Amtrak é um serviço ferroviário e de passageiros para tráfego doméstico e internacional. Atende rotas de médio e longo curso, cobrindo os Estados Unidos e nove cidades canadenses. No total, existem mais de 500 destinos em 46 estados e 3 províncias do Canadá. O antecessor da empresa são 20 sistemas ferroviários intermunicipais privados, que começaram em maio de 1971. Agora sua sede está localizada em Washington DC (na Union Station).
Significado e história
Tudo começou com a decisão de constituir uma empresa ferroviária e de passageiros de importância nacional, tomada por parlamentares em 1970. Ao longo dos anos de sua operação, a transportadora passou por muitos altos e baixos. Tudo dependia da capacidade técnica da época, da capacidade de pagamento, da necessidade de viajar e do número de ofertas. Hoje é a maior estrutura com equipamentos progressivos e uma extensa frota de transporte.
Todos os dias 87 mil pessoas utilizam seus serviços, que viajam em mais de 300 trens. Quase dois terços dos passageiros vêm de dez áreas metropolitanas e 83% usam rotas próximas (até 400 milhas). Isso significa que a marca da transportadora ferroviária é familiar para a maioria dos americanos. E para toda a existência do serviço de transporte, teve dois logotipos.
A princípio, o sistema foi planejado para se chamar Railpax, mas após deliberação e consulta com a agência de branding Lippincott & Margulies de Nova York, um nome diferente foi escolhido – Amtrak. O mesmo estúdio criou o logotipo corporativo e sugeriu as cores dos trens.
1971 – 2000
O nome do serviço de transporte ferroviário é a base para o logotipo de estreia. É derivado das palavras “AMerica” + “TRACK”. Nos primeiros anos de sua existência, o nome consistia em uma letra maiúscula e seis letras minúsculas. Ou seja, foi escrito de acordo com a grafia geralmente aceita, sem separar duas bases diferentes.
À direita havia um indicador em forma de seta ou em forma de chevron que indicava movimento. Esse logotipo dinâmico transmitia claramente o propósito da direção e da alta velocidade de movimento, conforme observado no manual oficial. O emblema continha uma ponta de flecha triangular vermelha e duas listras semelhantes a um bumerangue. Eles estavam localizados paralelos entre si e marcavam os trilhos da ferrovia.
2000 – presente
O desenvolvedor do novo logotipo é OH & Co. Em estilo, é muito mais dinâmico do que a versão anterior e atende plenamente aos requisitos da modernidade e do conceito corporativo. O efeito de movimento é criado por um caminho de três linhas (listras abstratas) e espaço negativo, que juntos formam trilhos curvos. Eles se tornam mais finos – como se virassem e fossem para o horizonte. O título foi movido para a direita e em letras maiúsculas. Além disso, as cores do texto e das partes gráficas são idênticas.
Fonte e cores do logotipo
A marca corresponde exatamente à direção de trabalho do serviço ferroviário de passageiros. No primeiro caso, contém uma seta indicadora e trilhos improvisados. No segundo, a imagem dos trilhos se estendendo em direção ao horizonte. As linhas são desiguais e ligeiramente afiladas no lado oposto, dando a impressão de estar avançando.
O emblema inicial usava uma fonte Helvetica modificada. Ele transmite um estilo minimalista – simples, elegante, sem serifa. Na versão atual, uma fonte larga é usada – grande, massiva, grotesca. Desta vez, todos os caracteres estão em maiúsculas.
A paleta do logotipo também é muito diferente. Se na versão de estreia as cores são brilhantes, suculentas e lembram nas cores da bandeira americana, agora as cores são bem mais modestas. Um dos tons de azul escuro foi selecionado para o emblema.