A Türk Telekom é a maior representante do mercado de telecomunicações na Turquia. A empresa foi fundada em 1839 como Postahane-i Amire, portanto estava associada aos serviços postais de seu país. Após percorrer um longo caminho de formação e reestruturação, como resultado, recebeu um status independente dos correios. Assim, em abril de 1995, a empresa dividiu as competências dos serviços de telefonia e postal, passando a ser uma entidade que controla o setor de comunicações. Atualmente atua nas áreas de telefonia fixa e móvel, Internet, Wi-Fi e televisão digital.
Significado e história
A carreira profissional deste operador turco não pode ser considerada suave e bem-sucedida, pois ele passou por muitas provas. Um dos maiores é o colapso financeiro. No verão de 2018, os bancos internacionais e locais assumiram o controle rígido das atividades da organização de telecomunicações. O motivo – dívidas não pagas de vários bilhões de dólares.
Para prevenir a inadimplência, os credores tiveram que desenvolver um mecanismo especial para resolver a situação, incluindo a aquisição da empresa. Como resultado, agora mais da metade das ações da Turk Telekom são detidas por Levent Yapılandırma Yönetimi A.Ş. e 30 por cento com a Subsecretaria do Tesouro da Turquia.
Com o passar dos anos, a própria empresa se expandiu muito. Ao longo dos anos, ela adquiriu empresas concorrentes, abriu subsidiárias e se envolveu em fusões. O trabalho ativo com múltiplos estágios de transição não poderia deixar de afetar os símbolos oficiais: nos períodos mais cruciais, a empresa mudou seu logotipo.
1995 – 2016
Após a separação do setor postal e uma grande transição para os serviços de telecomunicações, a empresa turca recebeu sua própria identidade. Corresponde totalmente à direção temática, que se reflete no simbolismo. Isso também atesta a chegada da empresa ao mercado em uma nova capacidade – uma operadora e uma provedora. O emblema tem a forma de um retângulo horizontal, dividido em duas metades idênticas. Como resultado, dois quadrados equivalentes apareceram.
À esquerda há uma parte gráfica: uma seta azul escura em um fundo azul claro. Ele reflete a ideia de comunicar informações a vários clientes e fornecer serviços em grande escala. Pequenos quadrados de cores brancas e azuis estão localizados aleatoriamente no indicador e ao redor dele. Eles significam a união de usuários em um segmento comum.
À direita está um quadrado azul escuro com o nome da empresa. Está dividido em fragmentos e escrito em três linhas: o de cima é “TÜRK”, o do meio é “TELE”, o de baixo é “KOM”. A seta adjacente aponta para ele.
2016 – presente
Após uma difícil fase financeira com a aquisição da Levent Yapılandırma Yönetimi A.Ş. A rede de telecomunicações da Turquia adotou um novo logotipo. Os designers modernizaram o design, mas mantiveram os elementos icônicos. Em particular, o título e o índice. Eles apenas os retrabalharam criativamente: mudaram o local e a aparência.
Agora o ícone não tem uma seta, mas vários tamanhos diferentes. Além disso, os sinais são estilizados e alegoricamente combinados com pequenos detalhes: pequenos triângulos são representados no emblema. Apesar de estarem espalhados aleatoriamente e pintados em cores diferentes, todos estão virados na mesma direção – para a direita. No lado esquerdo está a frase “Türk Telekom”, executada em letras azuis sobre fundo branco.
Se você traçar o caminho da modificação do logotipo, poderá observar vários fatores importantes. Em primeiro lugar, a identidade é totalmente consistente com o conceito e os objetivos dos serviços de telecomunicações. Em segundo lugar, o conteúdo do logotipo é simples e intuitivo. Tanto a estreia como as versões actuais utilizam os mesmos elementos: o nome da empresa, letreiros e várias mini-peças.
Mas a versão atual carece da figura geométrica que anteriormente denotava os quadros. Consequentemente, agora o operador ultrapassou os limites do normal e está constantemente expandindo a esfera de influência. Os estúdios Interbrand, Chermayeff e Saffron trabalharam no logotipo em vários momentos. Alguns focavam em gráficos, outros apenas em letras.
Fonte e cores do logotipo
Para a marca, os desenvolvedores escolheram a fonte Centrale Sans, baseada na versão antiga do Gotham. As semelhanças entre eles podem ser rastreadas através das letras “Ü”, “R” e “K”. Seguindo os cânones da harmonia, os autores fizeram com que os triângulos e letras ao mesmo tempo correspondessem um ao outro. Como? Eles cortam os elementos salientes com o mesmo grau de inclinação que as bordas das formas geométricas.
Além disso, as cartas têm várias outras características interessantes. O primeiro é “Ü” abaixo do restante dos caracteres minúsculos. A segunda é que “o” é maior que “e”, embora devam ter o mesmo formato. O terceiro – “r” não corresponde ao design do resto da fonte. O esquema de cores consiste em azul marinho, ciano, vermelho e verde vivo.