ALDI são supermercados de desconto. Até o momento, a rede cobre 20 países, nos quais mais de 100 mil pontos de venda estão abertos, e esse número está em constante crescimento.
Significado e história
A história da empresa começou em 1945, quando os irmãos Albrecht (Karl e Theo) herdaram a pequena loja da mãe. Após 5 anos (1950), eles possuíam 13 lojas e continuaram a expandir seus negócios. O primeiro sucesso foi alcançado através da economia: a eliminação de bens não vendáveis, pequeno espaço de varejo, a eliminação da grande publicidade.
Em 1960, por desentendimentos sobre a venda de cigarros, os irmãos dividiram a empresa, que já havia unido 300 lojas.
Em 1962, a empresa recebeu o nome ALDI (AL – as duas primeiras letras do sobrenome, DI – as duas primeiras letras da palavra “desconto”). Em 1966, ocorreu a divisão final em Aldi Nord e Aldi Süd, tanto legal quanto financeiramente.
Desde 1967, a empresa entrou no nível internacional. A cada poucos anos, as lojas começaram a aparecer em diferentes países e até em diferentes continentes.
A empresa apoia todas as inovações no campo da ecologia e comércio. A marca obrigava seus fornecedores a utilizarem apenas materiais recicláveis na embalagem dos produtos.
Desde o início, a atitude em relação à publicidade na empresa era atípica para o segmento de perfil do mercado. Em casa, na Alemanha, a empresa ainda não utiliza os servidores das agências de publicidade. Ao emitir um folheto informativo semanal, a marca garante tráfego suficiente para os seus pontos de venda.
Nos EUA, Inglaterra, Austrália, a publicidade é apresentada na mídia impressa, no rádio e na televisão. A empresa tem sites em todos os países.
Até 1970, o logotipo da empresa era o nome dos proprietários escrito em diferentes fontes. Inicialmente, as letras brancas eram escritas em um fundo vermelho. Então o retângulo base ficou azul escuro. Este conceito, com algumas modificações, ainda é suportado hoje.
1970 – 1983
Em 1970, o nome da empresa ALDI foi usado pela primeira vez no emblema. Era um logotipo lacônico em um retângulo azul escuro. As letras sem serifa, escritas em caixa alta, colocadas em uma moldura fina e branca, transmitiam a ideia da própria política da empresa – simples e contida. Nesta forma, o logotipo foi usado por 13 anos.
1983 – 2006
Em 1983 houve um rebranding. Nesta forma, o emblema da empresa durou 23 anos. 2 cores foram introduzidas ao mesmo tempo – laranja e vermelho. Pode-se supor que o laranja, como cor de chamar a atenção, tivesse que cumprir sua função direta, e o vermelho fosse considerado a cor original do ALDI.
As cores foram usadas na moldura do logotipo. A moldura externa laranja é mais larga que a interna vermelha. Muitos designers consideraram a combinação com um fundo azul uma solução muito boa.
A solução gráfica foi a metade esquerda da carta, composta por três listras. Segundo especialistas, essa decisão representou um avanço. Técnica semelhante é utilizada por algumas companhias aéreas e pelo segmento automotivo, como a imagem de um caminho, uma estrada. A letra “A” estilizada é feita em azul e colocada em uma moldura.
Abaixo da parte gráfica está o nome da empresa. As letras são muito semelhantes às usadas na versão anterior. A mesma cor branca, maiúscula, a escrita mais ousada ecoa a tradicional.
2006 – 2017
A empresa mudou ligeiramente o design do logotipo. O retângulo azul interno ficou mais estreito. Portanto, as letras se estreitaram e ficaram mais compactas. Especialistas chamaram sua leitura de mais clara e compreensível, principalmente ao reduzir o emblema para uso no site.
A imagem gráfica também mudou um pouco. Embora o esquema de cores permanecesse o mesmo, as linhas se tornaram mais finas. Agora o lado esquerdo da letra “A” não ia do canto inferior esquerdo do quadro para o oposto, mas de ¾ do lado inferior do retângulo, até o meio do superior.
A maior mudança nesta versão poderia ser chamada de mudança no tom de laranja e vermelho. Os quadros ficaram um pouco mais largos, mas para não sobrecarregar o visual geral, os desenvolvedores clarearam as cores. Graças a isso, o logotipo começou a parecer mais leve, mais suave.
2017 – presente
O mais recente rebranding da empresa causou um debate acalorado entre os designers. As mudanças foram feitas não de acordo com as tendências, mas apesar delas. Enquanto outras empresas estão simplificando seus logotipos, o que é ditado pela localização conveniente e legibilidade dos logotipos em aplicativos móveis para smartphones, o ALDI, pelo contrário, complicou o design.
De um plano bidimensional, os designers transferiram o logotipo para um tridimensional. Isso foi feito aplicando um gradiente na cor azul na imagem gráfica da letra “A”. As próprias linhas tornaram-se como ondas: arredondaram-se a partir da borda, tornaram-se mais suaves. A moldura azul interna foi removida do novo logotipo. As letras também ficaram mais suaves, os cantos foram suavizados.
O enquadramento também se tornou mais complexo – agora é representado por três quadros de mesma largura. Esta campanha causou o maior número de perguntas de especialistas. Eles argumentam que, quando usado em dispositivos móveis, essa abordagem não se justifica. Todos os três quadros se fundem em um e não são visíveis.
Fonte e cores do logotipo
Na versão mais recente do logotipo, foram utilizadas 5 cores:
- Azul escuro – pantone 294C;
- Azul – pantone 2995С;
- Laranja claro – pantone 123C;
- Laranja escuro – pantone 173C;
- Vermelho – pantone 032C;
- Branco.
Essas informações são publicadas no livro de marca da empresa. Também é indicado aqui que a fonte oficial é Akzidenz-Grotesk. É usado em documentos informativos e oficiais da marca.