SpaceX é a empresa espacial do inventor Elon Reeve Musk, fabricante de plataformas flutuantes, veículos não tripulados e veículos de lançamento. Sua missão global é colonizar Marte. Mas, por enquanto, ela está lidando com questões rotineiras, como organizar 61 expedições da NASA à estação espacial ISS como parte do programa Commercial Crew. O objetivo imediato é tornar o espaço mais acessível para que qualquer pessoa possa ir em um veículo alugado.
Significado e história
A NASA sempre atraiu empreiteiros privados para construir navios. Você pode dizer quem é o dono da cápsula espacial olhando para o logotipo na lateral do dispositivo: o recém-lançado Crew Dragon tem as letras SPACEX com um X estilizado. O nome é abreviação de Tecnologias de Exploração Espacial.
O emblema apresentado tinha duas versões, mas a primeira não era usada há muito tempo. Os designers encontraram muitos bugs que precisavam de conserto. As linhas horizontais das letras “S”, “C” e “E” pareciam desequilibradas em altura, os cantos arredondados eram inconsistentes e as listras verticais eram muito largas.
O espaço entre “A” e “C” eles consideraram desproporcionalmente grande devido ao fato de que “A” não tinha lado esquerdo. O traço “E” horizontal superior foi arrancado do resto da carta, que os desenvolvedores também mencionaram: eles não gostaram de muitos elementos criativos, enquanto o logotipo da SpaceX deveria parecer sólido e profissional.
O estilizado X também foi criticado: suas bordas internas ficavam muito próximas da linha divisória, e a longa curva se estreitava muito suavemente, o que criava uma sensação de fragilidade. Tudo isso fez com que os designers corrigissem os erros e criassem um novo logotipo.
Ao organizar o primeiro voo com astronautas a bordo, a SpaceX colocou seu logotipo no veículo. Os veículos Tesla que deveriam trazer os astronautas, bem como os trajes do Dragão Tripulado e o foguete Falcon 9, apresentavam um antigo símbolo da NASA conhecido como “verme”.
Ele foi devolvido apenas para este evento histórico – o principal sinal da NASA continua sendo o círculo azul “almôndega”, que apareceu na década de 1990. Ele também foi usado durante o lançamento de estreia da SpaceX em órbita.
Fonte e cores do logotipo
A versão revisada do logotipo reflete um equilíbrio entre formas curvas e retas. As bordas das letras parecem simétricas e o “A” superior é ampliado e alinhado. Além disso, os designers melhoraram as proporções das linhas horizontais e verticais para coincidir com a largura. Os cantos arredondados “E” (à esquerda) correspondem à forma do “C” e as bordas retangulares (à direita) se misturam aos lados em ângulo agudo do “X”.
Os desenvolvedores ajustaram o espaçamento das letras, o que permitiu definir o ritmo de leitura. Já “SPACE” e “X” estão um pouco distantes, embora ainda formem uma palavra e representem o nome da empresa. A letra final também foi corrigida: seus cantos internos enfatizam a trajetória dinâmica do arco, e o canto cortado de uma linha longa cria uma sensação de confiança e força. A versão vertical do emblema parece igualmente representativa. Destina-se a mísseis onde é impossível colocar uma versão horizontal da inscrição.
Ao mesmo tempo, a SpaceX não abandona o antigo logo e considera a sua utilização como uma etapa natural na evolução da marca. A empresa admite a ideia de que pode voltar em alguns projetos e existir simultaneamente com a nova marca.
Como a SpaceX brinca, eles querem causar uma boa impressão nos marcianos, e é por isso que o líder da indústria espacial presta atenção à qualidade visual de seu logotipo. E ele também dá a isso um significado especial, porque o curso diagonal “X” tem a forma da trajetória de um lançamento de foguete. A associação se torna aparente quando você sobrepõe uma letra na trilha de condensação dos motores do veículo lançador. Esta estilização transmite com precisão a principal missão da empresa, simboliza o progresso e tecnologias avançadas.
Na primeira versão do emblema, o design era mais criativo: “A”, “E” e “X” faltavam fragmentos inteiros. Na segunda versão, os desenvolvedores tornaram “A” e “E” legíveis, devolvendo as partes que faltavam. Apesar disso, todas as letras da palavra parecem incomuns e as curvas suaves transmitem uma sensação de velocidade. O logotipo da SpaceX não usa nenhuma das fontes existentes: a inscrição foi inventada do zero pelo RO-Studio de New Jersey.
Todas as partes da palavra, exceto a linha curva na letra “X”, são coloridas em azul escuro. Simboliza dedicação, perseverança e constância. A linha que representa a trajetória de lançamento do míssil é cinza claro. Esta tonalidade está associada a estabilidade e calma.