Xbox é uma marca americana de videogames fundada pela Microsoft Corporation e é o nome de uma série de consoles desenvolvidos pela mesma empresa. A marca também reúne serviços de streaming, aplicativos e um recurso online. A marca foi introduzida pela primeira vez em novembro de 2001 nos Estados Unidos – simultaneamente com o lançamento do console de jogos.
Significado e história
O logotipo de estreia trazia a palavra “XBOX” e ao lado dela estava uma estrela brilhante em forma de X em 3D. Mas antes disso havia outra opção que definiu o estilo do futuro emblema. Em geral, a marca da marca passou por nove etapas de evolução.
Em 1999, antes do lançamento oficial do projeto, os desenvolvedores criaram um logotipo que consiste na inscrição minúscula “xbox”. Ela tem letras geométricas finas que lembram um estilo eletrônico e robótico. O topo da perna “b” é dobrado para a direita, o canto esquerdo inferior “o” é alongado e o canto superior direito é cortado. Foi esse design que definiu a direção para todas as versões subsequentes do logotipo.
Em 2001, a versão final da marca foi aprovada. O nome do prefixo é escrito em letras maiúsculas clássicas com acento em “B”, em que a linha transversal do meio é reproduzida de maneira original. Uma estrela de 4 pontas apareceu à esquerda, semelhante a um “X”. Na versão de 2005, os desenvolvedores alongaram a barra central da letra “B”, aumentaram a palavra e colocaram o “X” em uma bola cinza escura. Em 2010, eles o substituíram por um prata.
Seguiu-se o mesmo tipo de emblema, que transformou as cores, a disposição e o volume dos elementos. Essas versões referem-se a 2012, 2013, 2019 e ainda são usadas em consoles de jogos. Há também um logotipo do jubileu criado para o 15º aniversário. É baseado no logotipo de 2012 e vem em verde com listras brancas na bola Metro. Além disso, possui um coração cibernético com a etiqueta “15 anos”.
1999 – 2001
O logotipo de estreia foi dominado por “X”. Ele efetivamente abriu e fechou a palavra “XBOX”, que foi digitada em um design “digital”. Ou seja, as letras realmente pareciam números em um placar eletrônico. Os caracteres eram finos e ligeiramente itálicos, inclinados para a direita. “B” e “O” tinham um formato incomum: o primeiro deles era percebido como o número “6”, e o segundo parecia a folha do contorno de uma árvore. Eles tinham um canto cortado, um afiado e o resto arredondado.
2001 – 2005
Durante este período, o emblema foi alterado para uma direção mais compreensível. O nome foi lido com clareza e foi acompanhado por um sinal gráfico na forma de uma estrela de quatro pontas com raios afiados que divergiam em diferentes direções. Parecia a letra “X” em 3D com um gradiente. As letras receberam um estilo diferente, embora ainda fossem “robóticas” com destaque para a maiúscula “B”. Ao mesmo tempo, “O” e “B” eram como barris.
2005 – 2010
A empresa continuou a usar o estilo eletrônico das letras, mas já tinham o dobro do tamanho das anteriores. Os designers mudaram o “X” para uma bola cinza com um meio claro. E para que o símbolo não seja percebido como um sinal de riscamento (proibição), os desenvolvedores fizeram uma base redonda, dobrando harmoniosamente as pontas. Eles usaram um gradiente verde para colorir o gráfico principal.
2010 – 2013
Nesta versão, as cores eram uma ordem de magnitude mais claras do que na versão anterior – cinza e verde. Mas a inscrição permaneceu a mesma: era idêntica à anterior.
2012 – presente
O logotipo, aprovado em 2012, ainda está em uso hoje. É uma versão 2D com gráficos planos. Os designers repintaram a bola com uma cor verde escura e fizeram um preenchimento quase sólido, contra o qual a letra “X” com pontas curvas emerge claramente do espaço negativo. Para além da cor, nada foi alterado na inscrição, pelo que a barra transversal central “B”, como antes, sobressai ligeiramente para trás.
2013 – presente
Paralelamente, é utilizado um emblema com uma versão tridimensional da marca “X”. O desenho foi retirado do logotipo de 2001-2005, que é claramente visível no centro característico com um gradiente. Nesta versão, a inscrição e o ícone não têm a mesma cor: a palavra “XBOX” é feita em verde escuro, e a letra “X” – verde claro sobre fundo cinza.
2019 – presente
Outro emblema é relevante – monocromático, que consiste na combinação clássica de preto e branco. A forma e o tamanho dos elementos principais são completamente preservados nele. A única diferença está na paleta estritamente em preto e branco e no design plano. Apesar da semelhança, a inscrição neste logotipo está localizada não à direita do ícone redondo, mas abaixo dele.
Fonte e cores do logotipo
A versão atual é um sinal monocromático em preto. Uma grande bola com listras brancas que se cruzam na diagonal está localizada acima da marca. Uma versão atualizada foi lançada em 2019 junto com o console da série Xbox X.
O fabricante coloca um significado bastante simples em uma marca comercial. Afinal, sua tarefa é apresentar com clareza um produto que atraia a atenção de adolescentes e jovens, principais usuários de videogames e consoles. O nome da geração é criptografado organicamente na forma de uma letra “X” repetida, que também simboliza a marca do mais alto sigilo.
A parte do texto equivale à parte gráfica, tanta atenção foi dada a ela. As letras evoluíram de caracteres geométricos digitais para uma fonte personalizada chamada X360.
A paleta de logotipo sempre foi associada ao verde neon. Foi criado graças a Horace Luke, um dos autores do logotipo corporativo. De acordo com o segundo desenvolvedor – Seamus Blackley – na época da versão desenhada à mão, o designer tinha apenas um marcador de néon verde em mãos, então não havia outra escolha. Esta versão foi aprovada. Mais tarde adicionado preto, branco e tons de cinza.