Tennessee Titans é uma equipe de jogadores profissionais de futebol americano. Desde 1970, após a fusão da AFL e da NFL, o clube faz parte da Liga Nacional de Futebol e é um representante da Divisão Sul da AFC. A equipe foi fundada na década de 1960 e está sediada em Nashville, Tennessee.
A franquia apareceu como membro da AFL em Houston, Texas, e foi chamada Houston Oilers. A equipe ficou lá até 1996 até se mudar para o Tennessee, onde mudou de nome. Primeiro, no Tennessee Oilers, e um ano depois, atualmente. A localização final do clube era a cidade de Nashville.
O proprietário original do clube é Kenneth Stanley Bud Adams. Ele não é apenas o líder da vida dos Titãs, mas também o fundador e criador da Liga de Futebol Americano. Após sua morte (em 2013), a equipe foi transferida para a KSA Industries.
A primeira renomeação da franquia está relacionada à mudança de Houston – depois ela mudou a Houston Oilers para Tennessee Oilers. A segunda mudança é causada pela revisão da imagem e pela formação de uma imagem mais harmoniosa e ponderada. O impulso para esta etapa foi o desejo dos fãs. O acionista majoritário os ouviu e cronometrou a mudança de nome para a abertura de um novo estádio. Isso permitiu que ele demonstrasse a estreita relação do clube com Nashville. Este evento data do ano 1998.
Para se estabelecer com a versão final, Adams nomeou um comitê consultivo para procurar o nome. O capítulo define a tarefa de encontrar uma versão sonora que reflete força, coragem, liderança e outras qualidades heróicas. Então, depois de duas temporadas – 22 de dezembro de 1998 – ele anunciou que o time do próximo ano seria chamado Titans. A seleção foi feita de Tornados, Copperheads, South Stars e Wranglers.
Segundo o proprietário do clube, essa opção atende plenamente a seus critérios: está ligada ao local e personifica a masculinidade. De fato, a conformidade com a imagem da cidade acabou por ser 100%, como o povo de Nashville chama de Atenas do Sul por causa da arquitetura clássica, uma cópia em larga escala do Parthenon e um grande número de universidades.
Significado e História
O que é o Tennessee Titans?
O Tennessee Titans é uma equipe esportiva profissional anteriormente conhecida como Tennessee Oilers e anteriormente disputada como Houston Oilers. Ela é um dos quatro membros da AFC South. Sua sede e estádio estão localizados em Nashville, Tennessee.
A evolução dos logotipos do Tennessee Titans reflete diretamente não apenas a história da equipe, mas também os recursos locais. E tudo porque seus criadores tentaram enfatizar o apego ao terreno, que serve como trampolim para uma carreira esportiva. No total, a franquia possui sete personagens gráficos feitos em cores oficiais – cinza prata, vermelho, branco, azul titânio e azul escuro.
1960 – 1961
O conceito do logotipo de estréia se baseia no negócio de petróleo. Portanto, a primeira versão mostra um jogador em uniforme esportivo e chapéu de abas largas em vez de capacete. Ele está vestido com botas de caubói com esporas. Na mão direita segura a bola uma cor marrom clara. O nome da equipe “OILERS” está escrito em letras brancas na camiseta, localizada no fundo de um grande “GO”, ou seja, uma chamada para avançar. No fundo do emblema é uma empresa de petróleo visível.
1961 – 1968
Esta versão é baseada no logotipo anterior: apresenta os mesmos elementos. As diferenças tocaram os detalhes. Por exemplo, na cabeça de um jogador de futebol brutal está agora o capacete de um petroleiro em vez de uma calça de moletom – jeans. A figura é dimensionada e parece maior que no logotipo anterior. Além disso, o esquema de cores foi radicalmente alterado: o ouro desapareceu, o cinza apareceu e o azul escuro tornou-se claro.
1969 – 1971
Em 1969, um gráfico completamente novo foi usado. O capacete de trabalho se transformou em um capacete esportivo – é bem reconhecido na cabeça da imagem coletiva do jogador e feito em monocromático, sem detalhes desnecessários. A única “decoração” é a plataforma de petróleo, representada no mesmo estilo: linhas estritas, geometria precisa e listras largas.
1972 – 1979
Durante esse período, a equipe recebeu um emblema de uma cor diferente, com uma forma de torre redesenhada: nesta versão, é alongada e estreita no topo. Todas as linhas pretas da cabeça e do capacete do jogador de futebol são azuis. A estrutura de perfuração recebeu uma cor vermelho-branca e uma borda azul.
1980 – 1996
O logotipo introduzido no ano 1980 é muito conciso: mostra apenas uma plataforma de petróleo. Todos os outros elementos são removidos. A estrutura de perfuração é pintada de azul, através da qual o branco é visível através do fundo. Possui duas linhas de bordas – branca e vermelha, que seguem o contorno externo. A equipe gostou do minimalismo dos gráficos, então a placa ficou em uso por um longo tempo.
1997 – 1998
Este período é o último em 18 anos de uso do emblema da torre, embora a franquia o tenha mantido após se mudar para o Tennessee. As alterações feitas foram insignificantes: o logotipo apareceu com cores empoeiradas, por que as cores ficaram suaves.
1999 – presente
Em 1999, a equipe recebeu um novo nome, que exigia uma nova marca, o que também afetou o simbolismo. Os artistas apresentaram um design totalmente redesenhado. De acordo com a idéia, o logotipo contém o sol (círculo branco), três estrelas (como na bandeira do estado do Tennessee) e um “T” estilizado (a primeira letra em nome do clube). Chamas ondulam após a bola – como se fossem de um cometa ou erupções solares. Devido às sombras, a letra parece volumosa. As cores usadas no logotipo são branco, metálico, vermelho, azul marinho, azul e azul.
Fonte e cores do logotipo
A identidade visual dos Tennessee Titans é construída no patrimônio histórico e cultural da cidade. O logotipo do clube reflete as peculiaridades da indústria local, ou seja, o negócio de produção de petróleo. O conceito remonta a 1960, quando a equipe revelou seu primeiro logotipo de jogador de futebol na frente de plataformas de petróleo.
Desenvolvendo a ideia escolhida, os designers adaptaram o emblema aos dias atuais. A versão atual parece mais simples em termos de enredo e conteúdo gráfico, mas, ao mesmo tempo, é muito mais complicada em termos de conteúdo semântico. Conforme concebida pelos autores, a letra “T” é uma plataforma de petróleo estilizada, um círculo com anéis é um disco solar e três estrelas de cinco pontas são uma referência à bandeira do Tennessee.
Os desenvolvedores do logotipo usaram uma fonte do autor para o T, que não possui análogos. Simultaneamente, uma parte importante do design da carta é a sua cor: a combinação do branco e do cinza prateado tornou possível obter um efeito 3D. Esta combinação também torna o “T” visível contra o fundo de um círculo azul escuro, do qual uma chama azul clara, semelhante à cauda de um cometa, se estende para a esquerda. O emblema apresenta outra cor oficial do time de futebol – o vermelho. Ele pintou três estrelas de cinco pontas ao lado da letra e línguas de fogo.
O que significa o logotipo do Tennessee Titans?
O elemento do logotipo redondo representa o sol, as três estrelas vermelhas de cinco pontas representam a bandeira do Tennessee e o T significa Titãs. O rastro de fogo atrás demonstra a importância do fogo nos mitos da Grécia Antiga, de onde vem o nome do time.
O Tennessee Titans mudou seu logotipo?
Não, os Tennessee Titans não mudaram seu logotipo desde 1999 - desde que foi finalmente renomeado.
Como o logotipo do Tennessee Titans está relacionado à mitologia grega?
A conexão do logotipo com os mitos da Grécia Antiga é expressa na cauda de fogo atrás do círculo. Afinal, o fogo, como você sabe, tem um significado especial na mitologia grega antiga.
Por que o Tennessee é chamado de Titãs?
A cidade de Nashville, onde a equipe está sediada, recebeu o apelido de Atenas do Sul. Para refletir essa conexão com a Grécia Antiga, decidiu-se nomear a franquia local de futebol Titãs.