O logotipo da Turkcell é uma identidade visual fácil de lembrar. A imagem estilizada de um caracol como elemento principal em um atraente fundo amarelo simboliza o planejamento estratégico gradual e confiante e a estabilidade do desenvolvimento.
Turkcell é uma operadora de telefonia móvel turca. Ele apareceu em fevereiro de 1994 sob o nome de Turkcell İletişim Hizmetleri A.Ş. Seus fundadores são Mehmet Emin Karamehmet e Murat Vargi. A sede do serviço de telecomunicações está localizada em Istambul (Turquia).
Significado e história
A operadora foi a primeira a lançar uma rede GSM em seu país, cobrindo a maior parte do território e competindo com as operadoras móveis mais conhecidas. Em 2007, ele fundou várias subsidiárias no exterior, através das quais começou a atrair assinantes a nível internacional. Hoje, sua cobertura funciona no Cazaquistão, Geórgia, Azerbaijão, Moldávia, Ucrânia e em vários outros estados.
Uma estratégia de trabalho gradual, mas confiante, se reflete no emblema do serviço móvel. Quase desde o início, há um caracol com chifres nele – um símbolo personificado. No total, ao longo dos anos de existência da empresa de telecomunicações, ela teve cinco logotipos.
1994 – 2001
O emblema representa um caracol rastejante com chifres altos associados a antenas. O molusco cruzou os braços e sorriu afavelmente. Sinais em forma de onda saem de sua cabeça – dois semicírculos de tamanhos diferentes. À esquerda há uma inscrição – o nome da rede móvel, feita em letras maiúsculas em azul.
2001 – 2005
Nesta versão, o caracol é desenhado por trás da palavra “Turkcell”. Ela parece afável e aponta as mãos para a inscrição, cuja fonte os designers mudaram. Os sinais das ondas emanam dos chifres do molusco, mostrados em uma proporção de dois para dois (em cada lado).
2005 – 2011
Os desenvolvedores moveram novamente o caracol para o início do nome da operadora de telecomunicações, mas removeram completamente o corpo. Eles deixaram apenas a gravata borboleta, que estava com ela desde o primeiro logotipo. A fonte ficou em negrito e iluminada por vários tons.
2011 – 2017
Em 2011, começou a era do caracol estilizado. O animal ficava completamente “disfarçado”, concentrando-se nos chifres como transmissores do sinal móvel. Eles foram colocados em um círculo amarelo. As letras foram ampliadas e reduzidas.
2017 – 2018
A diferença entre a versão moderna e a anterior está nos tons claros e na ausência de reflexos brilhantes sobre o fundo amarelo.
2018 – presente
Após a atualização, o logotipo atual se parece com a versão 2011-2017, mas no formato 2D. Os designers removeram os overflows, sombras, gradientes e reflexos dele, deixando apenas uma cor amarela quente. Os chifres do caracol destacam-se contra o fundo. Eles também corrigiram a inscrição – acrescentaram ousadia às letras. E o azul claro foi substituído pela mesma cor do espectro escuro.
Fonte e cores do logotipo
Em todas as versões do logotipo existe um caracol: até 2005, era desenhado inteiramente, até 2011 – só a cabeça, agora – seus chifres. O molusco simboliza a cobertura confiante de todo o território, mesmo difícil de alcançar, onde nenhum outro operador consegue alcançar, apenas o “caracol”. O fato é que na Turquia, devido às altas montanhas rochosas, existem muitos pontos cegos, então a operadora de telefonia fez uma aposta na solução desse problema, que atraiu muitos assinantes.
Quando o logotipo foi alterado pela última vez, a inscrição Turkcell recebeu uma nova fonte. Desde 2011, Satura Text tem sido usado, e para produtos de marca – uma combinação de fontes Regular e Bold.
Embora a paleta de cores seja estável, ela passou por uma série de transformações. Por exemplo, a cor da parte do texto mudava constantemente de escuro (no logotipo de estreia) para claro (na versão atual). Azul e amarelo foram escolhidos como a combinação principal. Eles são ricos, escuros, cativantes. O amarelo permanece do caracol, enquanto o azul representa o céu e a área circundante.
No novo logotipo da Turkcell, como as letras estão mais ousadas do que antes, as letras no logotipo parecem mais largas e achatadas. No entanto, os desenvolvedores não mudaram a fonte. A paleta de cores mudou do espectro de luz para o escuro, então o azul se transformou em um azul profundo. Os designers deixaram o amarelo um pouco mais quente, deslocando-o em um ou dois tons.