A T-Mobile (EUA) opera nos Estados Unidos, embora seja parte da empresa alemã Deutsche Telekom AG. Ela fornece serviços de telecomunicações aos americanos, como acesso à Internet de banda larga e serviços de celular. É agora a terceira maior operadora móvel dos Estados Unidos. Mas nem sempre foi assim: a T-Mobile já foi chamada de VoiceStream Wireless PCS e tinha o status de uma divisão da Western Wireless Corporation.
Significado e história
Todas as marcas de propriedade da Deutsche Telekom estão ligadas por um símbolo comum – um grande “T” roxo com pontos quadrados nas laterais. Mas apenas a T-Mobile (EUA) tem uma carta complementada com uma marca de texto, o que indica uma tentativa de distinguir visualmente entre a empresa-mãe e sua marca subsidiária. Embora seu objetivo seja essencialmente o mesmo: criar um ambiente holístico para que a vida digital floresça no trabalho e em casa.
1994 – 2001
Quando a T-Mobile era chamada de VoiceStream Wireless, ela tinha um logotipo com esta legenda. A frase “VoiceStream” consistia em letras oblíquas azuis, com “V” e “S” maiúsculo indo além da linha imaginária, não apenas acima, mas também abaixo. À direita do S, logo abaixo da trave, estava um pequeno WIRELESS preto. Ele usou uma fonte maiúscula.
Para destacar o logotipo, os designers desenharam três linhas vermelhas pontudas acima do texto. Eles simbolizavam a conexão que a empresa de telecomunicações suportava.
2001 – 2020
Em 2001, a operadora móvel foi adquirida pela empresa alemã Deutsche Telekom AG. No ano seguinte, passou a se chamar T-Mobile (EUA), e com ele o logotipo correspondente. Ele herdou o “T” roxo com uma linha tracejada de cinco quadrados de seu novo proprietário. O quadro geral ficou assim: um quadrado, “T”, três quadrados, a palavra “Móvel” e outro quadrado.
Parece que os designers simplesmente pegaram e desenrolaram o emblema da Deutsche Telekom, porque no original era exatamente o oposto: na frente do “T” havia três quadrantes. Mas, em qualquer caso, este não é um conjunto aleatório de formas geométricas, mas uma notação musical estilizada. Os quadrados representam as cabeças das notas, que geralmente aparecem como pontos em negrito na escrita. “T”, aliás, também substitui tal ponto: o topo da letra está localizado aproximadamente onde deveria estar.
O logotipo é baseado em um trecho da notação musical da melodia corporativa da Deutsche Telekom. A marca sonora foi criada pela Interbrand Zintzmeyer & Lux em colaboração com os músicos Chris McHale e Joe Barone.
2020 – presente
No início de 2020, outra reformulação ocorreu. Tudo mudou, mas aos poucos: as letras ficaram um pouco mais ousadas, a cor um pouco mais escura e o número de quadrados foi reduzido a dois. Apenas os quadrantes localizados à direita e à esquerda do “T” sobreviveram.
O logotipo atual da T-Mobile (EUA) foi baseado no antigo emblema da Deutsche Telekom. Ele ilustrou a relação entre os elementos visuais e auditivos. Mais especificamente, o conjunto original de quadrados imitou a melodia que acompanhava o nome da empresa no anúncio. Os pontos estavam no mesmo nível porque correspondiam a um tom de mesmo tom. A letra “T” significava um tom mais alto.
Fonte e cores do logotipo
Mas o logotipo atual da T-Mobile (EUA) parece completamente diferente: os proprietários da empresa estão transformando-o para manter a atenção dos clientes. Do desenho original, existem apenas dois quadrados com um “T” no meio.
A fonte das letras é semelhante à TeleGrotesk serifada usada pela Deutsche Telekom. A cor magenta (um tom mais escuro de rosa mexicano, # ED008C) também foi retirada do novo proprietário. Antes representava apenas uma marca, mas agora várias marcas estão associadas a ela, incluindo a T-Mobile (EUA).