Historicamente, a coroa é considerada um símbolo de poder, que foi uma das principais regalias de monarcas e titulares. Foi usado por imperadores e reis, príncipes e duques, condes e papas. O homem “equipou” com eles suas várias divindades nas mitologias e crenças dos povos, recompensando-os, assim, com capacidades, força e poder desumanos. Na história da humanidade, as coroas foram apresentadas em uma variedade de formas e eram feitas de ouro puro ou prata, incrustadas com pedras preciosas. Os nativos americanos usavam belas penas de pássaros como decoração antes dos primeiros colonos europeus. No mundo moderno, muitas marcas utilizam este signo como símbolo de poder, força e superioridade em seus logotipos, enfatizando suas vantagens sobre os demais em seu ramo de atividade.
Por que os fabricantes de automóveis escolhem o logotipo do carro da coroa?
A coroa, como parte integrante do logótipo, não é uma demonstração de superioridade, mas também um elemento de imagem que confirma o prestígio do seu portador. Por causa disso, a maioria das empresas o utiliza ativamente em suas marcas registradas. Além disso, para muitos, o símbolo evoca associações com títulos, o que confere à organização um status elevado aos olhos do cliente.
Grandes corporações com o acréscimo da imagem do regalia enfatizam a alta imagem formada ao longo do tempo. Além disso, o elemento forma uma compreensão de qual categoria de preço o produto pertence e qual o nível de qualidade que possui. Apesar da coroa frequentemente encontrada em logotipos, ela possui um design gráfico exclusivo em cada caso.
Toyota Crown
Toyota Crown é uma linha de carros de grande porte. Ao longo de sua existência, a marca criou 15 gerações da série. A marca automóvel pertence à categoria Premium. Sua elegância com design exclusivo proporciona estilo e a capacidade de destacar a personalidade do usuário. O principal benchmark de vendas é direcionado a públicos japoneses e asiáticos selecionados.
O Toyota Crown conquistou sua posição de liderança entre as linhas produzidas pela marca, graças à reputação inalterada conquistada no ano de seu primeiro lançamento – 1955. O design de interiores sofreu muitas alterações, tornando-se um exemplo de privilégio. Tudo isso é confirmado pela imagem estilizada da coroa principesca no volante e na grade do radiador. Linhas suaves e curvas suaves significam estabilidade e nobreza. Auto é um reflexo da independência e sofisticação do pensamento, que é considerada a principal característica da aristocracia.
Scania
A empresa sueca, fundada em 1891, como fabricante de carros para bicicletas em 1920 inicia a produção de ônibus, caminhões, veículos comerciais e motores a diesel para navios e indústria. De 1968 a 1995 fez parte da SAAB e nesse período ganhou fama por seus caminhões pesados.
A versão atual do logotipo foi desenvolvida em 1984 em colaboração com o artista e escultor Carl Fredrik Reutersward. O elemento principal era a besta mítica vermelha coroada – o Grifo. É retirado do brasão de armas do Conde von Skane, simbolizando velocidade, atenção aos detalhes, coragem e força. Com o auxílio das tecnologias digitais, o letreiro recebeu uma melhor visualização. Livre da sobrecarga visual, tornou-se mais conciso e facilmente percebido, garantindo a memorização e o reconhecimento da marca. O círculo denota integridade e os elementos que vão além falam do desejo de desenvolvimento e cooperação. O fundo azul na identidade reflete em sua essência honestidade e lealdade aos princípios declarados.
Saab
Fundada em 1937, a fabricante de aeronaves Svenska Aeroplan AktieBolaget originalmente fabricava bombardeiros e caças para fins militares. A ideia mais famosa é a aeronave Viggen 37 de assento único. Desde 1949, a produção de carros começou, o que levou a uma mudança na decodificação da abreviatura para Svenska Automobil Aktiebolaget.
Com a participação do Stockholm Design Lab AB, a empresa recebeu uma nova visualização da marca. Após a separação da SAAB e da Scania, optou-se por pedir emprestada a ruiva de um grifo, emoldurada por uma coroa dourada, que possui três extremidades. Isso homenageou a antiga aliança de empresas. Ao mesmo tempo, o elemento combina as qualidades do rei dos animais e dos pássaros, sugerindo a potência disponível e a atenção vigilante aos detalhes. Abaixo na cor prata está o nome SAAB, executado no tipo Sequel 100 Black 95 com uma revisão original que reúne as letras em uma única estrutura. Os anéis que envolvem todos os detalhes simbolizam a integridade e independência da empresa.
Noble
Desde 1999, a fabricante de automóveis britânica Noble Automotive Ltd., com sede em Leeds, Yorkshire, fornece ao mercado veículos esportivos de alta velocidade. Ganhou fama com o modelo M600, que acelera até 362 km / h. No entanto, em 2012 a empresa estava à beira da falência, o que levou ao encerramento da produção em série e de produtos feitos sob medida.
O símbolo da marca brinca com a primeira letra do nome do fundador, designer-chefe e diretor da Lee Noble. A posição espelhada da carta lembra visualmente uma peça de xadrez de uma rainha ou uma coroa de quatro pontas, o que é uma reivindicação à aristocracia e superioridade dos carros produzidos. Você também pode ver duas bandeiras cruzadas aqui, que simbolizam a direção esportiva da empresa, que depende da velocidade.
Pininfarina
Pininfarina é uma empresa italiana fundada em 1930. É especializada no desenvolvimento de carrocerias e estilização de exteriores de veículos leves. Os contratos com empresas americanas trouxeram fama. Com o início da era híbrida, a marca lançou seu primeiro carro elétrico, Bellore.
O logotipo da empresa é composto pelo nome do texto da marca, executado em fonte quadrada e itálico a partir de letras minúsculas. Ele reflete efetivamente a harmonia entre os clássicos e a inovação, o que transmite com sucesso uma sensação de estilo e experiência impecáveis. O sinal é apresentado na forma de um retângulo colocado verticalmente, no centro do qual há uma letra “F” em negrito de acento com cabeceira curva, que é a primeira letra do sobrenome do fundador. A coroa vermelha com uma fina pérola chama a atenção para a rica herança da marca. Com o uso da tecnologia digital, a marca passou por pequenas alterações gráficas associadas a maior clareza e qualidade. O esquema de cores reflete uma abordagem leal e de qualidade ao design.
Alfa Romeo
A Anonima Lombarda Fabbrica Automobili é uma empresa automobilística italiana fundada em 1910 que, após ser adquirida por Nicola Romeo em 1915, passou a se chamar Alfa Romeo Automobiles S.p.A. Em todas as fases de seu desenvolvimento, ela apresentou excelentes resultados, participando de corridas como a Fórmula 1. A técnica ganhou fama por sua abordagem inovadora ao design, enchimento interno e posições de liderança na indústria automotiva.
Para comemorar seu 110º aniversário, a marca fez parceria com Robilant Associati Studio para redesenhar seu logotipo. O laconicismo e as tecnologias digitais tornaram a nova versão mais apresentável. O esquema de cores manteve em seu arsenal uma cruz vermelha, um anel azul e uma cobra verde. Tipo de letra Distancia Extra Bolt com serifas que simbolizam o movimento e a velocidade inerentes a esta categoria de automóveis. A faixa divisória foi removida e o fundo azul e branco foi substituído por uma estrutura prateada. Assim, tornou-se possível ampliar e reduzir o número de voltas do Biscione coroado, combinando-o com a cruz do brasão de Milão, demonstrando respeito pela história do país e da nação.