Hyde decidiu mudar o nome para AutoZone e alterar o logotipo.
1979 – 1988
O logotipo era uma letra vermelha “Auto Shack” em itálico. Era uma continuação da fita laranja, dividida em faixas diagonais por linhas brancas de diferentes espessuras.
Este arranjo criou uma sensação de movimento. A empresa está avançando, deixando para trás mais pontos de venda e clientes satisfeitos. Quanto mais próximo da inscrição, mais listras brancas foram espalhadas, o que visualizou a aceleração. A inclinação das letras e a cor vermelha brilhante é outro símbolo de energia, condução rápida. Crescimento ativo e promoção da AutoZone no mercado. Fundo branco – sem obstáculos. Atualização constante da gama e desejo de inovação. A empresa foi a primeira a entregar peças de reposição a pedido do motorista, organizou o aluguel de ferramentas e introduziu ativamente novas tecnologias eletrônicas e de Internet em seu trabalho.
As listras brancas e laranja evocam associações com os sinais de trânsito e guarda-corpo erguidos durante as reformas. O nome da empresa deixa esses sinais para trás, mostrando que eles ajudam os carros a se manterem em movimento.
1988 – presente
Em 1986, a Auto Shack cortou os laços com sua empresa-mãe e seguiu com uma remarcação completa em 1987. Além de mudar o nome, o logotipo sofreu pequenas alterações. Uma sombra foi adicionada das letras e listras laranja e brancas. Ela criou a impressão de que o logotipo se eleva acima do solo e deixa sua sombra nele.
Essa decisão indicou a grande importância no mundo dos carros, que é ocupado pela AutoZone. Informações sobre Pitt Hyde e sua empresa foram incluídas nos dados do museu histórico “Automobile Hall of Fame”. Dos vendedores de autopeças, ele foi o único a ser tão homenageado. A empresa patrocina a NASCAR e possui um time de beisebol. Nos Estados Unidos, México e Brasil, foram abertos 6,5 mil pontos de atendimento para motoristas. Portanto, a contribuição da empresa para o mundo dos carros é realmente significativa.
A borda branca das letras indica a reputação positiva da empresa e seu desejo de novas alturas.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo da AutoZone usa três cores primárias: vermelho, branco e laranja.
- Vermelho – energia, amor pelo trabalho, rapidez, resolução rápida de problemas.
- Laranja – atendimento ao cliente, bom serviço, a alegria de reparar avarias.
- Branco – inovação, reputação impecável.
Os logotipos antigos e novos têm a mesma fonte, que lembra o Sugo Pro Display Bold Italic.