A operadora de loja de conveniência 7-Eleven faz parte do grupo japonês de empresas Seven & I Holdings e está sediada em Dallas. Ele possui mais de 60.000 pontos de venda em todo o mundo, principalmente na Ásia e na América do Norte. Cada mini-mercado vende alimentos e bebidas 24 horas por dia.
Significado e história
A base da moderna cadeia de lojas foi lançada em 1927, quando vários comerciantes de gelo se fundiram para formar a Southland Ice Company. Seu negócio estava indiretamente relacionado a alimentos porque blocos de gelo foram usados em vez de geladeiras elétricas. A empresa transformou uma geleira em um freezer para oferecer ovos, leite e outros produtos perecíveis aos moradores locais 24 horas por dia. O negócio acabou sendo lucrativo, então os dirigentes decidiram aumentar o número de pontos de venda.
Foi assim que surgiu toda uma rede varejista Tote’m Stores. Seu nome vem dos postes totêmicos de índios parados na entrada das lojas. Um pilar semelhante estava representado no logotipo, o que tornava a identidade coerente. A empresa faliu durante a crise financeira, mas conseguiu voltar ao mercado e até teve sucesso no comércio de bebidas alcoólicas quando a Lei Seca foi revogada nos Estados Unidos.
Após a Segunda Guerra Mundial, o varejista renomeou todas as lojas Tote’m para 7-Eleven. O novo nome indicava o horário ampliado: as lojas funcionavam sete dias por semana, das sete da manhã às onze da noite. Em seguida, eles receberam um logotipo que refletia o novo nome. Em 1963, os pontos de venda começaram a mudar para o modo 24 horas. Tudo começou com uma loja localizada perto da Universidade do Texas. Não fechava à noite para que os alunos pudessem comprar algo ao voltar para casa das competições de futebol. Acabou sendo tão lucrativo que o resto da rede fez o mesmo. A mudança nos gráficos não afetou de forma alguma o nome e o logotipo.
Em 1999, a Southland Corporation, que possui lojas de conveniência e direitos de franquia, trocou seu antigo nome em favor da 7-Eleven, Inc. Ele continuou a se desenvolver, de modo que em 2003 foi inaugurada a 25.000ª loja. Agora a empresa é conhecida não apenas por sua impressionante gama de produtos, mas também por seu logotipo corporativo, que mudou muitas vezes. Apesar das reformulações, quase sempre apresentava um “7” vermelho-laranja em um fundo verde.
1927 – 1946
Por volta de 1927, a Southland Ice Company começou a usar suas geleiras para armazenar bebidas e alimentos para o varejo. Assim surgiram as primeiras lojas Tote’m. Com o tempo, a rede comercial adotou um logotipo que consistia em várias inscrições. No centro estava a grande palavra “TOTE’M” contra um fundo de nuvens brancas. Cada letra parecia uma estátua ritual, mas o primeiro “T” com as figuras de uma águia e um homem se destacou acima de tudo. As asas do pássaro estendidas para os lados formaram uma linha horizontal em “T”.
Tanto o nome quanto o simbolismo visual da marca estavam associados a um verdadeiro totem que ficava em frente à entrada de uma das lojas. Era um souvenir trazido do Alasca em 1928. Os donos da empresa perceberam que tal ferramenta de marketing aumentaria o número de clientes, então eles não tiveram preguiça de instalar totens perto de cada loja.
A metade inferior do logotipo era ocupada por inscrições adicionais: “SERV-ICE” e “THE YEAR-ROUND”. Os designers fizeram as letras tridimensionais, estendendo os contornos escuros na parte inferior e esquerda. O texto foi colocado diagonalmente, enquanto os caracteres distantes eram menores do que os próximos, o que fazia as linhas parecerem distantes.
1946 – 1953
Em 1946, a Southland Ice Company tinha várias lojas City Ice e Tote’m. Os proprietários decidiram uni-los sob o nome comum 7-Eleven, que indicava o horário de funcionamento das 7h00 às 23h00, o que era uma raridade para mercearias. Para destacar sua principal vantagem competitiva, o varejista incorporou a frase “7-Eleven” em seu novo logotipo.
O nome da marca parecia um sinal brilhante na forma de um trevo de quatro folhas – um poderoso talismã de boa sorte. Ele estava virado para a esquerda e parecia tridimensional devido à ampla borda branca com sombras prateadas. A seção central era verde. Dentro havia um número vermelho “7”, que foi cruzado pela palavra branca e verde “ONZE”.
1953 – 1969
Havia uma versão bidimensional do emblema com uma base redonda. Nele, os sete adquiriram linhas claras e largas, e a inscrição “ONZE” tornou-se preta e oblíqua. Nesse caso, a palavra estava em fundo branco, cruzando o número vermelho no meio. O nome da rede de lojas ficava dentro de um trapézio invertido branco com moldura de linhas finas. Isso, por sua vez, foi colocado em um círculo verde. Sob a letra “E” estava a marca registrada.
1969 – 2004
Os designers dividiram os sete em dois blocos: laranja e vermelho. Além disso, eles repintaram o círculo e as letras em turquesa, removeram as linhas finas ao redor das bordas do trapézio e arredondaram seus cantos. Ao mesmo tempo, a palavra “ELEVEN” foi alinhada horizontalmente e recebeu uma nova fonte. O designer do logotipo insistiu que a última letra “n” fosse minúscula, pois assim a imagem ficaria harmoniosa. Devido à diminuição do trapézio, a borda inferior do número “7” projetou-se ligeiramente além de seus limites.
1978 – 1986
Em expansão gradativa, a empresa atualizou sua identidade. Como resultado, o formato do logotipo mudou: ficou quadrado, o trapézio branco subiu e até ultrapassou a moldura. Os desenvolvedores novamente usaram verde em vez de turquesa, o que deu à imagem uma aparência tradicional.
1986 – presente
Em 1986, a 7-Eleven ganhou uma marca que ainda hoje é relevante. Sua base é um retângulo turquesa. O resto dos elementos são exatamente iguais aos do emblema redondo de 1969: um trapézio branco e um sete laranja-vermelho com a palavra turquesa “ONZE”.
2013 – presente
Para lojas em Ohio e Chicago, outra versão do logotipo é usada: um quadrado verde claro com “onze” branco minúsculo na metade inferior. O número bicolor “7” permanece, mas agora fica diretamente no quadrado, sem uma base trapézio invertida branca.
Fonte e cores do logotipo
A característica mais proeminente da marca 7-Eleven é o “n” minúsculo, que é tão grande quanto o “E”, “L” e “V” maiúsculo. Isso torna o logotipo da empresa um dos mais reconhecíveis do mundo. Há rumores de que a esposa do fundador da marca sugeriu baixar o “n” para tornar as letras elegantes. Se isso é verdade, não se sabe ao certo. Os executivos de varejo nunca confirmaram ou refutaram a teoria incomum.
O tipo de letra da palavra “ELEVEN” é o mais próximo possível de Humanist 521 Extra Bold Condensed – uma sem serifa geométrica com uma espessura contrastante de traços. Ao mesmo tempo, como já foi referido, na versão principal do logótipo a letra “n” é minúscula, embora no tamanho coincida com “ELEVE”.
O esquema de cores é bastante estável – apenas as tonalidades mudam. A base é sempre verde ou turquesa, e o número consiste em dois blocos: laranja e vermelho. Dependendo da versão do emblema, a inscrição pode ser esmeralda ou branca.