O canal de TV AMC transmite filmes e séries em inglês. Sua sede está localizada na cidade de Nova York, e a área de transmissão abrange todo o território dos Estados Unidos e Canadá. Foi lançado em meados da década de 1990. pela Rainbow Programming Services, reorganizada em AMC Networks no final de 2011.
Significado e história
AMC é atualmente propriedade da AMC Networks Inc. Esta é sua marca homônima, anteriormente chamada American Movie Classics. Ele substituiu Montage para transmitir filmes clássicos na América do Norte. O programa originalmente continha filmes em preto e branco das décadas de 1930 a 1950. e estava livre de anúncios. Em 2002, tudo mudou: incluiu shows modernos, seriados e blocos de comerciais. Depois de alterar o conteúdo, a abreviação “AMC” perdeu seu significado original – agora é considerado um nome independente e não é decifrado de forma alguma.
Os logotipos da rede mudaram com a mesma frequência que as épocas de sua história. Quase todas, com exceção da primeira, tinham estrutura semelhante: uma inscrição dentro de um quadrilátero.
1984 – 1989
Em 1984, a Rainbow Programming Services adicionou uma nova rede ao seu portfólio, American Movie Classics. Este nome foi apresentado no logotipo: os designers o escreveram em uma coluna usando uma fonte com uma espessura contrastante de traços. De cada lado da segunda palavra havia duas estrelas de cinco pontas, das quais três linhas horizontais se estendiam para os lados.
1989 – 1993
No final dos anos 1980. o canal de TV tem um novo signo gráfico composto por três losangos sobrepostos. Um losango escuro foi retratado em primeiro plano e dois claros atrás dele. As partes visíveis das formas no fundo formavam uma borda tracejada. No topo da composição geométrica estava escrita a frase “AMERICAN MOVIE CLASSICS”, tradicionalmente dividida em três linhas. Os designers escolheram uma fonte branca de alto contraste com serifas e sombras.
1993 – 1999
O emblema redesenhado continha um diamante cáqui com dois minitriângulos bege nas laterais. A moldura, separada por linhas finas, criava um efeito visual de volume. A abreviatura laranja AMC foi sobreposta, e o nome completo da rede foi empurrado para baixo e escrito em uma fonte fina e elegante sem serifa.
1999 – 2002
O novo logotipo apareceu na virada do século, quando o canal começou a exibir comerciais. O losango agora é branco e tem uma borda assimétrica azul. A palavra “AMC” foi ligeiramente reduzida, com os designers substituindo serifas largas por pontiagudas. Os cantos da base em forma de diamante, ao contrário, eram arredondados. A frase “AMERICAN MOVIE CLASSICS” desapareceu. O autor desta versão é PMcD Design.
2002 – 2013
Em 2002, a rede ampliou significativamente seu programa, indo além do formato padrão. E, ao mesmo tempo, mudou sua identidade visual, confiando esse processo à Trollbäck & Company. Os especialistas redesenharam o logotipo para torná-lo minimalista. Eles colocaram letras pretas ‘AMC’ dentro de um retângulo branco com bordas escuras. O primeiro “a” parecia minúsculo, e o segundo “M” parecia maiúsculo. Além disso, todas as três letras eram do mesmo tamanho.
2013 – 2016
Quando a terceira temporada de The Walking Dead terminou, o canal anunciou outro rebranding. Os designers redesenharam o emblema novamente, retratando a base na forma de um retângulo de gradiente dourado.
2016 – 2019
Após uma pequena atualização, o retângulo é preto e a legenda é branca.
2019 – presente
Em 2019, a Trollbäck & Company trouxe de volta o design que havia desenvolvido em 2002, mas tornou o contorno externo um pouco mais fino. Agora a base é branca novamente e a sigla é mostrada em preto.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo da AMC não possui elementos gráficos perceptíveis. Ele é usado apenas como uma “assinatura” do canal de TV, portanto, não contém nada além de seu nome e um quadro retangular. É assim que o emblema moderno difere daqueles que existiam antes de 2000, porque as primeiras versões eram decoradas com decorações diferentes – de losangos a estrelas.
A abreviatura “AMC” combina letras maiúsculas e minúsculas: os designers combinaram as letras minúsculas “a” e “c” com o “M” maiúsculo, tornando-as iguais em altura. A seleção da fonte foi feita pela Trollbäck & Company. É muito remotamente semelhante ao Coolvetica e um pouco mais ao New Rail Alphabet (NRA), mas a coincidência em ambos os casos não é cem por cento.
A paleta preto e branco lembra os filmes clássicos com os quais a rede começou. É também uma homenagem ao minimalismo moderno usado para projetar o logotipo.