Australia Post opera como uma empresa estatal e oferece uma série de serviços adicionais, além de serviços básicos, como serviços bancários, seguro de viagem, câmbio de moeda, fotografia de documentos e material de escritório. Ela se financia com os lucros que obtém e não tira dinheiro do orçamento australiano. Sua rede inclui cerca de 7.000 agências em cidades e vilas remotas. Às vezes, essa é a única maneira de se comunicar com o mundo exterior.
Significado e história
O que é Australia Post?
Como o próprio nome sugere, é uma agência dos correios que opera no continente australiano. Possui 4 462 agências e atende mais de 10 milhões de clientes diariamente, oferecendo diversos tipos de entrega de correio: standard, courier e expresso.
Australia Post foi estabelecido em 1975, mas sua história pode ser rastreada até 25 de abril de 1809, quando o primeiro serviço colonial de entrega de cartas foi introduzido. Após a unificação das colônias em 1901, os díspares sistemas postais passaram a fazer parte do Departamento de Correios-Gerais, que fornecia serviços de telecomunicações aos habitantes do continente. Em 1975, o departamento foi extinto e comissões especiais assumiram suas funções. Entre eles estava a Australian Postal Commission, que mais tarde se tornou o Australia Post.
Com o desenvolvimento dos correios, surgiu a necessidade de um novo posicionamento – mais moderno e adequado à era do e-commerce. Ao mesmo tempo, a identidade visual precisava preservar a herança da marca, o que ia contra o desejo de progresso. Portanto, se houve alterações, foram muito pequenas.
1975 – 1996
Pieter Huveneers foi contratado para criar o primeiro logotipo do Australia Post. A artista brincou com a letra “P”, retratando-a como uma tira e um semicírculo em espaço negativo. O estilizado “P” divide o círculo vermelho em dois. O lado esquerdo parecia meio oval, e o direito tinha a forma de um chifre, que era usado pelos arautos na Idade Média.
O desenho foi complementado pela inscrição “Australia Post” localizada à direita em duas linhas. Os designers o tornaram preto e escolheram uma fonte sans-serif simples para o design. As primeiras letras em ambas as palavras eram maiúsculas.
1996 – 2014
Em 1996, o logotipo era baseado em um longo retângulo vermelho. Nesse caso, a semi-oval e o pictograma foram repintados de branco e o “P” de vermelho. Ao lado deles estava o nome do serviço postal. A palavra “AUSTRÁLIA” foi escrita em letras pequenas. O “POST”, por outro lado, chamou a atenção de imediato pelas letras grandes e pelo “P” estilizado. A mesma marca nominativa “POST” com um “P” aberto foi criada em 1991. Essencialmente, os designers simplesmente a pegaram e moveram em um retângulo para complementar o emblema circular.
2014 – 2019
Australia Post redesenhado novamente após adquirir o serviço de entrega StarTrack. Os desenvolvedores separaram visualmente o símbolo do chifre, removendo a base comum – o retângulo. Mas eles colocaram o ícone em um quadrado vermelho, então ele permaneceu branco. Apenas a cor da inscrição mudou, que acabou por ser em um fundo claro.
2019 – presente
Em 2019, a empresa Maud, sediada em Melbourne, restaurou o logotipo original do Australia Post, criado em 1975. Os designers redesenharam apenas ligeiramente a tipografia, tornando as letras grandes e vermelhas. Antes do rebranding, foi realizada uma pesquisa, da qual participaram executivos e gerentes gerais. Os especialistas conheceram a opinião dos stakeholders e, com base nos dados obtidos, elaboraram uma estratégia de negócios.
Como parte do projeto, os designers deram à trompa de Pieter Huveneers uma segunda vida. O símbolo icônico, em sua forma original, voltou aos uniformes, sinalizações, pinturas, mercadorias, automóveis e estourou no mundo digital. Agora ele é encontrado nos correios de todo o país com uma nova marca nominativa. Na versão clássica, a inscrição está à esquerda, mas também existe uma versão horizontal, onde a frase “AUSTRALIA POST” está na parte inferior.
O logotipo contém um ícone em forma de instrumento de sopro, que antes era usado para sinalizar a chegada de um carteiro. Os mensageiros tocavam a buzina quando traziam correspondência ou saíam da cidade. Era popular na Idade Média, mas agora perdeu seu significado original. Esse atributo sobreviveu apenas como um elemento tradicional de muitos emblemas, incluindo a marca do Australia Post.
Fonte e cores do logotipo
Em logotipos 1996-2019 Sans serifs da família Zurich são apresentados: Zurich Condensed foi usado para a primeira palavra, e um Zurich Extra Black modificado foi usado para a segunda. Em 2019, os designers decidiram enfatizar a importância da Austrália, por isso aumentaram o nome do país, igual a “Post”. Uma fonte sans serif personalizada equilibra o “P” estilizado em um círculo. É muito semelhante ao Brix Sans Medium criado em 2014 por Livius Dietzel e Hannes von Döhren. Uma fonte semelhante é Neology Grotesque Regular. Foi lançado no mesmo ano pela Shinntype.
Tanto a inscrição como o chifre da coluna são de cor vermelha. O tom rico # DD1223 é a base da identidade visual do Australia Post. É complementado pelo branco, que serve de fundo e forma uma lacuna em forma de “P” dentro do círculo.
O símbolo do Australia Post é protegido por direitos autorais?
O símbolo do Australia Post não é protegido por direitos autorais porque contém apenas elementos simples que não são considerados originais. Portanto, o sinal é de uso público gratuito.
Que fonte é Australia Post?
As letras do logotipo do Australia Post variam por ano. Por muito tempo, ela foi tocada com uma reminiscência grotesca de Helvetica Heavy. Os autores da fonte são os designers Eduard Hoffmann e Max Miedinger. Eles o desenvolveram em 1957.
O que é o logotipo do Australia Post?
O logotipo do Australia Post é uma combinação de dois símbolos importantes. O primeiro é o P visto no espaço negativo. Ela transmite a primeira letra do nome do serviço postal. O segundo é um chifre. Anteriormente, era usado para notificação durante a entrega de correspondência.
Como o Australia Post é financiado?
Ela se autofinancia. Ou seja, usa seus próprios ativos para desenvolvimento e lucro. Seu único acionista é o governo da Austrália.