Сorreos (El orreorre, El Correros) é um dos logotipos mais reconhecidos na Espanha, Andorra e outros países do sul da Europa, porque a empresa postal do estado, que ele representa, existe há mais de 300 anos. Nome completo Sociedad Estatal Correos y Telégrafos, S.A. O emblema da empresa, complexo na imagem e no significado dos elementos, é atribuído aos valores nacionais do país.
História e significado
O serviço postal espanhol tem suas origens no passado distante. Foi criado no início do século 18 como um serviço de correio privado de propriedade da família italiana de contagem Tasso. Esses representantes da aristocracia da Itália, com sua missão, estabeleceram a criação de correio na Europa – e fizeram na Itália, Espanha, França, Suíça e outros países.
Os mensageiros de Correos carregavam decretos reais e outros itens por todo o país. Eles chegaram às cidades e assentamentos, com a ajuda de uma buzina sonora chamada população para a praça central, leram o decreto e emitiram cartas se a identidade da pessoa fosse confirmada por três testemunhas.
A organização desse serviço foi tão bem-sucedida que, em 8 de julho de 1716, o rei Felipe V emitiu um decreto e entregou um correio nacionalizado, e os fundadores receberam indenizações e títulos altos foram concedidos.
Desde 1756, apenas carteiros especialmente treinados foram levados ao serviço postal do estado, que, com proteção real, entregava itens em todo o país para a vizinha França e Andorra.
Em 1760, as primeiras caixas de correio apareceram na Espanha, a partir de 1850 – selos postais, representavam a rainha Isabel e as palavras Correos (Correio) e Franco (Pagamento) foram escritas.
A partir do final do século XIX, o serviço postal pôde prestar serviços bancários. Agora, os correios do estado têm mais de 12 mil agências, 55 mil pessoas trabalham lá e o número de partidas anuais é de quase 6 bilhões.
O logotipo de Correos para os espanhóis desempenha não apenas um papel histórico icônico, mas também tem um valor artístico, porque foi criado há mais de 300 anos.
1909 – 1977
Inicialmente, o brasão uniforme do serviço de correio representava o brasão da família de seus fundadores – a família aristocrática de Tasso, bem como os símbolos geralmente aceitos do correio daquela época – um chifre e uma cruz. O esquema de cores é azul, amarelo e branco. Quando a empresa passou a ser propriedade do Estado, o emblema foi removido, a coroa real foi substituída, o amarelo foi substituído por ouro e o branco pelo vermelho real. Assim, o brasão de armas de Correos, além da cor azul escura dos serviços postais da Europa, também recebeu as cores da bandeira espanhola.
1977 – 1989
O emblema anterior durou até 1977, quando a gerência decidiu melhorá-lo e torná-lo mais moderno. A imagem da trombeta e da coroa era estilizada, embaixo delas formavam uma base de uma tira grossa e adicionavam a palavra em inglês Post. E abaixo está o nome do serviço postal de Corrєos com uma grafia especial da letra “e” como “є”.
Uma fonte exclusiva especialmente desenvolvida com base no Monotype foi especialmente projetada. Ele recebeu o nome de Carteiro (Carteiro) – em homenagem a todos os carteiros do mundo. O esquema de cores permaneceu o mesmo – azul, amarelo e vermelho.
1990 – 1999
No início dos anos 90 do século passado, o logotipo foi ligeiramente alterado – a inscrição abaixo aumentou para as palavras Correos y Telégrafos (Correios e Telégrafos). A cor vermelha real foi removida do logotipo, o que significava que a Espanha era uma república, embora o rei ainda estivesse lá. Foi substituído por cinza escuro, quase preto (era chamado de cinza na apresentação) e o logotipo passou a ter a seguinte aparência: em um retângulo escuro, há um círculo amarelo, e dentro do emblema postal e na parte inferior há a inscrição Correos y Telégrafos.
2000 – 2010
Outra mudança de logotipo: as palavras “e Telégrafos” foram removidas, o fundo preto foi substituído por azul escuro.
2011 – 2019
Juntamente com essa opção, nos últimos anos, apenas a parte amarela redonda com o próprio emblema, sem inscrição, foi usada. Em 2010, foi realizado um estudo pan-europeu e os especialistas concluíram que quanto menor e mais mínimo o logotipo, melhor para o meio ambiente – menos tinta e produtos químicos. Como parte desse projeto de eco-branding, os Correos facilitaram significativamente o logotipo: eles removeram o fundo azul escuro, tornaram a cor amarela menos saturada, a imagem da coroa e dos elementos vizinhos foi simplificada para a coroa e a cruz acima dela, e sua base foi reduzida a pontos.
Mas o logotipo permaneceu reconhecível, os espanhóis estão muito orgulhosos dele. O logotipo Correos é o fio que conecta pessoas de todo o mundo, além do passado e de hoje. É chamado de tesouro nacional do país e do povo.
2019 – agora
Nesta versão do logotipo Correos, os pontos foram removidos da coroa na base. Todos os outros elementos permaneceram no lugar.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo moderno dos Correos incorpora os valores históricos do serviço postal. É composto por dois elementos: uma coroa com cruz e um chifre espiralado, que se tornaram os principais identificadores da marca. Além disso, a coroa não é apenas um símbolo do poder real. É também um sinal de que a empresa pertenceu a uma família conde nobre. O clarim é um antigo instrumento musical usado pelos carteiros para reunir as pessoas na praça principal.
Durante 1909-1976, 1990-1999 e 2000-2010 havia inscrições no logotipo. No início era a frase “CORREOS Caja Postal de Ahorros” em fonte sans-serif. Na década de 1990, palavras em itálico “Correos y Telégrafos”. No início dos anos 2000, a palavra “CORREOS” era escrita em uma fonte estilizada em itálico com “CO” e um “E” arredondado conectado.
A paleta também mudou várias vezes. O emblema teve tempo de visitar o preto, o vermelho, o cinza e o roxo, até adquirir o tom atual do azul. Mas apenas os contornos são coloridos nele – a maior parte da imagem é branca.