O Tampa Bay Buccaneers é um time de futebol de nível profissional dos Estados Unidos que compete na NFL, do qual faz parte desde 1976. O time representa a Divisão Sul da NFC e está sediado em Tampa, Flórida.
Sob o projeto AFC, o clube foi fundado como uma das 28 franquias de expansão planejadas para a década de 1970. Segundo ele, cada nova estrutura deve desempenhar os dois primeiros anos em diferentes divisões. Portanto, os bucaneiros fizeram sua estréia na filial ocidental e depois se mudaram para a Central. E em 2002, ele cooperou com três equipes anteriores da NFC West, formando a Divisão Sul.
A cidade de Tampa é uma das primeiras a quem a Conferência de Futebol Americano decidiu fornecer seu clube. Seu custo foi de 16 milhões de dólares. Em abril de 1974, a AFC garantiu uma franquia para o proprietário da empresa de construção local Tom McCloskey. No entanto, ele estava insatisfeito com o acordo, e um mês depois o recusou.
O advogado de Jacksonville, Hugh Culverhouse, queria adquirir um clube. Uma vez ele aceitou a tentativa de adquirir o Los Angeles Rams, mas não conseguiu, porque Robert Irsay vendeu a equipe. Mas agora o rico empresário estava determinado e acabou recebendo os Tampa Bay Buccaneers, que ele chefiou até 1994. Após a morte do primeiro proprietário, a equipe foi herdada por seu filho – Hugh Culverhouse Jr., advogado de Miami. Por sua vez, ele forçou os curadores a vender uma organização esportiva quase arruinada.
As partes interessadas incluíram George Steinbrenner (CEO do New York Yankees) e Peter Angelos (CEO do Baltimore Orioles). Esta dúvida sobre a franquia continua em Tampa. No entanto, no último momento, foi superado por Malcolm Glazer, tendo pago 192 milhões de dólares. O novo proprietário imediatamente conectou seus filhos Bryan, Edward e Joe ao negócio para tornar o clube bem-sucedido. A família Glazer administra o clube constantemente desde 1995.
A franquia ganhou esse nome em 1975. Foi escolhida entre as 400 opções que passaram na competição por fases. Na etapa final, competiu com os marinheiros, urubus e marés costeiras. Está associado a corsários – piratas, que frequentemente atacavam a costa da Flórida no século XVII. Na versão moderna, o nome é usado com mais frequência em forma truncada – Bucs.
Significado e História
O que é Tampa Bay Buccaneers?
Tampa Bay Buccaneers é uma franquia de futebol americano com sede em Tampa, Flórida. Abriga sua sede (no edifício One Buccaneer Place) e estádio, conhecido informalmente como Ray Jay. A equipe existe desde 1974 e joga na NFC South desde 2002.
O logotipo de estréia foi apresentado em 14 de abril de 1975. Seu autor é cartunista do Tampa Tribune Lamar Sparkman, que trabalha como designer de clubes esportivos há muito tempo. Ele criou uma imagem gráfica de um corsário em um chapéu com uma pena usada há 20 anos. As cores oficiais da equipe são laranja (uma referência à indústria de citros de Tampa), vermelho (um símbolo do sol, calor, coragem e resistência), branco (serve como pano de fundo).
1976 – 1996
Durante esse período, o logotipo do Tampa Bay Buccaneers foi um pirata. O artista decidiu tornar o pirata especial, não como os emblemas dos piratas de outras equipes. O corsário é retratado com uma adaga nos dentes, um brinco grande, bigode e um chapéu de abas largas com uma pena grande. Bucco Bruce (apelido que ele recebeu) sorri maliciosamente e aperta os olhos. O autor admitiu que este é o resultado das imagens arranjadas de Errol Flynn, Jean LaFitte e do mosqueteiro D’Artagnon.
1997 – 2013
Em 1997, a gerência do clube decidiu mudar o logotipo para agressivo. Sua tarefa é melhorar a imagem da equipe e aumentar sua popularidade, frescor e reconhecimento. Portanto, em vez do corsário, eles usaram uma bandeira de pirata vermelha escura com uma caveira e sabres cruzados. O Jolly Roger retratado é semelhante ao Calico Jack. Em primeiro plano, há uma bola laranja. Todos os elementos têm uma borda preta e toques escuros que criam uma impressão assustadora.
2014 – presente
Em 2020, a equipe do Tampa Bay Buccaneers revelou um novo logotipo baseado na versão anterior. Nada mudou do ponto de vista da composição: o mesmo Jolly Roger sorri ameaçadoramente de uma bandeira vermelha escura e olha para a frente com suas órbitas vazias. Os artistas também representaram até três sabres: dois deles são cruzados sob o crânio em vez de ossos, e outro serve como um “mastro” para a bandeira. Não sem a bola de futebol, que está sob a cabeça de Jolly Roger.
Nesta versão, o emblema anterior foi ligeiramente reformulado:
A caveira não ri, mas franze a testa e sorri.
A paleta da tela mudou para escarlate.
A cor vermelha desapareceu na alça do “mastro” estilizado.
Além disso, os traços pretos e uma linha de borda larga, que se tornou um pouco mais fina, são removidos. A bola de futebol recebeu um brilho escarlate na parte inferior e um laço branco. Todos os detalhes estão circulados em cor escura.
Fonte e cores do logotipo
O emblema atual nada tem a ver com a primeira opção – um corsário guerreiro, literalmente armado até os dentes. Este look apareceu em 14 de abril de 1975. Seu criador é Lamar Sparkman, um cartunista que trabalhou como designer para o Tampa Bay Buccaneers. O retrato de um marinheiro usando uma pena de aba larga foi usado por 20 anos antes de ser substituído por Jolly Roger.
Ao representar o crânio com sabres, os artistas queriam fazer com que se parecesse com Calico Jack, um famoso pirata do início do século XVIII. O clube, por sua vez, buscou melhorar sua imagem e se tornar mais reconhecível. E nisso, ele foi ajudado por um novo emblema – aparentemente agressivo, mas cartoonish e caricatura.
Não há uma única inscrição na bandeira pirata ou ao lado dela. Os desenvolvedores do logotipo não criaram uma fonte individual ou usaram uma existente – eles se limitaram apenas à imagem gráfica de Jolly Roger, então escolheram cuidadosamente as cores.
O emblema 2020 difere da versão idêntica de 2014 apenas em tons. O tecido da bandeira é vermelho escuro, quase cor de vinho. O crânio e os sabres são tradicionalmente brancos, com tons de cinza claro que lhes conferem volume. A bola é marrom como antes. Todos os contornos em torno dos elementos são pretos; apenas a bandeira com o “mastro” é contornada com uma ampla linha cinza.
O Tampa Bay Buccaneers mudou seu logotipo?
Sim, os Tampa Bay Buccaneers mudaram seu logotipo em 2020. Ainda é uma bandeira pirata estilizada, mas difere da versão anterior em um esquema de cores mais escuro.
O que significa o logotipo do Tampa Bay Buccaneers?
O logotipo da franquia apresenta uma bandeira presa a um sabre. A tela vermelha escura apresenta um Jolly Roger modificado: um crânio humano, dois sabres cruzados e uma bola de futebol. Foi uma tentativa de refletir o tema pirata sem repetir os emblemas de outras equipes esportivas.
Qual é o logotipo original do Tampa Bay Buccaneers?
O primeiro logotipo do Tampa Bay Buccaneers exibia a cabeça de um pirata de cabelos compridos usando um chapéu com uma grande pena. O navegador piscou com um olho e segurou um sabre curto entre os dentes. Sua imagem foi complementada por um brinco redondo na orelha. Base do esquema de cores: vermelho, laranja, branco.
Quem fez o logotipo do Tampa Bay Buccaneers?
O logotipo original da equipe com uma cabeça de pirata foi desenhado pelo cartunista Lamar Sparkman. E a primeira versão da bandeira pirata foi criada pelos próprios designers do Tampa Bay Buccaneers em conjunto com a NFL.