O emblema esportivo não é apenas uma imagem atraente. Um logotipo, símbolo ou qualquer sinal esportivo é necessário para criar uma narrativa visual de alta qualidade e atraente de uma história única, uma forte contribuição para a comunidade de fãs, bem como a solução eficaz obrigatória de problemas comerciais. Isso vale também para a NBA, em que o brilho do jogo e o espírito de competição permeiam cada partida, campeonato, qualquer competição. Complementado pelos coloridos emblemas das equipas participantes, cada evento desportivo fica para sempre gravado na memória dos adeptos e espectadores, tal como os resultados dos jogos anteriores. Com a imersão no mundo especial dos emblemas dos times de basquete, membros da NBA, vem a real percepção de que cada logotipo tem seu próprio propósito importante – uma representação atraente do time, cidade, símbolo ou personagem da melhor maneira possível. Com a representação gráfica certa, jogadores e equipes têm uma oportunidade real de se destacar da concorrência. As imagens gráficas mais espetaculares e originais são lembradas desde a primeira vez e permanecem para sempre na memória de espectadores e fãs.
10. Los Angeles Lakers
O Los Angeles Lakers começou sua história como time de basquete em Minneapolis, Minnesota, com a silhueta de sua região em seu primeiro emblema. Depois de se mudar para a Califórnia nos anos 60, a equipe muda sua imagem, adotando como logotipo uma marca azul e branca. O antecessor do emblema moderno foi a imagem do primeiro emblema dos Lakers em 1967 na forma de uma bola de basquete amarela. Ao contrário da versão moderna, distinguia-se por uma cor mais escura e tons suaves de cores corporativas. As mudanças no logotipo ocorrem em 1976, quando as cores do emblema adquirem brilho e saturação. A versão atual foi desenvolvida em 2001. Nele, todas as tonalidades foram redesenhadas, proporcionando a paleta amarelo-roxo perfeita, tornando a marca a mais reconhecível. A bola adquiriu uma rica cor amarela, suas linhas e a marca da palavra aplicada na frente da imagem – o nome completo do time, são feitas em um tom roxo profundo. O texto é feito com inclinação direita, simbolizando a velocidade do jogo, a dinâmica do movimento. Para potencializar esse efeito, traços curtos de diferentes tamanhos são feitos no lado esquerdo de cada elemento das letras da palavra Lakers.
9. Boston Celtics
O logotipo moderno do Boston Celtics, time de basquete americano fundado em 1946, é feito de uma forma muito atraente, o que é facilitado pela personalidade de seu caráter astuto. A aparição de um duende risonho no início dos anos 50 foi uma homenagem à grande diáspora irlandesa que vivia em Boston. Isso se tornou a base para a escolha do nome da equipe, que significa “celtas” na tradução. O fundo verde que preenche o círculo, na frente do qual está um personagem com um cachimbo na boca e girando uma bola de basquete no dedo indicador, foi escolhido para comemorar a história do clube, cujo primeiro logotipo foi um círculo verde com um trevo. A versão atual do emblema foi instalada em 1996, em homenagem aos 50 anos do clube. Utiliza, além das cores verde e branco – ouro, preto e marrom. Em memória de seu passado de sucesso, a marca usa a imagem de um trevo verde no chapéu e nas roupas do duende. A bola e sua bengala são em marrom. O nome completo do clube está escrito ao redor do círculo verde atrás do personagem em tinta branca. Todos os elementos são equilibrados e refinados, dando ao logotipo uma aparência profissional impecável, ao mesmo tempo em que demonstra os valores fundamentais, a tradição e as raízes do clube.
8. Miami Heat
Em 1988, foi fundado o Miami Heat, clube profissional de basquete com sede em Miami, Flórida, e hoje usa uma versão atualizada do emblema desenhado no início de sua formação. O novo logotipo manteve seu conceito original, características de estilo e paleta de cores. A marca da palavra, Miami Heat, estava em negrito preto sem serifa com uma ligeira inclinação para a direita. A imagem em si é uma bola de basquete vermelho escuro com chamas laranja saindo do fundo dela voando em uma cesta de basquete estilizada. Graças ao uso de tecnologias modernas, os contornos da imagem adquiriram nitidez perfeita e as proporções de todos os elementos garantiram uma percepção visual harmoniosa do logotipo. O significado simbólico do emblema é a velocidade, força e precisão características do jogo da equipe.
7. Charlotte Hornets
O time de basquete da NBA, o Charlotte Hornets, fundado em 1988 em Charlotte, Carolina do Norte, tem uma história interessante de sua existência. De 1998 a 2004, ela ostentava esse nome, que também correspondia ao seu primeiro emblema. Nas décadas seguintes, a equipe mudou seu nome para Charlotte Bobcats, o que levou à necessidade de uma mudança completa em sua identidade. Mas em 2014, ela voltou à versão original, cuja visualização ganhou modernidade, estilo e alguma sofisticação quando o emblema é executado em turquesa escuro e cores ricas em azul. O personagem da marca atualizada é uma vespa alienígena formidável com asas brancas afiadas. Em suas mastigações, ele carrega uma placa com uma inscrição de dois níveis – Charlotte Hornets, feita em uma fonte não padronizada especialmente projetada. A marca nominativa, graças à sua peculiaridade, proporcionou a singularidade e a facilidade de lembrar o emblema da marca.
6. Phoenix Suns
Em 2013, o time de basquete Phoenix Suns de Phoenix, Arizona, revelou seu novo logotipo baseado na versão anterior. Distingue-se por uma paleta de cores radicalmente repensada. O emblema, feito em um esquema de cores preto e branco estrito, no qual a imagem de uma bola laranja perfurando um buraco em forma de estrela laranja claro em um fundo preto se tornou um elemento de destaque, tornou-se mais atraente e memorável. A composição da bola e do buraco tornou-se uma espécie de reflexo estilizado do “sol brilhante”, que deu um sotaque muito forte, ressaltando que o principal para a marca é o esporte. Em sua forma, o escudo do time lembra um brasão geométrico em preto e branco, destacando o clube entre clubes semelhantes que preferem cores vivas e design original.
5. Washington Wizards
Depois de muita experimentação ao longo de vários anos, o clube de basquete Washington Wizards, de Washington DC, criou um design original, atraente, confiante e moderno para seu escudo. Desde sua formação em 1961, a equipe mudou de nome seis vezes, a atual foi adotada em 1997, cuja identidade se tornou uma digna sucessora da visualização anterior. Mantendo o caráter icônico e reconhecível de seu antecessor, o novo logotipo, com um nome alterado, adquiriu gráficos surpreendentemente atraentes, com sua simplicidade de execução e facilidade de memorização. Medalhão redondo perfeitamente moldado nas cores patrióticas azul, vermelho e branco da bandeira americana, evoca emoções positivas em todos os fãs americanos. A estrela de destaque na parte central da composição é feita em uma cor cinza gradiente e a inscrição tridimensional aumenta a atratividade do logotipo. A cor contrastante e mais forte na paleta de cores, o branco, foi suavizada pela redução de seu brilho, o que permitiu ao espectador abraçar mais plenamente toda a composição.
4. Milwaukee Bucks
Um dos membros do clube esportivo da NBA, jogando sob o símbolo original, é um time de basquete de Milwaukee, Wisconsin, fundado em 1968 sob o nome de Milwaukee Bucks. Seu personagem principal é um cervo. Esta imagem visual tornou-se o emblema da equipa na altura da sua formação. Mas em 2015, a identidade da marca passou por algumas mudanças, permitindo que o símbolo da equipe mostrasse toda a sua verdadeira força e graça no design gráfico. O logotipo é elegante devido ao uso das cores bege e verde, irradiando calma e confiança. É perfeitamente equilibrado graças à exibição pura de linhas e formas. O moderno desenho claro da cabeça do veado, a fonte geométrica pura sem serifa, escrita ao longo da parte inferior do círculo interno, facilitam a leitura da imagem em vários tamanhos, tanto em display tipográfico quanto digital. Através disso, o personagem efetivamente transmite uma sensação de força e determinação que é característica do time de basquete Milwaukee Bucks.
3. Toronto Raptors
Hoje, o Toronto Raptors é o único time canadense na NBA. Possui um logotipo forte e memorável, cuja primeira versão foi desenvolvida em 2015. Hoje, a equipe está reimaginando o conceito com um design minimalista e forte construído em torno de uma bola de basquete cujas costuras parecem marcas de garras de dinossauro. O redesenho de 2020 destacou a parte central do emblema usando uma combinação de cores de destaque de uma espada vermelha escura no centro e preta na qual as costuras das marcas de garra e o restante do emblema circular são costuradas. Essa combinação aumentou o clima, permitindo que você sinta a força do espírito de luta, tornando-o visual e realmente tangível. Para realçar o contraste no campo preto do círculo, na cor branca pura, foi aplicado o nome do clube, proporcionando um melhor equilíbrio de cores e proporções.
2. Atlanta Hawks
Um dos portadores do logotipo original, que utiliza a imagem de pássaros ou animais, é o time de basquete profissional Atlanta Hawks, fundado em 1946 em Atlanta, Geórgia, EUA. Ao longo dos anos de sua existência, o clube mudou de identidade várias vezes, até que em 2020 encontrou seu emblema ideal. Sua versão original, criada em 2015, adquiriu brilho e saturação de cor em uma versão moderna, com alto grau de contraste. Como resultado, tornou-se um dos logotipos mais marcantes e estilosos da história da Associação. O elemento principal do logotipo, feito em forma de medalhão redondo, é uma imagem estilizada do perfil de uma cabeça de falcão, feita em branco sobre um rico fundo vermelho. O perfil é colocado no círculo branco central da imagem. Para sua clara percepção visual, foi aplicado um efeito de sombra ao longo do contorno da figura. Dentro do círculo externo vermelho, delimitado por uma linha branca, o nome do clube é aplicado em branco, feito em uma fonte fina e leve com kerning mínimo. Caracteriza-se pela presença de serifas alargadas, o que proporciona uma atração especial de atenção a toda a composição.
1. Chicago Bulls
O time de basquete americano mais famoso, líder indiscutível da NBA, o clube profissional Chicago Bulls, tem o emblema mais popular no meio esportivo. Fundada em 1966 em Chicago, Illinois, a equipe sempre foi representada por seu principal mascote – Bull Benny. Ele apareceu pela primeira vez em 1969 em vermelho, tornando-se um dos personagens mais antigos do esporte profissional. Ao longo de sua existência, a marca adquiriu outro mascote chamado primo de Benny, cujo nome era Da Bull em 1995, com o número 95, e com uma expressão mais brutal. O logotipo atual foi projetado em 1996 e não mudou desde então. Distingue-se pelo brilho, força, pressão na presença de brutalidade e proporcionando equilíbrio visual. A cabeça ruiva escura e os chifres afiados com base branca tornaram-se o principal símbolo da visualização gráfica da equipe. No logotipo, acima desta imagem, há um wordmark – Chicago Bulls, feito em preto. O texto está localizado em dois níveis com um preenchimento de posicionamento no centro. A fonte utilizada se destaca pela presença de serifas, linhas suaves e pequenas curvas, o que suaviza a nitidez dos gráficos e reduz a agressividade da imagem.