A empresa norte-americana Sonos produz alto-falantes, woofers e painéis multimídia sem fio inteligentes. Os eletrônicos de consumo são fornecidos com assistentes de voz para trabalhar com música. Mais de cem empresas fizeram parceria com a marca de áudio, incluindo Amazon Music, Spotify e iHeartRadio.
Significado e história
A coisa mais importante sobre o logotipo da Sonos é seu nome. Esta palavra é um palíndromo, ou seja, é lida da direita para a esquerda e da esquerda para a direita. Para manter a simetria, os designers não adicionaram elementos decorativos adicionais às letras. A única exceção é o primeiro caractere em uma moldura oval.
2002 – 2011
No logotipo de estreia, a palavra “SONOS” é colocada dentro de uma leve forma geométrica em forma de retângulo com bordas arredondadas. A cor de fundo não é uniforme, mas branco-cinza, com sombra e gradiente. Uma fonte sans serif preta fina é usada para o nome da marca. A inscrição é circundada por uma moldura estreita e quebrada com duas inserções vermelhas.
2011 – presente
A segunda marca da Sonos foi desenvolvida em colaboração com Bruce Mau Design. No processo de reformulação da marca, a forma geométrica desapareceu, deixando cinco letras pretas em um fundo branco em branco. A fonte ficou mais ousada em comparação com a anterior. Em 2015, a mesma empresa BMD modificou ligeiramente o logotipo, tornando as linhas ainda mais largas. Mas o conceito geral não mudou: os designers mantiveram o minimalismo preto e branco e as formas simples clássicas.
Tendo perdido o fundo, a inscrição não perdeu seu atrativo. Possui o design mais simples, mas isso não o impede de ser reconhecível e memorável. O estilo utilitário do emblema equilibra outros elementos mais marcantes da identidade visual, incluindo a iconografia.
A palavra “SONOS”, escrita em letras maiúsculas pretas, é um ambigrama espelhado. Isso significa que você pode lê-lo em qualquer posição – mesmo de cabeça para baixo.
Fonte e cores do logotipo
As fontes nos logotipos antigo e novo são praticamente as mesmas, embora haja pequenas diferenças no comprimento e na espessura da linha. Bruce Mau Design tentou preservar a identidade das letras, ao mesmo tempo em que fazia com que parecesse chique e moderno.
Costumava ser uma fonte sem serifa com traços finos, um “O” perfeitamente redondo e um “N” pontudo na parte superior e inferior. Aramis SemiLight é muito semelhante a ele – um sans-serif criado em 2014 pelo tipógrafo Gert Wiescher e que suporta várias dezenas de idiomas. A única diferença é o estilo do “S” maiúsculo: na marca Sonos, eles têm uma parte superior mais larga do que a parte inferior.
A fonte oficial da empresa agora é a marca Sonos, mas não corresponde ao design do logotipo. Aparentemente, os desenvolvedores modificaram uma das fontes existentes para fornecer recursos individuais. Uma opção possível é o Gill Sonos Regular, embora os desvios nas extremidades das letras sejam muito perceptíveis. Existem algumas semelhanças com o Futura Md BT Medium, exceto pela forma em “S” ajustada. A única coisa que podemos dizer com certeza é que após o redesenho, a inscrição ficou mais ousada.
O primeiro emblema tinha um esquema de cores multicomponente: vários tons de cinza foram combinados com branco e vermelho escuro, com um gradiente usado para a forma geométrica. Agora tudo é muito mais simples: o texto é preto e o fundo é branco, sem transições suaves de diferentes tons e acentos de cores adicionais.