O cativante logotipo do Arizona Coyotes se destaca por sua originalidade em sua execução lacônica. A imagem estilizada do focinho do coiote simboliza velocidade, velocidade relâmpago, evasividade e alguma nitidez, característica do estilo dos jogadores de hóquei do clube.
O Arizona Coyotes é um time profissional americano de hóquei no gelo com sede em Glendale, Arizona. Ela faz parte da National Hockey League, é membro da Divisão do Pacífico e joga na Conferência Oeste. A época de sua formação é dezembro de 1971. Agora os atletas são comandados por Alex Meruelo e treinados por Rick Tocchet.
Significado e história
O que é Arizona Coyotes?
O Arizona Coyotes é um time profissional de hóquei no gelo. Ela faz parte da NHL, onde compete na Conferência Oeste, como membro da Divisão Central. Foi fundada em 1971 com o nome de Winnipeg Jets. Desde 2019, é propriedade exclusiva do bilionário Alex Meruelo.
O clube foi formado no início dos anos 70 do século passado e originalmente fazia parte da World Hockey Association. Depois que a WHA se desfez, ela se tornou uma das quatro franquias que se juntou à NBA e recebeu a adesão oficial em junho de 1979.
Além disso, a equipe tem três nomes. Ela fez sua estreia como Winnipeg Jets, tornou-se Phoenix Coyotes em 1996 depois de se mudar para Phoenix, e em 2014 como resultado de sua mudança para o Arizona – Arizona Coyotes. Tudo isso se refletia no emblema, que mudou muitas vezes (presumivelmente cinco). Os jogadores de hóquei devem retornar à Divisão Central em 2021, quando a franquia de expansão de Seattle ingressar na liga.
1972 – 1973
Por um ano, o Arizona Coyotes jogou na WHA com o emblema vermelho. No campo carmesim estava um jogador de hóquei com um taco balançando para fazer um passe preciso. A figura do atleta, junto com a munição, foram desenhadas esquematicamente – na forma de pinceladas azuis e brancas alternadas. Uma larga faixa passou sob os pés do jogador, que, estreitando, virou para cima em direção ao plano azul. HOCKEY CLUB estava escrito na linha branca. Mais algumas palavras foram postadas acima: “WINNIPEG” e “Jets”, onde “J” era tocado na forma de um taco de hóquei. Todos os elementos estavam em um círculo que parecia um disco.
1973 – 1979
Continuando com a WHA, a equipe recebeu um novo logotipo. Essencialmente, seus elementos permaneceram os mesmos, mas foram reagrupados. Os desenvolvedores enfatizaram ainda mais as semelhanças entre o clube e o “J”, conectaram as partes superiores das letras “E” e “T”, aumentaram e curvaram o “S”. A palavra “WINNIPEG” foi colocada abaixo de “Jets” e “HOCKEY CLUB” foi totalmente removido. Os designers incorporaram o tema de voos no céu em um avião em um disco de hóquei vermelho. Um círculo azul escuro com bordas vermelhas serviu como pano de fundo.
1979 – 1990
A versão inicial do logotipo refere-se ao primeiro período de existência do clube. Ele apresenta um avião azul escuro em um círculo vermelho, “Jets” brancos com um taco de hóquei em vez de “J” e a palavra bordô “Winnipeg” abaixo. É usado um fundo azul escuro com uma linha de borda vermelha. Todos os elementos estão em um grande círculo.
1990 – 1996
Em 1990, a administração decidiu mudar o logotipo, adicionando clareza e luz a ele. Como resultado, surgiu um logotipo com fundo branco, em cujo fundo estão localizados o clube e o nome da equipe. Agora as palavras “Winnipeg” e “Jets” estão invertidas: a primeira está na parte superior e a segunda na parte inferior. Além disso, os designers acrescentaram detalhes originais, usando um chapéu comum para as letras “ets”, e representando “J” na forma de um grande clube, indo além do círculo de borda. Nos locais de sua intersecção com a linha vermelha, sombras vermelhas estilizadas são claramente visíveis.
1996 – 1999
Em 1996, uma nova página na história da logomarca se abriu, pois o clube mudou-se para a cidade de Phoenix e mudou seu status e, com isso, o nome. Durante este período, ficou conhecido como Phoenix Coyotes e recebeu um simbolismo radicalmente revisado. Além disso, essa etapa é significativa, pois foi então que a imagem de um coiote apareceu no logotipo. É verdade que era muito artístico e feito no gênero do cubismo. O autor desta ideia foi Greg Fisher.
O emblema mostra um coiote em uniforme de hóquei, patins e taco de hóquei. O animal congelou em uma posição de espera, pronto para atacar o oponente a qualquer momento e interceptar o disco. A estilização inusitada está associada à vontade de transmitir o sabor nacional da região para onde a franquia foi transferida. Por isso, a munição é incrivelmente colorida, ornamental, no estilo patchwork, são desenhadas penas no porrete, e a cabeça é feita em forma de máscara.
1999 – 2003
Após o redesenho, o logotipo tem uma imagem única de um coiote nas cores folclóricas dos arredores de Phoenix. Os desenvolvedores removeram a enorme inscrição “Phoenix Coyotes” na qual o animal estava. Eles também tornaram o elemento principal maior e mais brilhante.
2003 – 2014
A direção do clube esportivo decidiu brincar com a imagem do coiote, tornando-a mais realista. Afinal, este animal predatório é adequado apenas para jogadores de hóquei: é rápido, ultrarrápido, afiado, esquivando-se. E também leva o inimigo à morte – espera o momento mais adequado para atacar e de repente ataca. Não é à toa que o novo logotipo é reconhecido por especialistas como um dos melhores da National Hockey League e está entre os 10 primeiros.
2014 – presente
Com a mudança da franquia para o deserto do Arizona, o clube decidiu manter o coiote arenoso como o habitante original da área. Portanto, após mover e renomear, os atletas usam os mesmos símbolos.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo retrata um coiote uivando com a boca entreaberta, onde as presas afiadas são visíveis, como um sinal de coragem e agressão. A cabeça é levantada, os olhos estreitados, as orelhas pressionadas e voltadas para trás. As linhas da imagem são retas, confiantes e os traços são volumosos, com efeito de sombras. O logotipo foi desenvolvido pelo estúdio Adrenalin Design Group.
Embora a versão atual não tenha o texto, as versões anteriores têm. Durante a estreia do clube, a inscrição no crachá era individual, com letras maiúsculas largas. Quando sediada em Phoenix, a equipe recebeu um logotipo com um nome em que a palavra “Coyotes” era muito grande, com “C” e “S” em maiúsculas. Serviu de plataforma para a segunda parte – “Phoenix”.
Em termos de paleta, a franquia é mais consistente, com todos os emblemas apresentando as mesmas cores em combinações diferentes. Em particular, é vermelho, bege, tijolo, branco, preto. O azul escuro e o marrom também são usados há algum tempo.
O Arizona Coyotes mudou seu logotipo?
Sim, a equipe do Arizona Coyotes mudou seu logotipo. Uma mudança radical ocorreu em 2003, quando o personagem cubista desapareceu do emblema e em seu lugar apareceu a cabeça de um coiote uivante. As últimas mudanças datam de 2021: então os designers devolveram o personagem multicolorido Kachina novamente.
Qual é o logotipo do Arizona Coyotes?
O logotipo do Arizona Coyotes é Kachina, os espíritos míticos dos ancestrais Pueblo, personificados em uma boneca. Ele apareceu depois que a equipe se mudou em 1996 e consiste em um coiote com um taco de hóquei e patches coloridos. Em seguida, o emblema dos jogadores de hóquei continha apenas a cabeça de um animal uivante, que os jogadores de hóquei substituíram por Kachina novamente em 2021.
Quem desenhou o logotipo do Arizona Coyotes?
O designer do logotipo Kachina, que representa o espírito do povo Pueblo em um estilo cubista, é o Adrenalin Design Group. Essa opção foi aprovada em 2003 e devolvida em 2021.
Quando o Arizona Coyotes mudou seu logotipo?
O time de hóquei Arizona Coyotes mudou seu logotipo pela última vez em setembro de 2021. Ela trocou a cabeça de um coiote uivante pela versão original de Kachina, uma boneca espiritual Pueblo feita de muitos restos.