WNBA Logo

WNBA Logo

WNBA é o nome curto da Associação Nacional de Basquete Feminino, uma liga profissional de basquete dos Estados Unidos. Ela foi formada por David Stern como a versão feminina da NBA. A época de seu aparecimento é 1996. A organização esportiva abriu sua primeira temporada em 1997.

Significado e história

WNBA Logo Historia

A história da WNBA é uma jornada de dura competição. Sua formação foi oficialmente anunciada em abril de 1996 e aprovada pelo Conselho de Governadores da Associação Nacional de Basquete. Mas, paralelamente, apareceu outra organização profissional feminina – a American Basketball League. Começou a operar no outono do mesmo ano, mas deixou de existir na temporada 1998-1999. O fato é que, ao contrário da WNBA, ela não teve total apoio da NBA.

O encontro, que discutiu a formação de uma nova liga, contou com a presença de três das principais jogadoras de basquete do país: Lisa Leslie, Rebecca Lobo e Sheryl Swoopes. A presença deles significava que eles eram automaticamente atribuídos a um dos trens. Quando a associação estreou, tinha oito equipes: o Cleveland Rockers, o Charlotte Sting New York Liberty Houston Comets representando a Conferência Leste, e o Utah Starzz, Sacramento Monarchs, Phoenix Mercury, Los Angeles Sparks da Conferência Oeste. É seguro dizer que foram eles que lançaram as bases para o grande basquete feminino de classe mundial.

Assim que surgiu a WNBA, ela tinha seu próprio simbolismo. Nos primeiros anos, ele ecoou o design da identidade masculina da NBA e foi escolhido entre cinquenta opções. Em seguida, o logotipo recebeu recursos individuais. No total, são três emblemas no arsenal da liga de basquete feminino.

1997 – 2012

Women's National Basketball Association Logo 1997-2012

O logotipo de estreia tem um formato incomum. Parece um escudo inclinado diagonalmente. Além disso, ambos são simbólicos: o escudo denota a continuação das tradições e a ligação com as raízes, a encosta transmite movimento e dinâmica. Ao contrário da versão masculina do logotipo, este sinal contém uma silhueta feminina. A jogadora de basquete é retratada como feminina, com transições suaves entre níveis e linhas arredondadas. O atleta corre e dribla. Seu cabelo pode ser visto esvoaçando em alta velocidade. A designação do texto também é ligeiramente inclinada. A abreviatura da organização está em letras maiúsculas. O esquema de cores tem algo em comum com a bandeira do estado dos Estados Unidos: também contém azul, vermelho e branco.

2013 – 2019

Women's National Basketball Association Logo 2013-2019

Após o redesenho, o emblema pessoal da WNBA começou a ser diferente daquele da NBA. Nele, como antes, um atleta em movimento é desenhado. Mas ela não dribla mais a bola, mas a joga na cesta. Isso tornou o logotipo simples, claro e conciso. As mudanças também afetaram o esquema de cores. Nesta versão, em vez do azul e do vermelho, usa-se o laranja-tijolo, como nas bolas de basquete. Branco retido: ainda tem a silhueta de uma jogadora. Os designers moveram o nome da liga de cima para baixo, colocando-o no canto direito. A inscrição é feita em letras minúsculas com linhas alongadas. Os cantos agudos estão ausentes neles.

2019 – presente

Women's National Basketball Association Logo 2019-presente

O emblema real consiste em uma silhueta ao contrário. Ou seja, agora não é o espaço ao redor da figura branca que é pintada, mas o jogador de basquete laranja é desenhado em um fundo totalmente branco. Ao mesmo tempo, os desenvolvedores viraram levemente o atleta, colocando o corpo não de lado, mas reto. A mulher é retratada em um salto com o braço estendido, no qual se encontra uma bola. Os artistas reorganizaram a silhueta para torná-la mais sólida. Eles também mudaram o desenho das letras, por isso ficaram claras, grandes e regulares.

Fonte e cores do logotipo

WNBA Emblema

Acredita-se que a jogadora de basquete Sue Bird seja o protótipo da figura do logotipo da WNBA. A primeira marca da associação desportiva feminina ecoou o emblema da liga masculina, valorizando a sua relação.

Vários tipos de fontes são usados ​​em logotipos diferentes. Isso inclui Cyclone, uma fonte interna, compacta e cortada projetada por Hoefler & Co, e Standard CT Bold Extended com algumas modificações.

WNBA Simbolo

A paleta da marca também é instável. No início, consistia em uma combinação de vermelho, azul e branco. Agora, a cor predominante é o laranja – a cor de uma bola de basquete.