A identidade visual é a principal ferramenta pela qual o sucesso necessário de qualquer tipo de negócio nas condições econômicas atuais é alcançado. Dada a velocidade de desenvolvimento e expansão dos empreendimentos, bem como o crescimento da renda da população com grande volume de negócios, o que leva a uma diminuição acentuada da capacidade do consumidor de fazer a escolha certa de forma fácil e simples, diversas formas estão sendo procurados para garantir o reconhecimento e a visibilidade de produtos, bens, serviços. Este problema é resolvido com a ajuda de vários métodos de visualização. Uma de suas áreas e elementos importantes é a identidade corporativa e o logotipo, que facilitam a identificação do produto do fabricante certo na massa total de mercadorias do mercado. Esses elementos ajudam o cliente a se lembrar da empresa ou firma não apenas em um nível emocional consciente, mas também subconsciente.
Para isso, cada logotipo é criado como único, de forma alguma repetindo composições visuais existentes. São completamente diferentes não só no design gráfico, mas também na forma de apresentar a informação. Dependendo das características da própria marca, dos objetivos por ela perseguidos, os emblemas podem ser profundamente informativos, proporcionando a máxima transmissão das informações necessárias e precisas sobre a marca. Outros, ao contrário, são criados com ênfase na atratividade, que pode ser formada por meio de sistemas visuais abstratos que tornam a visualização eficaz e fácil de lembrar.
Chanel
A mundialmente famosa empresa de perfumes Chanel construiu seu logotipo em um estilo moderno e minimalista. Ao longo dos anos de sua existência, a marca sempre demonstrou a simplicidade e a discrição de sua visualização em todos os momentos, mesmo quando padrões intrincados com uma enorme quantidade de detalhes eram populares. De fato, a marca há muito tempo olha para o futuro, o que não exigia que ela fizesse mudanças drásticas em sua identidade, que a maioria das empresas enfrentou recentemente, mudando seu estilo em uma direção minimalista. O logotipo da empresa – o entrelaçamento das letras “C” é totalmente consistente com as tendências do design moderno. Ao mesmo tempo, a marca é considerada pioneira no uso de tal combinação gráfica – um entrelaçamento simétrico de letras.
Nike
O fabricante global de roupas esportivas Nike tem uma popularidade tão grande que permitiu que a marca desse seu próprio nome ao seu emblema – Swoosh. Esta versão visual tornou-se o mais bem sucedido dos vários designs contemporâneos da marca. Distingue-se pelo dinamismo, simplicidade, transmissão sem erros das informações necessárias, reflexo das características importantes da marca. Seguindo as exigências da modernidade, a empresa retirou seu nome – Nike – da imagem do logotipo, garantindo assim o cumprimento do estilo minimalista. Esta opção foi um exemplo particularmente claro de como os gráficos, erroneamente rejeitados no início, depois de alguns anos, tornaram-se significativos e especialmente populares no meio publicitário.
Bulgari
Parece que a fabricante italiana de produtos de luxo Bulgari S.p.A., fundada em 1884, não precisa de publicidade especial. No entanto, mesmo um negócio tão desenvolvido, com uma história profunda e produtos únicos, também exige uma atualização obrigatória, levando em consideração os recursos modernos e as mudanças que ocorrem nele. Além disso, cada marca que existe há muito tempo deve se lembrar periodicamente de si mesma, aumentando sua presença em seu mercado. Ao formar sua própria identidade, a empresa utilizou uma “isca” visual – batia a letra U e V em seu nome, que são consonantes na pronúncia em grego. Assim, o fundador (grego por nacionalidade) conseguiu refletir sua identidade nacional, ao mesmo tempo em que encontrou uma solução particularmente atraente para o logotipo.
Louis Vuitton
Um exemplo claro de como um logotipo bem construído e bem executado serve efetivamente à sua marca é o logotipo da Louis Vuitton. Hoje, a mundialmente famosa casa de moda francesa começou com a produção habitual de malas e malas de viagem, projetadas pelo futuro fundador – Louis Vuitton, que deu nome à sua própria empresa. Hoje, a marca, fundada em 1854, é a maior fabricante de produtos de luxo na forma de acessórios, roupas, perfumes, malas, etc. Seu logotipo se distingue por um tipo raro de execução – um estilo minimalista e ao mesmo tempo luxuoso. Os gráficos da imagem são um pouco complicados. O uso de serifas, bem como um padrão complexo de letras entrelaçadas, conferem ao logotipo uma elegância e alta classe. Apesar de um desempenho tão clássico, sempre parece moderno. Isso se deve à ausência de elementos gráficos desnecessários, o que garante sua pureza visual, o que contribui para a facilidade de sua percepção e memorização. Tudo isso funciona em prol do reconhecimento constante.
Hermes
Hermes Internacional S.A. é outro exemplo de como a visualização funciona de forma eficaz e útil para o benefício de sua marca. Como uma casa de moda de luxo francesa, a marca, com uma história de cento e oitenta e cinco anos, continua a ser líder em seu ramo de atividade no mercado mundial. Isso é facilitado, entre outras coisas, pela exibição visual original e memorável – seu logotipo, que homenageia o merecido passado da empresa. Evitando deliberadamente simplificações, formas geométricas regulares, fontes simples, escalabilidade e adaptabilidade do design em sua visualização, a marca garantiu sua singularidade e reconhecimento. Seu logotipo, por assim dizer, declara que “sabe tudo de luxo, sofisticação e qualidade”, ignorando completamente e tirando de sua essência tudo o que é simples, primitivo e “indigno” da atenção de uma marca tão elitizada e de seus clientes. O emblema da empresa remete o espectador não às características dos produtos, mas à história que começou com a produção de acessórios de carruagem de elite e cobiçados pela aristocracia, que deu origem à direção de todos os produtos fabricados pela empresa no futuro.